Como Plantar Espada de São Jorge Fácil + Guia de Cuidados!

Quanto de sol ela precisa? Qual é o solo ideal? Devo regar de quanto em quanto tempo? Tire todas as suas dúvidas sobre o cultivo da planta Espada de São Jorge.

Publicado em e atualizado em: 02-04-2022 por Lory Aguiar

Não é segredo pra ninguém que o Brasil é um país de tamanho continental. E é mais evidente ainda que nossa pátria é dotada de uma diversidade e grandeza de suas questões naturais.

como cuidar das folhas

Tanto sua fauna quanto sua flora, apresentam variedade exuberante que não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo. Como maior exemplo disso, temos a Amazônia, que é considerada o pulmão de todo o planeta. Isso, associado à todos os fatores e recursos naturais brasileiros, fazem do país uma potência nessa área.

como cultivar espada de sao jorge

Dentro desses artefatos da natureza brasileira temos as plantas, que como dito anteriormente, existem em uma diversidade gigantesca, além de encantarem quem tem a oportunidade de presenciar a beleza que essas plantas apresentam.

como plantar espada de sao jorge

Além dessa beleza incomparável, as plantas apresentam outras funções que muitas vezes nem pensamos. Elas podem servir simplesmente para completar e decorar a paisagem de algum ambiente, podem dar frutos que possuem sabores magníficos, podem conter componentes que ajudam em questões medicinais, podem alojar toxinas que são usadas com fins de caças e coisas do tipo.

com propriedades medicas

São capazes, ainda, de abrigar também diferentes elementos que podem ter seus efeitos e utilidades e servir de matéria prima para vários produtos essenciais em nosso dia á dia. Isso tudo sem contar sua função biológica de agir no oxigênio, elemento crucial para a sobrevivência do ser humano.

Dentre toda essa diversidade, existe a Espada de São Jorge. E agora te contaremos tudo sobre essa iguaria brasileira nesse novo artigo do Meu Verde Jardim.

Características da Planta

A Espada de São Jorge, ou Dracaena trifasciata, além de seu nome científico é conhecida de vários nomes diferentes. Espada de Santa Bárbara, Espada de Lansã, língua de sogra, rabo de lagarto e sanseviéria são maneiras em que a planta é chamada dependendo de onde se encontra no território brasileiro.

cuidados com espada de sao jorge

É uma planta herbácea que teve origem em solos africanos. Tem suas folhas em formato de espada e se adapta bem a vários climas, preferencialmente sem sol muito forte e incidente. Trás vários benefícios ao ar, e além de enfeitar o ambiente, tem a capacidade, na concepção de alguns de proteger o local. Pode variar seu significado conforme a região em que está.

Para quê serve a planta espada de São Jorge?

A espada de são jorge, no quesito funções, acaba surpreendendo muito quem não a conhece a fundo. Sua função mais famosa é a decorativa, afinal, uma planta linda como essa torna qualquer ambiente mais agradável. Somente esse fator já faz com que ela seja uma das mais aclamadas plantas no país .

cuidados em vasos

Outro ponto que torna a espada uma boa opção para colocar em sua residência, e que poucos tem conhecimento é seu poder de purificação do ar do ambiente em que se encontra. Isso sem contar na excelente produção de oxigênio causada pela planta, principalmente na parte da noite.

cultivo da planta

Já deu pra ver o quanto essa planta é incrível não é mesmo? Mas calma, ainda não acabou. Além dessas duas funções, a espada de são jorge é utilizada por muitos como objeto que detém alguns significados. Eles podem ser religiosos, sentimentais, culturais e supersticiosos, variando entre cada indivíduo. Para você que se interessou, fique tranquilo pois abordaremos sobre esse tema mais profundamente no texto.

Leia também: Como Cuidar do Arbusto Elefante

Espécies, Variedades e Tipos

Como dito anteriormente, a espada de são Jorge tem o nome científico de Dracaena trifasciata. Entretanto ela não é a única espécie do gênero das Dracaenas, possuindo, assim, algumas parentes. Essas irmãs tem muito em comum, porém apresentam algumas diferenças entre elas. Agora, te contaremos tudo sobre as diversas espécies próximas da espada de são Jorge.

