10 Plantas que Gostam de Ambientes Fechados para Plantar no Interior

Selecionamos aquelas plantas perfeitas para cultivar no interior da casa! Ficou curioso?!

Publicado em e atualizado em: 23-04-2022 por Lory Aguiar

Conheça as mais belas plantas que adoram ambientes fechados!

Quem não adora viver em um ambiente repleto de verde? No entanto, nos dias atuais com os espaços cada vez menores, isso se torna mais difícil.

Isso sem falar que com a vida mais corrida, o tempo se torna cada vez mais escasso, fazendo com que as pessoas, deixem de lado a procura por áreas verdes que dão tanta vida aos ambientes.

Entretanto existem lindas plantas que não precisam de sol, e podem ser cultivadas dentro de sua casa, fazendo a diferença no ambiente.

Vamos conhecer 10 espécies de plantas que gostam de sombra e transformam o seu ambiente, são elas:

Antúrio

Antúrio

O Antúrio com suas flores coloridas é considerado um clássico, assim acaba sendo uma das plantas preferidas para decorações em casas e apartamentos. Todavia, é uma planta que necessita de um meio termo, não podendo ter muito sol, nem ser um ambiente muito escuro. O ideal, é colocá-lo próximo aquela janela que bate um solzinho fraco, no decorrer do dia.

Bromélia

Bromélia

As belas Bromélias, com suas folhas verdes e vermelhas, são perfeitas para a decoração de ambientes internos, trazendo mais vida aos ambientes. Procure coloca-las de modo que recebam claridade de forma indireta, pois o sol direto queima suas folhas. É importante não esquecer de rega-las a cada dois dias.

Begônia

Begônia

A Begônia é uma das plantas que gostam muito de sombra. Suas folhas e flores formam um belíssimo buquê colorido. Elas precisam serem protegidas do vento, da friagem e certamente da luz do sol. O ideal é rega-las sem molhar suas folhas.

Ráfis

Ráfis

Essa é uma planta que faz toda diferença na decoração dos ambientes. Com suas folhas verdes se abrindo em várias pontas, elas ficam perfeitas quando colocadas em vasos para decorar salas e até mesmo escritórios. Devem ser regadas com uma certa frequência.

Suculentas

As suculentas estão muito em alta, sendo as preferidas nos dias atuais, para a decoração dos mais variados ambientes como: salas, escritórios e até mesmo quartos. Isso se deve ao fato de não darem trabalho algum, pois armazenam água por longos períodos. No entanto, elas necessitam ficar aproximadamente 4 horas por dia no sol.

Lírio-da-paz

Lírio da paz

Perfeita em todos os aspectos, além de belíssima, essa planta resiste a baixa temperaturas, sombra e ainda remove o monóxido de carbono do ar. Em uma umidade moderada ela irá viver bem, trazendo uma sensação de paz ao ambiente, como o nome sugere.

Lança-de-São-Jorge

Lança de São Jorge

Essa planta é ótima para quem gosta de decorações modernas, além de ser muito resistente. Ela vive bem tanto em ambientes de sol, quanto de sombra, e o melhor é que se dá bem em ambientes com ar condicionado.

Dracena

Resistente ao ar condicionado, essa planta é excelente para decoração em vasos, para escritórios e salas. Gostam da sombra e vão bem em qualquer ambiente. Procure regar apenas quando a terra estiver seca.

Zamioculca

Zamioculca

Suas belíssimas folhas verdes brilhantes, deixam qualquer ambiente lindo, além de serem muito resistentes. Sobrevivendo em lugares com baixa luminosidade e com ar condicionado, elas não toleram muita água.

Bambu-da-sorte

Bambu da sorte

O interessante dessa planta é que apesar desse nome, não há bambu algum nela. Diz a lenda que se você ganhar essa planta de presente, ela lhe trará muita sorte. Ela fica muito bonita em decorações de salas e escritórios. O ideal é coloca-la em local onde bata luz indireta.

Essas são apenas algumas das inúmeras plantas que gostam de umidade, e se adaptam bem em ambientes internos.

Veja também: Como Cuidar de Bambus

Tipos de plantas

Em se tratando de iluminação adequada para as plantas, podemos basicamente dividi-las em três categorias:

Sombra:são aquelas que têm como habitat a sombra. Elas necessitam da luminosidade indireta para de desenvolver bem.
Meia-sombra: gostam de luz, mas somente no período da manhã ou no finalzinho da tarde.
Pleno sol:são plantas que necessitam de incidência direta dos raios solares, aproximadamente quatro horas diárias.

Como vimos, antes de cultivar uma planta dentro de casa o ideal é verificar se ela se adapta bem a sombra.

Cuidados necessários com as plantas de gostam de umidade

Aquele cheirinho de natureza dentro de casa é muito bom né? Sem falar na beleza que as plantas trazem ao ambiente. Todavia quando decidimos decorar nossos ambientes internos com as mais variadas plantas, temos que ter alguns cuidados.

Vamos conhecer alguns cuidados que se deve tomar, para manter suas plantas sempre saudáveis e bonitas como:

  • Cuidar para que a planta esteja adubada adequadamente e com umidade suficiente.
  • Antes de regar, toque o solo para verificar se ele está úmido, desse modo evita-se de encharca-lo ou deixa-lo seco demais.
  • Procure cuidar da necessidade da luz solar de sua planta. Enquanto algumas gostam de sombra, outras necessitam de esporádicos banhos solares.
  • É interessante passar água nas folhas, evitando assim o acúmulo de poeira.
  • Evite deixar suas plantas próximas de aparelhos eletrônicos, pois o calor pode prejudicar suas folhas.
  • Em casos de flores plantadas, dê preferência a vasos cerâmicos.

Leia também: Dieffenbachia amoena

Como escolher as plantas

Plantas que Gostam de Ambientes Fechados

Como pudemos ver, existem muitas plantas que servem para compor a decoração de sua casa. Entretanto, na hora de adquirir aquelas que irão decorar seu ambiente fique atento com:

  • Prefira as mais crescidas, pois o ambiente dificulta o desenvolvimento das sementes.
  • Procure optar por plantas verdes, pois dão menos trabalho.
  • Prefira os vasos cerâmicos, que retêm a umidade, mantendo a terra fresca por mais tempo.
  • Mantenha as janelas abertas, isso fará com que haja maior circulação de ar.

Vale lembrar, que mesmo essas plantas gostando muito de umidade, elas possuem características diferentes. Busque informações específicas sobre a espécie que você queira cultivar, e faça uma linda decoração em seu ambiente.

Se amarrou nesse artigo?

E ai, gostou das nossas dicas? Decidiu decorar sua casa com lindas plantas?

Como vimos, podemos transformar nosso ambiente preferido, com lindas plantas. Seja sua sala, seu escritório ou até mesmo o banheiro, as plantas dão vida ao ambiente, tornando-os muito mais aconchegantes.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 10 Plantas que Gostam de Ambientes Fechados para Plantar no Interior. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.