Como Plantar Yucca e suas Variedades + Guia de Cuidados

Yucca é uma planta versátil, com muitas variedades interessantes. Aprenda como plantá-la!

Publicado em e atualizado em: 07-02-2022 por Lory Aguiar

Se você busca por uma planta muito versátil, que pode ser cultivada dentro de casa e fora de casa, a Yucca pode ser a opção perfeita. Além disso, existem variedades para as mais variadas condições climáticas e de solo. Quer aprender mais sobre yuccas e suas variedades? Confira esse novo guia do Meu Verde Jardim!

como plantar em casa

Além de ser uma planta muito bela para ornamentar escritórios e o interior de residências, a Yucca filtra e purifica o ar de substâncias prejudiciais a saúde humana como amoníaco, benzeno e monóxido de carbono.

como plantar yucca

E, o melhor, essa é uma planta extremamente prática, que exige poucos cuidados. É a escolha perfeita para quem quer algo simples para adicionar ao ambiente que vai demandar pouco tempo em cuidados.

cuidados com yucca

Ficha Técnica da Planta

Confira alguns dados técnicos da planta antes de entrarmos no guia de cultivo passo a passo:

Nome científicoYucca
Nomes popularesYucca
FamíliaAsparagaceae
TipoPerene
OrigemAmérica do Norte e América do Sul
Ficha técnica e botânica da Yucca
planta yucca

Muitas pessoas acham que a yucca é uma suculenta, devido ao acúmulo de umidade que ocorre em seu caule. Mas, na verdade, ela pertence a família Asparagaceae, um gênero toxonômico que contempla mais de 3.000 espécies catalogadas, distribuídas por todo o mundo. É a mesma família de plantas do espargo e da agave, utilizadas na produção de tequila.

cultivo em vasos

Características da Yucca

Confira algumas das principais características dessa planta:

  • Planta tóxica para animais e seres humanos.
  • Pode ser cultivada em ambiente de sombra parcial.
  • Exigência moderada quanto a irrigação.
  • Muito resistente a doenças e pragas.
  • Filtra o ar de poluentes.
  • Pode atingir até seis metros de altura dependendo da variedade em questão.
imagens da planta

Como Plantar Yucca

Agora, confira algumas dicas e truques para plantar Yucca na sua casa:

  • Irrigação: a irrigação da Yucca deve ser feita uma vez por semana no máximo. Ela é uma planta com exigência moderada de rega, sendo bastante tolerante a secas. Plantas cultivadas em ambiente externo, que recebem água da chuva, exigem menos regas que plantas cultivadas no interior.
  • Solo: devido a ser muito sensível a umidade e poder sofrer com a podridão de raízes, o solo ideal para yucca deve oferecer uma boa drenagem.
  • Temperatura: por ser uma planta originada em países da América de clima tropical, a Yucca se adapta bem a altas temperaturas. Ela também pode se desenvolver em baixas temperaturas, mas pode se desenvolver melhor se protegida de geadas.
  • Luz: essa é uma planta que gosta de sol. Quando você plantá-la dentro de casa, deve deixá-la próxima a uma janela que tome sol. Mas cuidado com muitas horas por dia de luz direta, que pode queimar as folhas da planta.
  • Fertilizante: você pode facultativamente aplicar um fertilizante para tornar a sua planta mais forte e desenvolvida. Você pode alimentá-la com um fertilizante leve, de forma líquida, mensalmente e utilizando metade da dose recomendada.
  • Podridão de raízes: a yucca é suscetível a ter suas raízes apodrecidas caso seja muito irrigada ou esteja em ambiente muito úmido. Para evitar a podridão das raízes, sempre mergulhe o seu dedo no solo para verificar a umidade antes de irrigar. Nunca rege a yucca quando ela já se apresenta úmida.
  • Poda: outra facilidade de manutenção em relação a Yucca se trata da poda, que não precisa ser feita. Isso porque essa é uma planta de crescimento lento, que não atinge um grande tamanho e não exige poda. Algumas pessoas podam apenas para manter a altura da planta.
passo a passo do cultivo

Variedades de Yucca para Plantar

Selecionamos algumas das variedades mais populares de Yucca para o cultivo doméstico.

Yucca Pé de Elefante

Yucca Pe de Elefante
Yucca Pe de Elefante 1
Yucca Pe de Elefante 2
Yucca Pe de Elefante 3
Yucca Pe de Elefante 4 1

Conhecida cientificamente como Yucca elephantipes, essa é uma das variedades mais populares do Brasil, devido a sua origem ser da América do Sul. É possível encontrar ela em seu formato nativo na Guatemala, Costa Rica, Honduras, México e Brasil.

Ela pode atingir uma altura maior que as demais variedade, alcançando até oito metros. Devido a isso, não é uma planta indicada para cultivos em interior. Caso queira fazer, precisará de um vaso maior e terá mais dificuldades.

O nome dessa variedade é devido ao formato da base do tronco, que se apresenta muito parecida com a pata de um elefante.

Yucca filamentosa

Yucca filamentosa
Yucca filamentosa 1
Yucca filamentosa 3
Yucca filamentosa 5 1
Yucca filamentosa 6 1

Essa variedade também é chamada popularmente de agulha de adão. Ela á uma planta perfeita para um jardim mais rústico. Ela não tem caule e apresenta folhas verdes longas. É uma planta muito versátil e que se adapta bem uma variedade grande de climas.

Suas folhas são muito afiadas, podendo até mesmo causar acidentes. Por conta disso, você deve utilizar botas, luvas e outras roupas e acessórios de proteção para manusear essa planta.

Yucca aloifolia

Yucca aloifolia
Yucca aloifolia 1
Yucca aloifolia 2
Yucca aloifolia 3
Yucca aloifolia 4
Yucca aloifolia 5 1

Essa é uma variedade muito comum no México e nos Estados Unidos. Ela é cultivada em jardins com o uso ornamental, podendo atingir até seis metros de altura.

Em alguns lugares, ela é chamada de baioneta espanhola, devido as suas folhas afiadas, que podem ferir facilmente o jardineiro. Assim como a agulha de adão, é preciso utilizar material de proteção para o cultivo dessa variedade.

Yucca baccata

Yucca baccata
Yucca baccata 1
Yucca baccata 2
Yucca baccata 3
Yucca baccata 4

Essa variedade também é chamada de banana yucca. Como o nome pode indicar, essa variedade produz frutos, e que podem ser comidos. Esse fruto tem um sabor doce bastante agradável e lembra muito uma banana. É recomendado cozinhá-los antes do consumo.

No verão, ela apresenta flores que podem variar do branco ao roxo. Sua folhagem tem uma tonalidade um pouco azul, o que a faz uma planta muito bela para se ter no jardim.

Leia também: Cultivo de Bananeira do Mato

Yucca thompsoniana

Yucca thompsoniana
Yucca thompsoniana 1
Yucca thompsoniana 2
Yucca thompsoniana 3

Se você mora em uma região fria, essa pode ser a variedade mais apropriada de yucca para a sua casa. Ela pode atingir até três metros. Suas folhas se apresentam em tons de azul e cinza. Por ser uma variedade de baixas temperaturas, ela é muito encontrada na América do Norte.

Ela pode atingir até três metros em sua fase máxima de desenvolvimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Yucca e suas Variedades + Guia de Cuidados. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.