Como Plantar a Suculenta Orelha de Shrek: Características e Cuidados

Conheça tudo sobre essa suculenta incrível para ser cultivada na sua casa.

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Gabriela Padilha

Quem não gosta de uma espécie de planta diferente para complementar a decoração da casa, não é mesmo? Neste artigo, falaremos novamente sobre as nossas queridinhas suculentas que têm ganhado cada vez mais espaço no mundo do paisagismo.

Bonsai Orelha De Shrek

Porém, nossa puta de hoje, é contar tudo o que você precisa saber sobre as suculentas Orelhas de Shrek, uma planta diferente e linda, bora conferir?

Como Plantar Orelha De Shrek

Características da Planta

Também conhecida como “Gollum Jade” e “Finger Jade”, é originária da África do Sul, a característica mais marcante da suculenta Orelha de Shrek são suas folhas tubulares com tom verde brilhante, acrescidas de uma mancha avermelhada na parte superior, por isso sua associação às orelhas do famoso personagem infantil Shrek.

Crassula Ovata Gollum

As folhas tubulares da Orelha de Shrek também se assemelham aos corais subaquáticos, principalmente quando as manchas vermelhas crescem, seja pela exposição constante ao sol ou pelo aumento do gás carbônico.

Cuidados Com Orelha De Shrek

Flor e Floração

Uma outra vantagem em plantar a suculenta Orelha de Shrek é que diferentemente de outras plantas – cuja floração ocorre entre a primavera e o verão – a floração da suculenta Orelha de Shrek ocorre no final do outono e se estende até o começo do inverno.

Cuidados Com Orelha De Shrek 1

Devido a alterações genéticas exclusivos da planta, a suculenta possui duas florações diferentes: uma delas justifica o seu nome, caracterizada por terem folhas cilíndricas que lembram as orelhas do famoso ogro dos desenhos. E a outra possui as folhas mais achatadas que lembram pequenas espátulas.

Cuidados Com Orelha De Shrek 2

Além disso, ela possui flores pequenas, brancas ou rosadas, em formato de estrela. Porém, é importante lembrar que a sua floração acontece apenas quando a planta está exposta à luz solar direta, por isso essa planta é tão indicada para o cultivo dentro das residências.

Confira também: Fotos de Suculentas Coloridas

Bonsai Orelha de Shrek

Se bem cuidadas, cultivadas e podadas, a suculenta Orelha de Shrek pode se transformar em uma pequena árvore ou até esmo um lindo Bonsai.

Para que isso seja possível, atente-se as podas e retire alguns ramos deixando o tronco à vista. Elas podem ser plantadas em vasos ou até em áreas externas como um jardim. Escolha o ambiente perfeito para cultivar um Bonsai.

Em Vaso Pequeno

Como Fazer Mudas da Orelha de Shrek?

Para fazer algumas mudas e propagar a suculenta Orelha de Shrek, podemos aproveitar as podas da planta, para isso, basta seguir os passos a seguir:

Como Fazer Mudas da Orelha de Shrek

corte suas folhas saudáveis.

finque-as no solo em um berçário. No entanto, esse processo pode ser um pouco demorado por se tratar de uma planta de crescimento lento.

Se ocorrer de algumas folhas ainda saudáveis se soltarem, basta deixá-las em um local seco e ventilado e depois plantá-las na terra, e com sorte novas mudas irão aparecer.

Quando plantá-las, saiba que não necessitam de tipo de vaso ideal, por isso, desencane! Essa suculenta, como vimos, se adapta muito bem em qualquer ambiente. Então multiplique os vasos, cachepôs de vidro, terrários e até mini jardins, para decorar ainda mais os ambientes escolhidos, presentear alguém ou até mesmo ganhar um renda extra com estas plantas.

Escolha seu estilo favorito e faça já muitas mudinhas em casa!

Leia também: Como Cultivar Suculenta Orelha de Elenfante

Como Cuidar da Orelha de Shrek?

Assim como todas as espécies de planta precisam de cuidados, com a Suculenta Orelha de Shrek não é diferente. Para saber como mantê-la saudável e lindíssima para decorar seus ambientes, acompanhe essas dicas de cuidados específicos com a planta. Acompanhe!

Fotos De Crassula Ovata Gollum

Temperatura

Assim como para muitas plantas originárias de climas subtropicais, não é muito difícil cultivá-las no Brasil, não é mesmo? A Orelha de Shrek, precisa de uma temperatura ideal que varia de 14°a 30°C e além disso, ela necessita permanecer o mínimo de 3 horas por dia em pleno sol.

Iluminação

Essa suculenta exige sol pleno para seu cultivo, além disso, quanto mais luz natural a Orelha de Shrek recebe, mais manchas vermelhas são formadas em suas folhas.

Solo

A suculenta Orelha de Shrek gosta de solos arenosos, com boa drenagem e PH neutro. Os vasinhos, terrários e jardins, são alguns dos lugares normalmente usados e indicados para o seu cultivo. Por isso, tenha onde quiser!

Orelha De Shrek Em Vaso

Rega

As regas devem ser realizadas espaçadas e apenas quando notar o solo ou substrato extremamente seco.

Podas

De início, é importante frisar que o manuseio da suculenta Orelha de Shrek requer muito cuidado, devido as suas folhas delicadas e frágeis, nas quais muitas delas podem se desprender do caule caso não sejam tratadas com cuidado.

Mas não se preocupe muito com as podas, afinal, elas só são necessárias para eliminar folhas e ramos secos.

Portanto, para realizar a poda basta retirá-las com uma tesoura pequena e esterilizada. Caso você queira transformar a suculenta em pequeno bonsai, retire alguns ramos deixando o tronco à vista. Se ocorrer de algumas folhas ainda saudáveis se soltarem, basta deixá-las em um local seco e ventilado e depois plantá-las na terra, e com sorte novas mudas irão aparecer.

Imagens De Crassula Ovata Gollum

Como Plantar Suculenta Orelha de Shrek?

Agra que já sabemos como devemos cuidar dessa planta, com tipo de solo, iluminação, regas e podas, que tal plantarmos elas em qualquer ambiente? SIM! Nós podemos plantá-las onde quisermos, veja só!

Mas qual seria o melhor lugar da casa para deixar a suculenta Orelha de Shrek?

Orelha De Shrek

Bem, essa é simples! Por se tratar de uma planta de porte pequeno, essa suculenta pode combinar com diversos tipos de ambientes, o que vale é utilizar a criatividade. Caso você deseje decorar a parte externa da casa, elas podem ser cultivadas em vasos, floreiras de madeira, jardineira ou em jardins com pedras.

Para a decoração interna da casa não é muito diferente, basta você adaptar as formas de cultivo dadas acima com o intuito de harmonizar com o ambiente.

Poda

E aí, o que você achou dessa matéria sobre a suculenta Orelha de Shrek? Gostou? Então, deixe um comentário e aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo mais textos sobre o mundo da jardinagem e paisagismo disponíveis por aqui.

Garanto que você vai se amarrar nessas ideias e claro, se encantar por cada espécie linda de planta!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.