Dicas de Como Cuidar da Árvore de Guarda Chuva (Cheflera-pequena)

Qual o melhor substrato? E o solo? Ela exige fertilizantes? Como regar? Aprenda TUDO!

Publicado em e atualizado em: 26-04-2022 por Lory Aguiar

Eis uma planta comum a climas tropicais, que pode ser cultivada dentro de casa, como artefato decorativo. É extremamente fácil cuidar desta planta. Ela costuma ser muito perene e seus únicos problemas costumam ser pragas e fungos, que podem ser facilmente evitados com os devidos cuidados.

A árvore de guarda chuva, ou cheflera-pequena, é uma planta que costuma se adaptar tanto a climas mais gelados quanto a climas tropicais, sendo considerada uma planta bem versátil neste quesito. Suas folhas são lindíssimas, em tons que variam de um verde forte até tons de amarelo.

Árvore de Guarda Chuva

Algo que poucos sabem é que esta planta esta na lista da NASA de plantas que purificam o ar. Ela é praticamente um pulmão vegetal, que além de decorar a sua casa criando uma atmosfera relaxante de verde, pode purificar o seu ar e deixá-lo mais saudável para a respiração humana e dos animais de estimação.

Confira cinco cuidados fundamentais para ter com a sua cheflera-pequena:

Elas exitem baixa irrigação

Por ser uma planta originalmente tropical, ela se adaptou a pouca umidade, tolerando longos períodos sem água. Por conta disso, o excesso de água pode afogar esta planta. Você deve irrigá-la em pequenas doses, checando antes se o solo já esta úmido. É importante também escolher um vaso com boa drenagem, facilitando com que o solo elimine o excedente de água.

Ainda que ela exige um solo pouco úmido, o mesmo não ocorre com a umidade ambiental. Portanto, se o ambiente estiver muito seco é necessário pulverizar água em suas folhas.

Exige luz solar

Por sua origem tropical, ela exige incidência de luz solar em suas folhas para um desenvolvimento saudável. Se você vai utilizar esta planta dentro de casa, opte por colocá-la em uma região com incidência de luz, preferencialmente janelas com entrada do sol. No inverno, você pode colocá-la diretamente no sol por todo o período de sol.

A temperatura ambiente ideal para esta planta é de 21 graus. É importante mantê-la longe de correntes de ar.

Cheflera pequena

Solo, adubo e podas

A terra será a principal fonte de nutrientes da sua árvore de guarda chuva. Assim sendo, é importante que ela seja nutritiva. Você deve utilizar um substrato rico em nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável de sua planta. Opte por um que tenha uma boa drenagem.

O melhor tipo de vaso para se colocar estas plantas são os vasos de barro, dado que são excelentes para a drenagem – o que evita que elas se afoguem.

Durante o período de crescimento, é necessário fertilizá-la preferencialmente com um fertilizante líquido.

A poda deve ser feita apenas quando você perceber que há ramos doentes. Ao fazê-la, você permite com que a planta distribua melhor os seus nutrientes.

Limpe as folhas

As folhas são utilizadas pela a planta para absorver luz solar. Assim sendo, a sujeira presente nelas (geralmente poeira) pode atrapalhar este processo. Portanto, você pode limpar as folhas com um pano úmido, de mofo sutil para não danificar as folhas e galhos. Outra opção é borrifar água morna nas folhas, o que auxilia na hidratação da planta.

como cuidar

Cuidado com as pragas

Ainda que você cuide minuciosamente da sua plantinha, há pragas que podem surgir inevitavelmente. As mais comuns são a cochonilha, a aranha vermelha e o pulgão. Um fungo preto pode surgir nas folhas assim que as pragas atacarem. Ao percebê-las, você pode aplicar um inseticida nas suas plantinhas para mantê-las livres destas pragas.

Vale lembrar que o excesso de irrigação favorece o aparecimento de fungos.

Veja: Como Matar Pulgas

Você tem dúvidas? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Dicas de Como Cuidar da Árvore de Guarda Chuva (Cheflera-pequena). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

1 comentário em “Dicas de Como Cuidar da Árvore de Guarda Chuva (Cheflera-pequena)”

  1. Chirley Delarue Teixeira

    Amei suas informações e orientações! Minha Schefflera é antiga. Está com pragas grudadas às folhas e o vaso praticamente não há mais terra.Sei que terei que mudar de vaso. Obrigada pelas informações,foram bem úteis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.