Como Plantar Rosa do Deserto Passo a Passo (Tutorial de Cultivo)

Adenium, ou Rosa do Deserto, é uma flor africana lindíssima que você pode cultivar na sua casa. Confira nosso tutorial com tudo o que você precisa saber: luz, solo, adubação, pragas e doenças.

Publicado em e atualizado em: 29-04-2022 por Lory Aguiar

Não é segredo pra ninguém que o Brasil é um país de tamanho continental. E é mais evidente ainda que nossa pátria é dotada de uma diversidade e grandeza de suas questões naturais.

bonsai de rosa do deserto

Tanto sua fauna quanto sua flora, apresentam variedade exuberante que não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo. Como maior exemplo disso, temos a Amazônia, que é considerada o pulmão de todo o planeta. Isso, associado à todos os fatores e recursos naturais brasileiros, fazem do país uma potência nessa área.

Adenium obesum

Dentre toda essa diversidade, existe a rosa do deserto. E agora, nesse novo artigo do Meu Verde Jardim te contaremos tudo sobre essa iguaria brasileira.

Adenium obesum 2

Características da Planta Rosa do Deserto

A planta rosa do deserto, ou Adenium (nome científico) é encontrada em vários lugares, dentre eles o Brasil, entretanto, tem sua origem na África e no Oriente Médio. . É dotada de flores em formato de espiral, e em sua maioria apresenta cores fortes e vibrantes. É uma planta suculenta, com caule mais grosso na base, e que possui altura média de 2 metros, podendo atingir até 3. O clima ideal para a rosa do deserto é um clima mais quente e não tão úmido, sendo essa a razão do porque essa planta se adaptou tão bem ao território brasileiro.

Adenium obesum 3
Adenium obesum em vaso

Cores da Flor Rosa do Deserto

Como dito anteriormente, as cores mais vibrantes prevalecem entre as flores da rosa do deserto, possuindo algumas variações. As flores de rosa do deserto podem ser encontradas nas cores:

arbusto florido

Preta/Negra

Uma das mais raras e procuradas cores de rosa do deserto, a preta, é uma das mais bonitas de todas. Apesar de seu nome, ela não é completamente preta, e sim alguns tons avermelhados bem escuros. Porém, isso não tira o fato de que a flor é extremamente linda.

Azul

rosa do deserto azul 613x1024

Até hoje não foi encontrada uma rosa do deserto de cor azul. Portanto, se você encontrar alguém vendendo ou falando sobre, não caia nesse golpe, pois é mentira. O que circula por ai, é um tipo de roxo mais claro, que é muito lindo e atrai muitos amantes de planta.

Amarela

Com uma tonalidade mais leve e clara, a rosa do deserto amarela apresenta um tom de amarelo bem claro, beirando um bege ou quase um branco. São excelentes para trazer um ar de calma  e tranquilidade ao local em que são utilizadas. As que possuem um amarelo mais forte e vibrante, não deixar de passar uma sensação de tranquilidade e transmitem também uma maior alegria ao ambiente.

Veja também: Como Plantar Caladium

Branca

rosa do deserto branca 1 576x1024

Seguindo uma linha parecida com a amarela, a rosa do deserto branca passa uma sensação de calma, leveza e conforto, sendo a escolha ideal para uma sala de estar aconchegante. Isso tudo, é claro, sem contar com o toque de decoração que oferece, complementando um ambiente com uma proposta mais simplista.

Vermelha

rosa do deserto vermelha 1

Uma das mais requisitadas de todas, as flores de cor vermelha são extremamente bonitas. Devido a sua beleza extrema, associada a um toque de elegância e vibração, essa tonalidade de rosa do deserto pode ser usada de forma bem versátil, indo desde a decoração de casas até festas.

Roxa

rosa do deserto roxa

Essa tonalidade, transmite um ar de aconchego, além de ser extremamente bonita e elegante. É uma opção um pouco mais ousada mas que não deixa de ser extremamente procurada pelos apaixonados por flores. Assim como a vermelha, além de decorar o interior de casas, podem ser usadas em várias outras ocasiões que necessitem uma decoração mais encorpada e elegante.

Laranja

rosa do deserto laranja

Essa cor de rosa do deserto, passa uma sensação de bom gosto, de algo chique e fino. Isso tudo além de alegrar qualquer ambiente em que esteja por conta de sua tonalidade vibrante e alegre. A flor laranja, encaixa muito bem tanto em vasos quanto no solo, completando um jardim mais robusto.

Tipos, Espécies e Variedades de Rosas do Deserto

A rosa do deserto, possui oficialmente cerca de 9 espécies, e agora traremos todas essas Adenium para vocês.

