Como Plantar Bambu da Sorte (Dracaena sanderiana) + Cuidados

Uma planta bonita, fácil de se cultivar, e que ainda pode trazer boa sorte…

Publicado em e atualizado em: 10-12-2021 por Lory Aguiar

O bambu da sorte reúne muitas características atrativas: é uma planta bonita, fácil de se cultivar, e que ainda pode trazer boa sorte – segundo a crendice popular. Quer aprender mais sobre o simbolismo do bambu da sorte e como cultivá-lo na sua casa? Confira o nosso artigo de hoje, que trás um tutorial completo de jardinagem além de mais sobre a história e o significado dessa planta.

Bambu da sorte 4

As plantas de bambu são nativas da África e cultivadas na china há pelo menos 4.000 anos. O bambu de verdade é quase que impossível de se cultivar em casa devido ao seu porte e velocidade de crescimento. É aí que entra o nosso amigo de hoje: o bambu da sorte é uma opção apropriada até para os menores vasos.

Veja também: Como plantar Bambu

Essa é uma planta perene do tipo arbustiva que pode atingir até cinco metros de altura em sua fase adulta. Ela é composta de pequenos caules verticais esverdeados de onde brotam folhas pontiagudas.

Como cuidar da dracaena sanderiana

Uma vantagem do cultivo em interior é que a taxa de crescimento e propagação da planta é bem menor por não receber tanta luz solar quanto o cultivo ao ar livre.

Dracaena sanderiana

Como plantar Bambu da sorte

Confira alguns dados científicos, técnicos e botânicos do bambu da sorte, conhecido cientificamente como dracaena sanderiana:

Nome científicoDracaena sanderiana
Nomes popularesBambu-da-sorte, Dracena-fita, Dracena-sanderiana
FamíliaAsparagaceae
TipoPerene
OrigemÁfrica
Dracaena sanderiana

O nome científico desta planta é uma referência ao pesquisador e botânico Henry Frederick Conrad Sander.

Como Plantar Bambu da Sorte no Interior e no Jardim

dracaena sanderiana 4

Confira algumas dicas, técnicas e exigências do bambu da sorte para cultivar no seu quintal ou em ambientes fechados:

  • Onde plantar? Você pode cultivar o bambu da sorte tanto em terra quanto em água, de forma hidropônica. No caso do plantio em terra, você pode tanto plantá-lo no seu quintal quanto em vasos, desde que ofereçam boa drenagem. Já o cultivo em água deve ser feito em recipientes sem furos. Se você deseja ir para o método mais fácil, opte pelo cultivo em terra.
  • Plantio na água: o cultivo hidropônico é possível, como dito acima. Você deve colocar a planta em um recipiente sem furos e encher de água até cobrir a base dos talos. Se quiser, você pode colocar algumas pedras decorativas no fundo do recipiente.
  • Solo: se o cultivo é em solo, provavelmente a planta se adaptará mais rápido e será muito mais fácil. Você deve assegurar que o solo esteja bem drenado, com um pH de neutro a ligeiramente ácido. Você pode adicionar uma mistura de turfa e perlita para melhorar a drenagem do solo.
  • Luz: você não precisa se preocupar tanto com a luz, uma vez que o bambu da sorte se dá bem tanto com muita luz quanto com sombra. O grande cuidado que se deve ter é não deixar que ele receba luz solar direta. As variações de luz vão modificar a taxa de crescimento da planta, mas raramente ocasionam prejuízos estéticos.
  • Temperatura: o bambu da sorte também é uma planta que se adapta bem a diferentes temperaturas. O grande cuidado aqui é não deixá-lo sofrer com o frio extremo.
  • Umidade: a umidade ideal é média. Deste modo, essa não é uma planta adequada para banheiros e cozinhas, onde a umidade costuma ser maior.
  • Irrigação: a rega é muito simples com essa planta. A primeira regra é nunca utilizar água da torneira, que pode conter flúor, cloro e outros aditivos que podem prejudicar a planta. O ideal é utilizar água filtrada ou água da chuva. A quantidade de regas depende muito da temperatura, umidade e clima. O ideal é regar assim que o solo se manifestar seco. Quando cultivado de forma hidropônica, você deve realizar a troca de água semanalmente para prevenir doenças. Regiões de ar seco também exigem uma frequência maior de rega.
  • Poda: a poda pode ser feita para controlar o crescimento e o formato. Não existe melhor época para realizar a poda.

Atenção: essa é uma planta tóxica para pets. Portanto, não recomendamos o cultivo no interior caso você tenha cachorros ou gatos. Embora ela seja tóxica para pets, não apresenta toxidade para seres humanos.

Qual é o significado do bambu da sorte?

feng shui

Como dito na introdução, o nome popular desta planta não é por acaso. Os praticantes do Feng Shui conhecem essa planta como uma planta que trás boa sorte e prosperidade.

Fotos de Bambu da sorte

Vale dizer que o significado específico depende do número de talos:

Um cauleFidelidade e simplicidade
Dois talosAmor
Três talosFelicidade e riqueza
Quatro talosMá sorte
Cinco talosPaz
Seis talosBençãos
Sete talosBoa saúde e sorte
Significado do bambu da sorte de acordo com o número de talos da planta

Como você pode ver na lista, segundo o Feng Shui devemos evitar bambus com quatro talos, que são os que trazem a má sorte.

A localização da planta também tem significados. Quando localizada na parte leste da casa, a ideia é atrair boa sorte. Quando ela é colocada no sudeste da casa, se espera a prosperidade.

Fotos de dracaena sanderiana
Imagens de Bambu da sorte
planta de feng shui
replantio

Fontes e referências: [1][2]

Veja também: Como Plantar Aspargo Alfinete

Você curtiu as dicas de cultivo do bambu da sorte? O que achou do nosso tutorial passo a passo? Ficou com dúvidas? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Bambu da Sorte (Dracaena sanderiana) + Cuidados. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.