Como Fazer Sementeira com Caixa de Ovos? Tutorial Passo a Passo

Recicle suas caixas de ovos com esse tutorial passo a passo detalhado para você não errar na hora de fazer sua sementeira caseira!

Publicado em e atualizado em: 06-06-2022 por Lory Aguiar

Aprenda aqui como fazer sementeira com caixa de ovos, utilizando um material biodegradável e prático do seu dia a dia. Pegue uma caixa de ovos de 12 unidades ou 30 para colocar todas as sementes, pois para germinar, é só transplantar para sua horta.

Como Fazer Sementeira Com Caixa De Ovos 3

A reutilização das embalagens de ovos é uma maneira econômica de criar itens para seu dia a dia, incluindo as sementeiras caseiras que podem ser produzidas com o material.

Se você quer montar uma horta ou vaso com plantas em casa, saiba que confeccionar uma sementeira é uma ótima alternativa de desenvolver as mudas antes de plantar no solo. Também ajuda no crescimento saudável das mudas e acompanhamento mais de perto do crescimento.

Por isso, aprender como fazer sementeira com caixa de ovos é uma forma prática e econômica para desenvolver as suas sementes de plantas, legumes, hortaliças e entre outras mudas de sua preferência.

Modelo Pequeno 3

Como fazer sementeira com caixa de ovos – Siga o passo a passo 

Antes de saber como fazer sementeira com caixa de ovos, você sabe para quê serve uma sementeira?

A sementeira nada mais é do que um local exclusivo para plantio de sementes de variados tipos. É neste local que as sementes germinam e depois podem ser transplantadas em vasos e solo como as hortas em casa.

Na Bandeija 3

Esse tipo de ferramenta pode ser adquirida em lojas de jardinagem ou você mesmo pode fazer a sua sementeira caseira usando caixas de ovos em papelão.

Saiba que as sementes precisam ser orgânicas, ou seja, não devem ter passado por nenhum processo químico para crescerem saudáveis e com a presença de seus nutrientes.

Reciclagem No Jardim 3

Uma dica para guardar as sementes são os potes de conserva, eles permitem que a luz natural tenha acesso às sementes. No caso de sementes de frutas, algumas necessitam de secagem para o plantio nas sementeiras.

Portanto, escolha as sementes para plantar na sementeira de caixa de ovos e veja todas as necessidades que a muda precisa para crescer.

Recilagem De Bandeijas De Ovos 3

Passo a passo de como fazer sementeira com caixa de ovos

Neste passo a passo de como fazer sementeira com caixa de ovos, você vai precisar separar os seguintes materiais:

  • 1 caixa de ovos de 12 ou 30 unidades;
  • Terra com substrato;
  • Sementes de plantas;
  • Pazinha de jardinagem;
  • Borrifador com água.

Agora que você já separou os materiais, veja os 6 passos para fazer uma sementeira caseira usando caixa de ovos de 2 ou 30 unidades.

Sementeira Com Caixa De Ovos 4

Como Fazer Sementeira com Caixa de Ovos

Faça um furo na sementeira de caixa de ovos

Pegue a caixa de ovos da quantidade de sua preferência, faça furos embaixo para a drenagem da água. Utilize uma caneta ou madeira para fazer os furinhos, a fim de manter a sementeira úmida e não encharcada. Por isso, faça furos pequenos e centrais.

Anote o tipo de semente e data na caixa de ovos

Uma dica para não se perder é anotar o tipo de semente e data de plantas das sementes na caixa de ovos. Use uma caneta hidrocor para anotar essas informações relevantes para acompanhar o crescimento da sua muda. Você pode plantar sementes conforme o tempo correto de plantio e não se esqueça de colocar o nome da planta no começo da fileira, em casos de várias sementes de uma mesma espécie.

Prepare o substrato para o plantio

Para que as mudas cresçam saudáveis é preciso preparar o solo da sementeira, por isso, prepare o substrato para o plantio antes de colocar na sementeira de caixa de ovo. Na preparação do substrato utilize húmus de minhoca, vermiculita e um pouco de terra se necessário. Uma dica para fazer substrato de minhoca é usar uma composteira caseira para realizar o processo nutritivo da mistura para plantas.

Adicione o substrato na sementeira

Com a mistura de substrato pronta, é hora de adicionar o conteúdo à sementeira de caixa de ovos. Coloque em cada parte uma quantidade de substrato que cobre todo o buraco, depois borrife um pouco de água para deixar umedecido o local.

Realize o plantio das sementes

Nesta etapa, realize o plantio das sementes fazendo um buraco com madeira ou o próprio dedo onde serão colocadas as sementes. Em cada buraco com substrato adicione de 2 a 3 sementes e cubra bem de leve com terra para não perder a textura macia da terra adubada ou empurrar a semente para baixo.

Regue as sementes na caixa de ovos

Agora é hora de regar as sementes na caixa de ovos, para isso, use o borrifador com água para não arriscar perder as sementes. Caso não tenha um borrifador, uma dica para economizar é usar uma garrafa pet do tamanho de sua preferência. Faça furos na tampa para usar a garrafa como regador de plantas. 

Dicas para cuidar da sementeira com caixa de ovos

Depois de aprender como fazer sementeira com caixa de ovos, veja algumas dicas para cuidar do seu cultivo para que as mudas se desenvolvam saudavelmente.

Cuidados com o local para colocar a sementeira 

Para manter as sementes conservadas, tome cuidados com o local para colocar a sementeira. Prefira locais com sol pela manhã, de preferência durante o começo do dia por pelo menos 2 horas.

O calor pode agredir as sementes atrapalhando o processo de germinação, consequentemente poderá matar os brotos.

Faça a irrigação dos brotos 

A irrigação dos brotos germinando deve acontecer todos os dias, durante a manhã e à noite, priorizando os períodos do nascer e pôr-do-sol.

Utilize o borrifador para manter os brotos nutridos e acompanhe o desenvolvimento das mudas.

Sementeira Com Caixa De Ovos 1 3

Espere até a aclimatização das mudas

Se as mudas estiverem com duas a três folhas definidas é sinal que elas já podem ser transplantadas, por isso, espere até a aclimatização das mudas. Aguarde até três dias com a muda com acesso ao sol da manhã para que a mesma se desenvolva no tamanho ideal.

Transplante as mudas no local desejado

Quando a muda estiver bem desenvolvida na sementeira, transplante as mudas para o local escolhido para plantio definitivo, podendo ser em vasos ou canteiros em hortas.

Faça o corte da caixa de ovos e plante a muda no local escolhido. Como algumas embalagens de ovos são biodegradáveis, elas podem ser plantadas direto na terra pois irão degradar no solo.

Veja: Como Cuidar de Chalotas?

Tutorial De Sementeira Com Caixa De Ovos 3

Quer investir em uma agricultura sustentável? É só colocar em prática nosso tutorial de como fazer sementeira com caixa de ovos.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.