Espécies de Rosas do DesertoDescrição
Adenium obesumA mais famosa e comum de todas, a adenium obesum, é o que se vem na cabeça ao pensar em uma rosa do deserto. Ela vem sendo a responsável por originar várias plantas híbridas e possui flores de aproximadamente 5 centímetros. Ocorre naturalmente na África e tem sua floração durante o verão.
Adenium swazicumÉ frequentemente vista em viveiros, mas tem seu habitat natural na África do Sul e arredores. Tem seu período de floração do final do verão indo até o do outono. Suas flores apresentam coloração rosa, ou de um roxo bem clarinho. Apesar de serem bem fáceis de se cultivar, essas flores não devem ser deixadas em ambientes com baixa incidência de sol.
Adenium crispumÉ uma espécie de rosa do deserto anã, espesso e que cresce até no máximo meio metro de altura. Suas flores tendem a ser menores que as de suas parentes, mas nem por isso deixam esbanjar beleza com suas manchas brancas e avermelhadas. Tem sua origem da região do deserto da Somália e muitas vezes acaba sendo tratada como uma derivação da Adenium Somalense.
Adenium somalenseEssa espécie, é encontrada originalmente, como já diz seu nome, sa Somália e em seus arredores. Se cultivada na natureza, esse tipo de adenium tem a capacidade de alcançar quase 5 metros de altura, sendo considerada uma pequena árvore. A estrutura e as flores dessa rosa do deserto se assemelham as da adenium obesum, sendo vista em forma de arbusto florido.
Adenium arabicumAssim como a espécie acima, a adenium arabicum também tem seu nome devido a região em que se encontra. Localizada na península arábica, esse tipo de rosa do deserto é dividida em 2 subtipos, a localizada na Arábia Saudita, e a situada no Iêmen. A primeira cresce para cima, beira os 4 metros de altura e é parecida com a somalense. Já a segunda, tem estrutura menor mais baixa, entretando compensa em largura, podendo alcançar até 1 metro de diâmetro. Essas costumam florescer em épocas de mais calor.
Adenium boehmianumLocalizada mais para a parte ocidental, cobrindo a área da Angola e de seus arredores, esse tipo de rosa do deserto tem em suas características crescer bem devagar, e não atingir altura muito elevada, ficando por volta de 1 metro, podendo variar para cima e para baixo. Outra curiosidade, é de que essa espécie tem suas flores em uma coloração roxa menos vibrante, o que as torna extremamente lindas.
Adenium multiflorumSendo muitas vezes considerada uma vertente da obesium, essa espécie da reais motivos para isso. Entretanto, apesar das semelhanças, muitas diferenças podem ser notadas. Ficando atrás apenas da própria obesium quando o assunto é fama esse tipo de rosa do deserto pode ser encontrada naturalmente na região sudeste da África. Suas flores possuem coloração que mistura o branco e o vermelho e nascem, como regra, no período do inverno, no qual suas folhas morrem.
Adenium oleifoliumCom habitat natural no deserto da África do Sul e de países em volta, esse tipo de rosa do deserto, assim como algumas parentes não apresenta grande comprimento.  Além disso, essa espécie cresce de bem desacelerada e é dotada de flores pequenas.
Adenium socotranumEssa espécie é considerada a mais rara de todas. Isso acontece pois praticamente só pode ser encontrada em seu habitat natural, a ilha de Socotra, no meio do Oceano Índico. Além de sua raridade derivada de sua difícil propagação, a planta também é exclusiva por conta de seu tamanho. Podendo medir até 3 metros de altura, a adenium socotranum é uma das maiores comparada à suas familiares.

Rosas do Deserto Raras

como plantar rosa do deserto

As mais raras tem esse posto devido à algumas características únicas, não encontradas em nenhuma outra, ou a dificuldade de serem encontradas, cultivadas e espalhadas pelo mundo. As mais raras espécies de rosa do deserto são as negras e a Adenium socotranum, que praticamente só é encontrada em uma ilha no mundo.

Bonsai Rosa do Deserto

modelo bonsai

As rosas do deserto são muito comuns de ser encontradas como bonsai. Para você que não sabe o que significa, bonsai nada mais é do que uma planta em vaso. A maioria das espécies de rosa do deserto podem ser cultivadas em um vaso, sendo assim utilizadas pata enfeitar desde jardins  a interiores de casas, salões e afins.

Como Plantar Rosa do Deserto no Quintal

em casa 1
  1. Escolha um lugar com sol, e quente, mas que não pegue sol o dia todo.
  2. Plante deixando a base no nível do solo, não afunde-a.
  3. O solo deve ter drenagem livre e ser fertilizado a longo prazo.

Como Plantar Rosa do Deserto em Vasos

cutlivo em vasos
  1. Utilize um vaso com furos e de barro.
  2. Adicione uma fina camada de seixos na base.
  3. Coloque a planta de forma que sua base fique na parte de cima da mistura do vaso.
  4. Coloque o vaso em  um lugar com sol, quente, e arejado, mas que não pegue sol o dia todo.

