Efeitos Surpreendentes das Músicas no Crescimento das Plantas

Você sabia que alguns estilos musicais podem estimular o desenvolvimento da sua planta? Entenda como isso é possível!

Assim como os seres humanos, as plantas são afetadas por todos os estímulos que tem ao seu redor. Isso explica porque mudar uma planta de lugar pode potencializar a sua floração ou mesmo fazê-la sucumbir. E, por conta deste efeito ambiental sobre elas, os efeitos da música sobre as plantas vem sendo estudados a décadas. E a notícia curiosa é que não é um mito: as músicas de fato influenciam no desenvolvimento de uma planta.

Nos seres humanos, as músicas suscitam emoções, modificam estados psicológicos e liberam neurotransmissores das mais variadas sensações. E nas plantas, quais são os efeitos da música?

Música e Estômatos

Efeitos Da Música

Na epiderme da planta, se encontram os estômatos, que nada mais são células que realizam movimentos de abrir e fechar de acordo com gatilhos externos. Praticamente todas as plantas terrestres possuem estômatos em sua epiderme. São os estômatos que realizam a fotossíntese, em que o dióxido de carbono é convertido em oxigênio – a chamada respiração celular. Além da fotossíntese, eles são responsáveis pela transpiração das raízes das plantas, o processo em que o vegetal elimina o excedente de água que foi absorvido do solo, transformando o líquido em vapor.

Estudos indicam que os estômatos abrem e fecham de acordo com a música que esta sendo tocada no ambiente onde se encontra a planta. Cada vibração tem um efeito sobre os estômatos. E quando ele abre, a planta absorve mais oxigênio, além de nutrientes presentes no ar, como o cálcio. Algumas plantas também absorver melhor os fertilizantes presentes no solo durante a abertura dos estômatos.

E é aqui que entendemos como a música influencia no desenvolvimento das plantas: estimulando a abertura dos estômatos e tornando nutrientes e oxigênio mais disponíveis para elas.

  25 Plantas Venenosas para o Seu Animal de Estimação (PET) - Lista

Efeito Mozart

Música

Os estudos realizados com música e plantas experimentaram diversos estilos musicais para ver quais são as vibrações favoritas dos vegetais. As melhores músicas são aquelas com ritmos suaves e timbres calmos. Assim sendo, elas se mostraram mais abertas à música clássica, como Mozart e Bach, do que ao rock, como The Beatles e Nirvana. Ao que tudo indica, o excesso de vibrações pode até mesmo irritar os estômatos, causando uma tensão que dificultaria a absorção de nutrientes.

Isso não quer dizer que o rock ou ritmos mais pesados são ruins. Apenas significa que as plantas tem uma preferência pela sutileza quando se trata de música.

Volume

Musicas E Plantas

Não só o estilo musical influencia como o volume no qual a música esta sendo tocada. Um estudo do Instituto de Biotecnologia Agrícola da Coréia do Sul demonstrou que a melhor frequência é entre 125 e 250 hertz. Eis um volume que nem é baixo, nem alto. Está na média. Também sendo ideal para a audição humana.

Que tal você experimentar os efeitos da música no seu jardim? Experimente criar uma lista de reprodução para as suas plantas e não esqueça de nos relatar os efeitos.

O que achou disso? Curioso, não? Que música você vai tocar para as suas plantas? Comente abaixo!

Últimos posts por Lory Aguiar (exibir todos)
  5 Dicas de Plantas mais Resistentes para Criar no Interior da Casa

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *