Guia: Métodos para Matar Grilos e Gafanhotos Passo a Passo

Problema com grilos e gafanhotos na sua horta ou jardim? Relaxa! Temos a solução!

Publicado em e atualizado em: 26-04-2022 por Lory Aguiar

Gafanhoto podem parecer pequenos e inofensivos, mas podem destruir o seu jardim e as suas plantas. Uma infestação de grilos e gafanhotos pode acabar com as suas plantas, gramas e horta. Mas existem métodos, receitas e tutoriais para você exterminar esses insetos rapidamente da sua casa. Vamos te ensinar todos os métodos fáceis e baratos aqui.

Como matar gafanhotos

Gafanhotos são insetos herbívoros, o que significa que eles se alimentam principalmente de plantas, sementes e flores. Pertencentes a subordem Caelifera, são mais de mil espécies diferentes de gafanhotos catalogados.

Em pequenas quantidades, esses insetos herbívoros não causam danos ao jardim e até são essenciais para manter o equilíbrio. Mas quando saem do controle, é necessário tomar uma providência.

Como Identificar Grilos e Gafanhotos

como matar grilos

Gafanhotos e grilos são insetos pequenos com cerca de 5 cm de comprimento, que se apresentam nas cores verde e marrom. Eles tem patas traseiras longas e costumam usá-las para impulsionar o corpo em pulos rápidos.

A grande dificuldade em identificá-los é pelo fato deles se camuflarem entre as plantas. Algumas espécies até simulam uma aparência de folhas, galhos e até flores.

A diferença entre gafanhoto e grilo é que os grilos costumam ser mais ativos durante a noite, enquanto os gafanhotos são mais ativos durante o dia.

O ciclo de vida dos gafanhoto é bem simples. As fêmeas da espécie são responsáveis por ovular ao final do verão. Após sair do ovo, esse inseto pode viver até um ano de vida.

Embora sejam pequenos, eles podem comer todo o seu peso por dia. Isso é o suficiente para fazer grandes estragos em hortas e jardins.

Quais são os sinais de uma infestação de gafanhotos?

infestacao de pragas

Uma grande infestação desses insetos pode acabar com uma árvore inteira, além de plantas e vegetais do seu jardim. Os sinais de uma infestação de gafanhotos são muitos buracos nas folhas das plantas, como se elas tivesse sido roídas.

Na Bíblia, os gafanhotos aparecem com uma das dez pragas do Egito. Segundo o historiador Plínio, o Velho, muitas pessoas morreram de fome devido a uma infestação desses insetos.

De 2019 a 2021, ocorreu uma grande infestação na África e na Península Arábica. O surto começou após fortes chuvas e precisou-se utilizar poderosos pesticidas para controlar a proliferação desses insetos. O principal problema oriundo dessa infestação é o desabastecimento de alimentos, uma vez que eles afetam as hortas e plantações de comida.

Como Matar Grilos e Gafanhotos

matar pragas

Agora que você entendeu como se comportam esses insetos, vamos a mão na massa. A seguir, seguem alguns métodos, receitas, alternativas e soluções definitivas para infestações dessas pragas:

  • Aração do solo: a aração visa tornar o solo mais rico e corrigido para o cultivo de plantas, árvores e flores. A aração remove as ervas daninhas e perturba a colocação de ovos que as fêmeas dos gafanhotos fazem ao fim do verão.
  • Remova as ervas daninhas: a remoção de ervas daninhas em um jardim visa retirar plantas ilegítimas que roubam nutrientes de plantas legítimas. Por consequência, você também tira um dos principais alimentos dessas pragas.
  • Nosema locustae: Nosema locustae é um fungo. O seu efeito se dá no sistema digestivo dos insetos, fazendo-os pararem de comer. O jejum leva a morte desses insetos. E o melhor é que esse fungo costuma se propagar facilmente entre os membros de uma infestação.
  • Beauveria bassiana: eis outro poderoso fungo muito utilizado na agronomia para o controle de pragas. Ele causa doenças nos grilos e gafanhotos. Esse método também funciona para matar ácaros e matar mosca branca. Você encontra esse fungo em lojas de jardinagem e produtos agrícolas.
  • Introduza predadores naturais: um dos principais predadores desses insetos são pássaros. Atraindo pássaros para o seu quintal, você também promove um maior controle de insetos e pragas. Para atrair pássaros, você pode instalar um bebedouro no seu jardim, além de selecionar plantas que atraem polinizadores.
  • Crie galinhas: outro predador natural para esses insetos são as galinhas.
  • Aplique óleo de nim: essa é uma das soluções mais comuns para se lidar com grilos e gafanhotos. Segundo estudos científicos, a aplicação desse óleo pode diminuir em até 50% a população de gafanhotos. Além de matar, o óleo de nim age repelindo esses insetos do seu quintal.
  • Spray de alho: outra solução rápida, barata e eficiente para lidar com uma infestação é o spray de alho, que também funciona como fungicida, herbicida e pesticida para outras pestes. Para fazer o spray de alho, você deve esmagar dez dentes de alho e misturar com dois litros de água. Insira a mistura em um borrifador e aplique nas plantas.
  • Plante flores repelentes: existem algumas flores que os gafanhotos não gostam. Uma forma de prevenir o aparecimento dessas pragas é utilizar essas plantas como repelentes naturais. Entre elas, podemos citar a Sálvia, a Lantana, a Artemísia, a jasmim e o lilás.
  • Sabonetes pesticidas: esses produtos comercializados em lojas de jardinagem costumam funciona não só para matar grilos e gafanhotos, como aranhas, formigas, moscas e outras pragas. Aplique o produto conforme as instruções contidas no rótulo.

Perguntas e Respostas sobre Gafanhotos e Grilos

tutorial de como matar
De onde vêm os grilos e gafanhotos?

Eles costumam surgir em arbustos de ervas daninhas, onde as fêmeas costumam colocar ovos. Após atingir a idade adulta, eles costumam pular pelo jardim para buscar alimento. Eles são insetos que gostam de climas quentes e secos.

Posso usar farinha para matar gafanhotos?

Um mito comum no mundo da jardinagem é que aplicar farinha no jardim pode ajudar com pragas. A ideia é que a farinha criaria uma substância pegajosa que dificultaria os grilos e gafanhotos de se alimentarem. Embora seja muito divulgado, esse método não oferece nenhuma comprovação científica. Recomendamos o uso dos métodos acima listados.

O que os gafanhotos comem?

Eles costumam se alimentar de gramíneas e plantas de folhas largas. Quando a comida acaba, eles costumam se locomover para um ambiente que tenha mais alimentos.

Quais vegetais que afastam gafanhotos?

Abóbora, tomate e ervilha são vegetais que repelem gafanhotos e grilos.

Leia também: Como Eliminar Percevejos

Você ficou com dúvidas sobre nossos métodos e receitas passo a passo para exterminar gafanhotos e grilos? Deixe o seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Guia: Métodos para Matar Grilos e Gafanhotos Passo a Passo. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.