21 Plantas para Plantar em Vasos Grandes Internos e Externos

Busca alguma coisas para preencher de beleza esses vasos grandes? Veio ao lugar certo!

Publicado em e atualizado em: 13-05-2022 por Lory Aguiar

Precisa de plantas robustas, arbustos densos, grandes folhas para um grande vaso? Preparamos uma lista com as melhores plantas para serem plantadas em vasos grandes.

Nesse guia do Meu Verde Jardim, você não vai conferir apenas uma lista com ideias de plantas, como o guia de como cultivar cada uma delas.

Pingo Dourado (Lysimachia nummularia)

Lysimachia nummularia
Lysimachia nummularia 2
Lysimachia nummularia 3
Nome científicoLysimachia nummularia
Nome popularPingo Dourado
FamíliaPrimulaceae
LuzSombra Parcial
Pingo Dourado

Essa planta atinge cerca de 10 cm de altura e se espalha por todo o vaso. Suas folhas são de um verde escuro forte. Ela cresce em ambiente de sombra parcial e precisa ser bem irrigada. Você também pode cultivá-la em sol pleno, desde que irrigue bastante

Petúnia (Petunia)

Petunia
Petunia 1
Petunia 2
Petunia 3
Petunia 4
Nome científicoPetunia
Nome popularPetúnia
FamíliaSolanaceae
LuzSol Pleno
Petúnia

Petúnias também são boas pedidas para serem plantadas em vasos grandes e altos. Ela é uma ótima planta se você deseja belas flores para alegrar a sua casa. Para cultivar petúnias, você precisa de um solo ligeiramente ácido e de um vaso que forneça uma boa drenagem para a sua planta. A floração dessa planta ocorre nos meses quentes de verão.

Begônia

Begonia
Begonia 1
Nome científicoBegonia semperflorens
Nome popularBegônia
FamíliaBegoniaceae
LuzSol Pleno
Begônia

Begônias são flores muito resistentes a diferentes climas e solos. Além disso, ela conta com uma grande variedade de cores e formas, sendo uma planta muito versátil para ser utilizada no paisagismo. Sua cor vai do branco ao laranja intenso. Por seus arbustos atingirem grandes tamanhos, é uma excelente planta para cultivar em vasos grandes.

Andrômeda japonesa (Pieris japonica)

Pieris japonica
Pieris japonica 1
Pieris japonica 2
Pieris japonica 3
Nome científicoPieris japonica
Nome popularAdrômeda japonesa
FamíliaEricaceae
LuzSol pleno/Sombra parcial
Andrômeda japonesa

Esse é um arbusto de origem japonesa como o nome sugere. Apresenta uma bela folhagem em tons de cores que vão de um rubro intenso a um rosa e até branco creme. Suas flores costumam surgir nos meses frios de inverno. Essa planta pode ser cultivada tanto em ambiente de pleno sol quanto em sombra, sendo bem adaptável aos diferentes climas. Você só deve protegê-la de fortes ventos, recolhendo para dentro de casa em vendavais.

Rosas

Rosas
Rosas 1
Nome científicoRosa
Nome popularRosa
FamíliaRosacee
LuzSol pleno
Rosas

Rosas também são plantas que podem ser utilizadas em vasos médios e grandes. São flores clássicas, que simbolizam o amor e apresentam um perfume delicioso. Existem variedades de rosas mais novas que são resistentes a maioria das pragas e doenças, poupando o jardineiro de muito trabalho e dor de cabeça.

Tibuchina das flores roxas

Tibouchina urvilleana
Tibouchina urvilleana 1
Tibouchina urvilleana 3
Tibouchina urvilleana 4
Tibouchina urvilleana 5
Nome científicoTibouchina urvilleana (DC.)Cogn.
Nome popularTibuchina das flores roxas
FamíliaMelastomataceae
LuzSol pleno
Tibuchina das flores roxas

Esse é um arbusto que pode atingir até cinco metros de altura, crescendo de forma bastante irregular, podendo necessitar de podas para controlar a sua forma e crescimento. Suas flores são na cor roxa e muito belas. Você pode adicionar um pouco de matéria orgânica para um melhor desenvolvimento dessa planta.

Amor Perfeito (Viola tricolor)

Viola tricolor
Viola tricolor 1
Viola tricolor 2
Viola tricolor 3
Viola tricolor 6
Nome científicoViola tricolor
Nome popularAmor Perfeito
FamíliaViolaceae
LuzSol pleno
Amor Perfeito

Além de muito bela, essa planta tem um uso medicinal muito amplo, podendo ser utilizada como diurético natural. De origem europeia, o amor perfeito é uma flor que se apresenta nas mais variadas cores, tendo também um uso ornamental, na decoração de ambientes e na composição de buquês de casamento. Você deve assegurar que o solo do vaso esteja bem drenado e cultivá-la em ambiente de pleno sol.

Confira: Árvores para Plantar em Vasos

Mais Plantas para Vasos Grandes e Altos na Área Externa

Confira mais algumas ideias de plantas que você pode plantar em vasos altos:

  • Agave: uma suculenta perfeita para climas tropicais que cresce em tamanhos generosos.
  • Amaranto: se você precisa adicionar mais cor ao seu jardim, o Amaranto é uma excelente pedida.
  • Bambu: os bambus costumam ser um pesadelo no jardim, uma vez que se espalham com facilidade. Mas quando cultivados em vasos ou contêineres, oferecem um maior controle.
  • Fúcsia: eis uma flor linda que pode ser cultivada em semi sombra. A grande vantagem dessa planta é a sua baixa manutenção, não exigindo podas para estimular um novo florescimento.
  • Hibiscos: essa planta pode render não só belas flores como um delicioso e medicinal chá. Certifique apenas de utilizar um vaso grande bem drenado.
  • Coléus: essa é uma planta que pode adicionar variedades atípicas de cores para o seu jardim. Suas flores também são excelentes polinizadoras que atraem borboletas e outros belos insetos para o seu quintal.
  • Hortênsia: pode florescer em diversas cores como rosa, roxo e violeta. São diversas variedades e todos os anos surgem novas variedades dessa bela planta para a alegria de todos nós.
  • Yuca: embora seja muito cultivado na América do Norte, de onde é nativo, é possível cultivá-lo no Brasil, sendo uma excelente planta para vasos grandes.
  • Pimenta: existem diversas pimentas diferentes. Algumas são ornamentais e plantas perfeitas para cultivar em vasos grandes. Veja dicas de como cuidar de pimenteiras.
  • Cosmos: outra flor, muito confundida com as margaridas pela semelhança de suas flores. É excelente para adicionar uma quebra de tom em vasos e purificar o ambiente.
  • Repolho ornamental: outra boa pedida para vasos grandes decorativos são os repolhos ornamentais, que apresentam cores em estilo degrade de deixar a boca aberta.
  • Lavatera: outro belo arbusto florido que você pode plantar tanto em vasos grandes quanto em vasos pequenos. Ela exige poucos cuidados e atrai polinizadores para a sua área externa.

Dica de ouro: ao plantar em vasos grandes, você deve sempre escolher um vaso que ofereça uma boa drenagem pois grandes plantas costumam ser muito sensíveis ao apodrecimento de raízes por excesso de umidade.

Você também vai gostar: Como Plantar Escudo Persa dentro de Casa

Qual planta para vaso grande você gostou mais? Qual você vai experimentar cultivar na sua casa/apartamento? Comente abaixo! Interaja com a gente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 21 Plantas para Plantar em Vasos Grandes Internos e Externos. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.