Como fazer muda passo a passo

O processo para fazer muda de rosa do deserto é bem simples. Vamos ao passo a passo!

Como fazer muda da rosa do deserto passo a passo

  1. Pegue os galhos podados e passe canela em pó neles.

  2. Deixe-os guardados por 3 dias.

  3. Remova as folhas dos galhos.

  4. Corte a gema terminal.

  5. Coloque o galho em um produto enraizador de consistência líquida e deixe por 5 minutos.

  6. Encha um vaso com furos embaixo com substrato próprio da planta.

  7. Afunde os galhos 5 cm.

  8. Posicione o vaso em um ambiente arejado, mas que pegue sol somente na parte da manhã.

  9. Dentro de no máximo 2 meses você terá uma muda de rosa do deserto.

Como podar passo a passo

cor rosa 2

Antes de passar a poda em si, em importante saber o melhor período para realiza-la. A rosa do deserto deve ser podada uma vez ao ano, preferencialmente durante os meses de setembro e março, pois este é o período em que estão mais ativas.

Agora vamos ao passo a passo!

  1. Limpe o galho a ser cortado e a lâmina que fará o corte utilizando um pano molhado com uma mistura de água e água sanitária.
  2. Após cortar o galho, passe canela em pó no lugar.

Como cuidar da rosa do deserto

Para cuidar de maneira correta da rosa do deserto, assim como de qualquer planta, existem dois cuidados essenciais, rega e iluminação. Esse tipo de planta necessita de um local bem arejado e ventilado, que tenha boa iluminação solar, a uma temperatura não muito amena, que seja maior que 15 graus.

Como plantar Adenium obesum

A respeito da rega, é importante saber que a rosa do deserto, não necessita de grande quantidade de água para sobreviver. Entretanto, essa quantidade não pode ser mínima. A quantidade ideal de água, é a que deixa a terra úmida, não seca, nem encharcada.

Pragas e Doenças da Rosa do Deserto

Apesar de todos os seus benefícios e facilidades, a rosa do deserto possui alguns “inimigos” que podem ser extremamente prejudiciais a integridade da planta. Para evitar contratempos,, te apresentaremos agora as pragas e doenças que podem atingir a rosa do deserto.

Pragas da Rosa do DesertoDefinição
Pulgão:Insetos que se alimentam da seiva das plantas e que defecam nas plantas, atraindo formigar por suas fezes serem adocicadas.
Cochonilha:Agem da mesma maneira que os pulgões e causam manchas nas folhas.
Ácaros:Pequenos aracnídeos que se alimentam sugando a seiva de diversas partes da planta. Ainda, podem danificar as folhas mordendo-as.
Fungos:Estão presente em todos os ambientes, se reproduzindo mais fácil em épocas de calor e alta umidade. Podem danificar e até apodrecer as plantas.

Ela é venenosa ou tóxica?

Sim, a rosa do deserto é venenosa, portanto é necessário ter ciência disso para não cometer um erro grave. Entretanto, mesmo com esse contratempo vale a pena ter a planta, por sua beleza.

como cuidar da rosa do deserto

O veneno se estabelece na seiva da planta, e é tão forte que era utilizado por tribos na África nas pontas das lanças para potencializar a ação delas. Então já viu que é preciso ficar atento quanto a isso né?

A potencia da toxina é tanta que pode causar sintomas como vômito, diarreia, e outros mais fortes como arritmia cardíaca e até mesmo insuficiência respiratória.

Como cultivar Adenium obesum

Além disso, o veneno da rosa do deserto é prejudicial também para os pets. Então, se quiser ter a planta, e também seu bichinho de estimação, sem arriscar a saúde dele, tome cuidado. Mantenha as plantas em locais em que os animais não consigam ter alcance.

Onde Comprar Rosa do Deserto? Preço!

As rosas do deserto, podem ser facilmente encontradas em sites de jardins e plantas na internet, além de outros sites que vendem todo tipo de coisa, como, por exemplo o mercado livre. Seu preço varia absurdamente, a depender da espécie, da cor, da quantidade, das flores, de todos os fatores que diferem umas das outras, Por isso, não é possível estimar um preço exato da planta.

cor vermelha
cultivo em casa 1
fotos de rosa do deserto
fotos de rosa do deserto 1
planta grande
plantio de rosa do deserto
resistente a secva
rosa do deserto em vaso
rosa do deserto rosa
rosa do deserto vermelha

Você vai gostar: Cuidados com Jasmim Manga

E, aí, curtiu, compartilhe sua opinião a respeito da rosa do deserto!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Rosa do Deserto Passo a Passo (Tutorial de Cultivo). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.