Espécies e Variedades de Espada de São JorgeCaracterísticas e Descrição
Espada de são jorge:Essa é a mais famosa, e o foco principal de nosso artigo. A espada de são jorge, ou Dracaena trifasciata dita o padrão da espécie. É dotada de folhas grandes, que podem atingir a marca de impressionantes 80 centímetros. Além disso, essas grandes folhas apresentam uma linda coloração que esbanja uma mistura de tons de verde claro e escuro.
Lança de são jorge:Se a espada de São Jorge tem seu nome originado de seu formato parecido com uma espada, a lança de São Jorge segue este mesmo padrão. Com folhas no formato de árvore, a Dracaena angolensis não fica pra trás no quesito beleza em comparação com suas parentes. Essa espécie apresenta folhas um pouco menores e mais finas, principalmente nas pontas. Ainda, ela é dotada da cor verde, tanto escuro como claro, seguindo o padrão de suas irmãs. Além disso, suas folhas são expostas em forma de cilindro, sendo algumas formadas de maneira traçada.
Espada de santa barbara:Muito parecida com suas irmãs, a espada de santa barbara, consiste simplesmente na mesma espécie da espada de são Jorge. Sendo uma Dracaena trifasciata, ela apresenta as mesmas características das outras dessa espécie, possuindo apenas uma alteração. Dependendo de alguns componentes químicos presentes no solo em que está enraizada, a espada de santa barbara acaba apresentando, além dos tons de verde, uma coloração mais amarelada em alguns pontos de sua folha. Apesar disso, essa variação não deixa de ser extremamente bonita, e uma ótima opção para decorar seu ambiente.
Mini espada de são Jorge:Essa espécie consiste exatamente na mesmas características da Dracaena trifaciata, tendo como única diferença seu tamanho reduzido. Ainda, a mini espada de são Jorge, exige as mesma forma de cuidados que sua versão maior apresenta. Portanto, para quem deseja uma espada, mas não tem espaço, a mini espada é a opção perfeita.

Flor da Espada de São Jorge

dicas de irrigacao

A espada de são Jorge, ao contrário do que muitos pensam, apresenta sim flores. Elas possuem a cor branca, podendo em alguns casos tender para o verde. Ainda, essa planta tem hábitos mais tardios, com suas flores abrindo mais ao final do dia, quando entardece.

Como Plantar no Jardim

Dracaena trifasciata 1 576x1024

Para plantar a espada de São Jorge em um jardim não tem segredo. Basta adquirir uma muda da planta e plantar no solo como o realizado com qualquer outra espécie. Procure um solo que seja fértil para que a espada não apresente nenhum problema. O local, de preferencia arejado, e com incidência solar média. Entretanto a espada apresenta a capacidade de resistir e se adaptar a praticamente qualquer condição.

Como Plantar em Vasos Passo a Passo

O processo mais eficiente, porém um pouco complicado é:

  1. Escolha um bom vaso.
  2. Tampe o fundo com argila expandida.
  3. Cubra a argila com manta bidim.
  4. Encha 1/3 do vaso com areia, de preferencia peneirada.
  5. Adicione algum composto orgânico.
  6. Coloque terra, e depois a muda na parte do meio do vaso.
  7. Coloque casca de pinus nas laterais.
  8. Pronto, sua espada de São Jorge está plantada.

Como Cuidar da Espada de São Jorge?

Para a alegria dos amantes de plantas, a espada de são Jorge é uma planta que não exige muitos cuidados. Para que essa planta viva bem, é necessário apenas um bom ambiente e uma rega na quantidade correta.

folhas da espada de sao jorge

Elas sobrevivem praticamente em qualquer condição, mas a ideal, é um local arejado que bata sol, porém não o dia todo. Para completar os cuidados, basta regar a planta duas vezes na semana, sem exageros. É incrível tanta facilidade né!?

Como Fazer Muda de Espada de São Jorge?

Para se obter mudas da espada de são Jorge existem 3 maneiras. E nós te passaremos todas elas agora.

Como fazer muda de espada de São Jorge passo a passo

  1. Folha na água: Essa técnica é de longe a mais simples de todas. Ela consiste em cortar uma folha da planta em sua base,  e coloca-la em um copo com água no fundo. Troque a água todos os dias e mantenha vigiando. Por volta de dois meses após isso, raízes da planta vão aparecer e pronto, ai está sua muda. Agora, basta adubar o vaso, e colocar essa folha de modo que as raízes fiquem enterradas. Coloque o vaso em ambiente adequado e regue da maneira correta e terá sua espada de são Jorge bonita e saudável.

