55+ Fotos de Suculentas Coloridas: Espécies, Variedades e Dicas

Adicione cor, vida e alegria a sua casa com essas espécies de suculentas coloridas!

Publicado em e atualizado em: 15-05-2022 por Gabriela Padilha

Para quem gosta de suculentas, vou te contar um segredo: é possível mudar a cor dessas belezinhas naturalmente ou com elementos externos, você sabia disso? Além disso, que tal conhecer algumas espécies raras e originalmente coloridas dessas plantinhas?

suculenta branca

As suculentas são a nova febre em questão de paisagismo e decoração, e a plantinha pode ser usada tanto em jardins, como espaços internos e pequenos, então, essa pode ser a oportunidade perfeita para deixar nossas queridinhas ainda mais modernas, combinando com o espaço.

roxa

Mas claro que precisamos ressaltar que nada do que dissermos aqui pode prejudicar a saúde das suas suculentas, porém, ainda é preciso ter cuidado com os excessos e escassezes para não matar as plantinhas, ok?

Não perca este post do Meu Verde Jardim que está incrível!

Suculentas Coloridas

Espécies Raras de Suculentas Coloridas

Existem muitas suculentas exóticas, seja pelo tamanho, formato ou diversidade de cores. Que podem ser cultivadas em jardins, cachepôs de vidro, floreiras, terrários ou ainda em vasos de plantas.

Suculentas Coloridas para plantar em casa 2

Essas belezinhas mencionadas abaixo não raras e algumas estão na lista de extinção, mas ainda existem na natureza e de fato atraem os olhares de todos. Apesar de ser quase impossível comprá-las, garanto que mesmo assim, você vai se apaixonar nessas maravilhas e vai adorar conhecer mais sobre elas!

Espécies Raras de Suculentas ColoridasDescrição da Espécie
Haworthia Cuspidata Variegata;Uma suculenta originária da África, apresentam folhas grossas, duras e carnudas que tem forma de uma rosa aberta. Na natureza, elas variam muito em tamanho, cor e forma. O florescimento dessas suculentas raras ocorre normalmente da primavera até o outono e as suas flores são pequenas, brancas com hastes longas, em forma de sino. Uma verdadeira obra prima natural.
Echeveria Purpusorum White Form;As suculentas dessa espécie têm um crescimento lento e suas folhas são triangulares e verdes com manchas esbranquiçadas e pontas afiadas. Durante a sua floração, as flores possuem cor amarela e vermelha se firmam sobre finas hastes.
Linhos Karasmontana Top Red;Originárias da África do Sul, essas suculentas são plantas extremamente adaptadas para condições de extrema seca e calor. E ao contrário do que muitos pensam, essas suculentas raras também produzem flores, semelhantes a Margarida. A floração ocorre durante o outono e o início do inverno.
Adromischus Maculatus;Popularmente conhecidas como “gostas de chocolates”, chamam atenção por sua cor e formato. Uma espécie nativa da África Sul, com folhas ovais, em forma de cunha e pontilhadas em tom marrom, que lembram até a beleza do mármore.
Cotyledon Orbiculata;É uma das suculentas raras mais intrigantes, pois são uma verdadeira obra de arte criada pela natureza. Por isso, custam uma fortuna.
Suculentas Coloridas para plantar em casa 3

Como Colorir Suculentas Passo a Passo?

Para quem gostaria de ter uma suculenta rara, mas não consegue devido a valor ou a encontrar alguma para vender, vamos te ensinar um truque!

vaso com Suculentas Coloridas

Que tal colorir as suculentas? Colorir essas belezinhas, por mais anormal que pareça, não só é totalmente seguro como também pode deixá-las ainda mais saudáveis. Afinal, o processo é uma adaptação natural das suculentas.

Hoje, ensinaremos pequenas dicas amadoras de como colorir suas suculentas. Acompanhe!

  • O que dá com a suculenta é sua própria composição química, por isso aproveite-se disso, porém, é um processo demorado;
  • Aproveite a luz do sol para colorir nossas queridinhas, pois esta opção é a mais saudável, afinal, apenas estamos utilizando a natureza a nosso favor.

Colorir as suculentas com o sol, então, passa pela alteração gradual do ambiente. Ela, com certeza, já está habituada ao local em que habita. Por isso, mudaremos um pouco o jogo.

verde

Quando a suculenta está frequentemente no sol, ela tende a possuir cores características. Amarelo, vermelho e roxo tornam-se mais frequentes.

Ainda há a possibilidade de colorir as suculentas por estresse hídrico

No estresse hídrico, buscamos que a suculenta tenha menos água do que gostaria. Isso, claro, sem que seque ou sofra. Basta atentar-se a seu estado para não cometer um pecado. Essa pequena alteração de hidratação pode colorir suculentas para vermelho e roxo facilmente. E a mudança é reversível de forma rápida, com a reinserção de água.

Utilização de químicos

Suculentas Coloridas para plantar em casa 5

Além dos métodos naturais, podemos inserir químicos externos para colorir suculentas. Não é o ideal, de todo modo, mas funciona.

Aqui, é importante ter consciência da alteração não natural que estamos fazendo. E, ao primeiro sinal de prejuízo, deve-se interromper o processo imediatamente.

Fazendo-o com sobriedade, não há com o que se preocupar. Não demais. Basta, também, acompanhar o desenrolar da planta, seus tecidos e afins.

Espécies de Suculentas que podem ser coloridas no Sol

cor rosa

Por terem essa facilidade, elas são muito visadas para ornamentações de jardins, ondem juntam várias espécies e cores em um único lugar, deixando o ambiente externo ainda mais lindo!

Como Colorir Usando Sal Amargo?

Um método muito utilizado para colorir suculentas, porém, para obter o efeito esperado, precisamos fazer uma misturinha: 1 colher de sopa da substância – sulfato de magnésio, utilizado como laxante e vendido em farmácias – deve ser diluído em 1 litro d’água. Feito isso, transfira essa fórmula para um borrifador.

cor azul 1

Agora borrife o líquido sobre a planta, mas sem exageros, ok? Então a planta absorverá o sulfato de magnésio e isso estimulará a trocar sua coloração.

Produtos Prontos para Colorir Suculentas

cor azul

Quais produtos químicos prontos podemos utilizar para colorir as suculentas? Separamos uma lista para te auxiliar, veja só:

  • Magnésio Quelato – relaxante muscular, vendido em farmácias –;
  • Corante Alimentar;
  • E claro, o próprio sulfato de magnésio.

Ainda tem gente que diz que borrifar o leite de magnésia também ajuda na alteração de cor das suculentas, mas como não temos uma comprovação, é melhor não arriscar, não é mesmo?

Onde Comprar Suculentas Coloridas Prontas?

Como dissemos no início, as suculentas coloridas naturalmente, geralmente são raras, por isso devem ser mais difíceis de se encontrar. Mas, é muito fácil encontrar suculentas com cores alteradas por efeitos químicos ou até excesso de sol.

com cacto

Essas maravilhas ainda estão saudáveis, mas é sempre importante avaliar bem as condições das suculentas antes de realmente comprá-las. Elas podem ser encontradas em outras cores em floriculturas locais, pela internet e até em alguns mercados.

cores claras
especies de plantas coloridas
especies resistentes
forma de estrela
fotos de plantas coloridas
Fotos de Suculentas Coloridas
imagens de plantas coloridas
plantas coloridas
plantas coloridas 1
plantas coloridas 3

Você vai gostar: Orelha de Shrek

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 55+ Fotos de Suculentas Coloridas: Espécies, Variedades e Dicas. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.