Como Fazer Viveiro de Plantas: Modelos e Decoração

Veja o passo a passo completo para você montar um viveiro de plantas na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Lory Aguiar

Um setor que está crescendo bastante nos últimos anos é sem dúvidas a parte de cultivo, em especial o de cuidados com plantas.

Para Jardim

As pessoas estão percebendo que houve um crescimento significativo nessa área, sendo uma boa alternativa para aqueles que adoram trabalhar no campo e possuem um bom espaço de terra.

Vasos De Barro

Abaixo, você terá todas as informações que precisa sobre os viveiros de plantas, como por exemplo o seu funcionamento e o modo de montar.

Conteúdo

Como funciona um viveiro de plantas

O viveiro de plantas também recebe o nome popular de “berçário de plantas”. O motivo desse apelido, é pelo fato de que as pessoas podem cultivar todo o tipo e espécie de plantas, desde hortaliças até mesmo plantas ornamentais.

Viveiro De Plantas 1

Normalmente, esse tipo de conceito é bastante explorador dentro da agricultura, silvicultura e entres outras áreas.

Viveiro De Plantas

Sobre o cultivo, é interessante destacar que as sementes de plantas serão cultivadas em um espaço de terra que pode ser bem grande ou parte de um campo.

Viveiro De Plantas 2

Nesse local reservado às plantas, serão multiplicadas e cuidadas até que atinjam um determinado tamanho, o qual permite que elas sejam transplantadas de lugar ou comercializadas.

Viveiro De Plantas 3

Leia também: Como Aplicar Sulfato de Cobre nas Plantas

Saiba como você pode montar o seu viveiro

Viveiro De Plantas 4

Sabia que é possível você montar o seu próprio viveiro? Pois então, agora você vai descobrir todos os passos de como fazer o seu viveiro de plantas, confira:

Como Montar um Viveiro Passo a Passo

Tempo total: 5 horas

Vamos começar falando sobre o básico que é a escolha do lugar onde se deseja realizar o cultivo das plantas. Você precisa encontrar um espaço bem iluminado, de preferência que receba uma iluminação adequada e que seja natural. Assim, suas plantas irão ter um desenvolvimento mais saudável;

Segundo passo é a escolha das bandejas. É essencial que as bandejas fiquem dispostas em bancadas com no mínimo 30 centímetros de distância do solo, assim elas estarão protegidas e não irão ter problemas com ervas daninhas, sem contar que facilita muito o manuseio durante a mudança de lugares dessas plantas. Outro ponto importante é com relação ao material das bandejas. Existem modelos feitos em isopor, plásticos e entre outros materiais;

Na sequência, tente encontrar substratos de qualidade os quais irão ajudar a sua mudinha a germinar e se desenvolver. É possível encontrar opções de substratos para comprar de acordo com o tipo de muda ou o próprio cuidador das plantas poderá criar o seu substrato;

Por fim, você precisa definir qual a melhor planta para cuidar no solo e local preparado. São várias opções de plantas. A seguir você irá conhecer mais a fundo quais são os tipos de mudas que você pode cuidar.

Conheça os principais tipos de mudas

Mudas Nativas

É interessante dizer que antes de conhecer as mudas, você precisa se atentar aos modelos.

São duas opções: provisório e permanente. As mudas que ficam provisório, significa que as plantas terão de ser removidas. Enquanto que o viveiro permanente permite a estadia das plantas por mais tempo.

Leia também: Cuidados com Camarão Amarelo e Cadeiras para Jardim

Mudas nativas

As mudas nativas estão ligadas as plantas que vivem em determinado habitat. Ou seja, elas, em geral, são cultivas com o objetivo de servir para a manutenção de matas ciliares.

Outras pessoas costumam cultivar com o intuito de reconstruir certos ecossistemas ou lugares onde essas plantas se desenvolvem com mais facilidade.

Veja também: Modelos de Painéis de Pallet para Plantas

Mudas Nativas 1

Suas mudas podem servir para melhorar a qualidade de vida tanto das pessoas quanto dos animais que moram naquele ambiente.

Mudas Nativas 2

Sem contar que ajudam na redução dos efeitos de poluentes. Algumas plantas consideradas mudas nativas são o Pau Brasil, Ipê, Maranta e entre outras plantas.

Mudas frutíferas

Locais onde você encontra um viveiro com mudas de plantas frutíferas, é porque o produtor está realizando um cultivo para produzir mais plantas que dão frutos.

Mudas Frutiferas

É interessante destacar que quem deseja começar o cultivo de mudas frutíferas poderá escolher entre plantas nativas do país quanto frutos mais exóticos.

Mudas Frutiferas 1

Só é necessário que você se atente a formas de cuidados mais específicos, no caso das plantas que dão frutas exóticas.

Mudas Frutiferas 2

Mas, caso queira plantar mudas nativas, algumas boas sugestões de árvores são as pitangueiras, mangueiras, macieiras, entre outras opções de frutas tipicamente brasileiras que irão ser facilmente cultivadas.

Mudas de café

Sabia que o café também pode ser cultivado em viveiros? Pois é, muitas pessoas ainda não tinham conhecimento dessa informação.

Mudas De Cafe

Mas você consegue fazer pequenos ou grandes viveiros cultivando apenas mudas de café. Porém, nesse caso é preciso ter tubetes para germinar as plantinhas.

Esses tubos são feitos em polietileno rígido, o qual irá ajudar as raízes a crescerem para baixo, ou seja, ele consegue dar um direcionamento para elas. Aqui no Brasil as mudas mais comuns de café são a arábica e também o conilon.

Mudas De Cafe 1
Mudas De Cafe 2
Mudas De Cafe 3

Veja também: Como Fazer Adubo de Café

Mudas de hortaliças

Outro tipo de viveiro que você pode ter com mudas em sua casa são os de hortaliças. Entende-se por hortaliças as plantas que são consumidas pelas pessoas.

Plantacao De Alface

Alguns dos exemplos mais comum são a alface, a acelga, espinafre, o aipo e inclusive o brócolis. Claro que existem outras hortaliças, mas essas sem dúvidas são as mais conhecidas do público.

Plantacao De Alface

Por serem mudas mais delicadas é necessário ter uma atenção redobrada quanto a quantidade de água e sol que elas precisam.

Mudas ornamentais

Não podemos deixar de citar as mudas ornamentais. Afinal de contas as pessoas costumam cultivá-las devido a sua beleza.

Mudas Ornamentais 1

Muitas delas possuem formatos únicos e cores vibrantes que trazem uma estética incrível para qualquer ambiente. Seu uso é recorrente em jardins ou dentro de ambientes.

Mudas Ornamentais 2

Só para ilustrar, vamos dar algumas ideias de mudas ornamentais, por exemplo você pode investir em orquídeas, samambaias, jasmim, suculentas e entre outras plantas.

Mudas Ornamentais 3

Veja também: Modelos de Cachepot de Madeira e Imagens de Casas na Árvore

Entenda a legislação por trás dos viveiros de plantas

Para aqueles que desejam manter o seu viveiro de plantas regularizado, precisam preencher um formulário dentro do site RENASEM, também conhecido como Registro Nacional de Sementes e Mudas.

Mudas Ornamentais 4

O formulário será analisado pelos órgãos responsáveis e na sequência eles dão um retorno ao produtor com o certificado do seu viveiro.

Ter um viveiro de mudas legalizado e com o certificado evita que você tenha problemas com o cultivo de suas plantas.

Qual viveiro de plantas você curtiu mais? Deixe um comentário! 

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.