  2. Dividindo as touceiras: Para facilitar no entendimento passaremos essa forma em passo a passo.

  3. Remova o excesso de terra de um vaso com a espada plantada.

  4. Separe a planta em partes e mantenha as raízes e folhas em cada uma dessas partes.

  5. Deixe outros vasos prontos, com terra.

  6. Replante essas partes separadas nesses vasos.

  7. Pronto, agora é só cuidar de suas novas plantas da maneira correta que elas cresceram fortes e saudáveis.

Esse método consiste na mesma maneira do primeiro. Entretanto, a única diferença é que ao invés de água, você utilizará terra. Corte uma folha da espada em sua base e plante em um vaso com terra adubada. Vá cuidando e regando e mantenha em um ambiente arejado e iluminado. Com o passar de algum tempo você terá uma nova espada de são Jorge.

Veja também: Como Cuidar de Caladium

Pragas e Doenças da Planta

A espada de são jorge não apresenta muitas pragas ou doenças que podem afetar sua saúde, sendo isso mais um motivo para ela ser sua opção na hora de escolher o que vai compor seu jardim ou decorar sua casa.

flores da planta

O mal que mais assola essa espécie é a podridão de suas raízes, que é algo bem grave para a planta, mas que pode ser evitado de maneira bem simples. Para que as raízes da espada não apodreçam, basta não regar em excesso, como já explicado anteriormente.

Outro mal que pode acabar prejudicando o bem estar da planta são os insetos que se alimentam e se alojam nas folhas. Para acabar com esse problema, a atitude tomada deve ser a de remover a folha infestada, para que isso não ocorra com as demais.

Posso usar na decoração do quarto?

Pode e deve! A espada de são Jorge, além de deixar seu quarto mais bonito, tem a capacidade de deixar seu quarto mais puro. Isso acontece por conta da planta agir sugando tudo o que é tóxico no ar, e a noite liberar oxigênio limpo. Ainda, para alguns, ela pode livrar o ambiente de energias negativas, deixando um lugar mais tranquilo e agradável. Isso sem contar o fato de que como o quarto é um lugar que não tem incidência solar muito forte, é um local ótimo para a planta ficar.

na decoracao de interior de casa
em vaso de barro

Leia também: Como Plantar Bananeira do Mato

Qual é o significado da espada de são jorge?

Além de seus usos decorativos, a espada de São Jorge pode ter um valor muito maior pra algumas pessoas. Essa espécie de planta apresenta diversos significados, variando de acordo com a região e a cultura em que se encontram.

espada de sao jorge

Levando em conta que o Brasil é um país de tamanho continental, e devido a sua formação e colonização, que fizeram com que nossa pátria se tornasse um local que abriga pessoas dos mais diversos lugares, raças e etnias. Com cada tipo de povo tendo sua cultura diferente e se juntando aqui, o Brasil apresenta uma enorme diversidade de significados para a planta.

Um exemplo dessas variedades de importância é o valor religioso que essa planta tem para as pessoas que seguem religiões de matrizes africanas. Nesse caso, a espada de São Jorge é considerada como um objeto que é responsável por dar proteção, sendo conhecida como Espada de Ogum.

flor da especie

Existem também os que utilizam essas plantas em cômodos da casa com a função de espantar energias ruins e negativas. Outros tratam a espada de são jorge com um amuleto que representa a prosperidade.

Diante desses fatos, fica fácil perceber como essa espécie de planta vai muito além de uma beleza natural que enfeita jardins e outros ambientes.

fotos da flor 2 576x1024
Fotos de espada de sao jorge
frutos da planta
planta medicinal
planta ornamental
plantar espada de sao jorge em vaso
usos na decoracao
variacoes da planta

Veja também: Como Cuidar de Flor de Cera

E aí, curtiu, compartilhe com a gente o que você acha da Espada de São Jorge e se te ajudamos a entender mais sobre essa planta tão presente na cultura e na flora brasileira.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Espada de São Jorge Fácil + Guia de Cuidados!. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.