21 Plantas para Plantar Vasos Pequenos de Sombra e de Sol

Precisa de espécies de plantas pequenas para vasos pequenos? Confira nossa lista!

Publicado em e atualizado em: 10-09-2021 por Lory Aguiar

Plantas são ótimas formas de adicionar vida para dentro de casa. Mesmo se o seu espaço é pequeno, é possível cultivar plantas em pequenos vasos. Mas nem todas as plantas se adaptam a espaços pequenos. Quais são as melhores plantas para plantar em vasos pequenos? É isso que trouxemos no guia de hoje do Meu Verde Jardim.

Nosso critério para a escolha não é apenas plantas para pequenos vasos, mas plantas que exigem poucos cuidados. Algumas delas preferem ambientes de sol. Outras são para sombra e sombra parcial.

Aloe Vera

Aloe Vera
Aloe Vera 1
Aloe Vera 2
Aloe Vera 3
Nome científicoAloe Vera
Nome popularBabosa
FamíliaAsphodelaceae
LuzPleno Sol
Aloe Vera

Essa é uma planta que pertence a família das suculentas e tem um amplo uso medicinal. É possível cultivá-la com poucos cuidados desde que ela tenha sol e água. Ela também é chamada popularmente como babosa.

Lágrima de Bebê (Soleirolia soleirolii)

Lagrima de Bebe 1
Lagrima de Bebe 2
Lagrima de Bebe 3
Nome científicoSoleirolia soleirolii
Nome popularLágrima de Bebê
FamíliaUrticaceae
LuzPleno Sol
Lágrima de bebê

Essa planta é uma das mais bonitas da nossa lista. O seu charme tá em suas pequenas e inúmeras folhinhas. A lágrimas de bebê é uma planta fácil de se cuidar. Ela exige apenas uma região de pleno sol com boa circulação de ar. Caso vá plantar dentro de casa, posicione ela próximo a uma janela.

Rabo de Burro (Sedum morganianum)

Rabo de Burro
Rabo de Burro 1
Rabo de Burro 2
Rabo de Burro 3
Rabo de Burro 6
Nome científicoSedum morganianum
Nome popularRabo de Burro
FamíliaCrassulaceae
LuzSombra parcial
Rabo de Burro

Se você busca por uma suculenta para vasos pequenos, o rabo de burro pode ser uma excelente pedida. Essa planta é muito resistente a seca e muito sensível ao excesso de irrigação. Ao contrário do que muitos pensam, as suculentas bebem pouca água. É mais fácil você perder a sua planta para o encharcamento das raízes do que para a seca propriamente dita.

Dioneia (Dionaea muscipula)

Dionaea muscipula
Dionaea muscipula 1
Dionaea muscipula 2
Dionaea muscipula 3
Dionaea muscipula 5
Nome científicoDionaea muscipula
Nome popularDioneia
FamíliaDroseraceae
LuzPleno Sol
Dioneia

Essa é uma planta muito curiosa. Ela se encaixa na categoria de plantas carnívoras, uma vez que arma armadilhas para insetos. Todavia, é uma planta segura para se ter com crianças em casa, desde que elas não sejam tão pequenas e você explique dos perigos de tocar nessa planta. Por ser uma planta com características de cultivo bem específicos, ela exige alguns cuidados a mais para ser cultivada, não sendo recomendada para quem tem pouco tempo.

Antúrio (Anthurium)

Anthurium
Anthurium 1
Anthurium 2
Anthurium 3
Anthurium 4 1
%name
Nome científicoAnthurium
Nome popularAntúrio
FamíliaArums
LuzSombra parcial
Antúrio

Essa planta é recomendada para vasos pequenos e médio, podendo atingir até quarenta centímetros de altura se bem cuidada. O Antúrio é uma planta linda, que oferece flores belíssimas. Suas exigências de sol são baixas, mas costuma ter flores mais belas quanto mais horas de sol recebe por dia.

Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)

Lirio da Paz
Lirio da Paz 1
Lirio da Paz 2
Lirio da Paz 3
Nome científicoSpathiphyllum wallisii
Nome popularLírio da Paz
FamíliaArums
LuzPleno sol
Lírio da Paz

Essa é uma planta muito popular quando falamos de vasos pequenos, principalmente para pessoas que querem uma boa pedida para cultivar dentro de casa. O Lírio da Paz é uma planta da América Central, que gosta de ambientes de sombra. Por conta de suas belas flores brancas, ela também é chamada popularmente de “bandeira branca“. Essa é uma excelente planta para secar ou para fazer arranjos.

Perna de Elefante (Beaucarnea ‘Recurvata’)

Beaucarnea Recurvata
Beaucarnea Recurvata 2
Beaucarnea Recurvata 3
Beaucarnea Recurvata 4
Beaucarnea Recurvata 5
Nome científicoBeaucarnea ‘Recurvata’
Nome popularPerna de Elefante
FamíliaAsparagaceae
LuzPleno Sol
Perna de Elefante

A Perna de Elefante (também chamada de Rabo de Cavalo em algumas regiões) é outra boa opção de planta para vaso pequeno. Essa é uma planta que exige poucos cuidados. Você precisa apenas deixar ela em um lugar de sol. Ela precisa ser irrigada, mas suporta grandes períodos de seca (até três semanas, para ser mais preciso).

Leia também: Plantas para Vasos Grandes e Espécies de Árvores para Plantar em Vasos

Mais Plantas para Vasos Pequenos

Veja mais ideias do que plantar em vasos pequenos:

  • Planta cobra: conhecida cientificamente como Sansevieria patens, essa é uma planta de muito fácil adaptação, que requer poucos cuidados do jadineiro. Ela não é muito exigente nem quanto a luz e nem quanto a irrigação. Seu nome se da pelo formato de suas folhas, lembrando uma cobra.
  • Planta de Batom: nativa de Java, essa planta tem esse nome por conta de suas flores exóticas que lembram o formato de um batom de maquiagem. Ela pode ser cultivada tanto em canteiros quanto em vasos. Suas flores são nas cores vermelhas, para lembrar ainda mais o objeto de maquiagem.
  • Fenestraria rhopalophylla: também conhecida como Planta ventana ou planta de janela, essa é uma planta nativa da África que pode tranquilamente ser cultivada em vasos pequenos. Considerada uma suculenta, não passa de 5 cm de altura. O melhor são suas flores na cor branca que surgem nos meses de outono.
  • Flor da fortuna: conhecida cientificamente como Kalanchoe blossfeldiana, essa é uma suculenta que pode ser facilmente cultivada dentro de casa em vasos menores. A maior exigência dessa planta é de nutrientes no solo. Portanto, adquira uma mistura fértil para forrar os seus pequenos vasos.
  • Photos: também chamada de scindapsus, é uma excelente planta para cultivar dentro de casa e adicionar um verde na sua decoração. Pertencente a família das aráceas, ela cresce muito rápido e tem raízes que sobem fora da terra.

Conclusão

As opções de plantas para vasos pequenos são muitas. Tudo depende se você vai cultivar dentro ou fora de casa e quais são as condições climáticas da sua região. Cada planta vai se adaptar melhor ou pior ao seu clima. O segredo tá na boa escolha e estamos aqui para te ajudar sempre que precisar!

Qual planta para vaso pequeno você curtiu mais? Comente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 21 Plantas para Plantar Vasos Pequenos de Sombra e de Sol. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.