Por que as Folhas da Minha Azaleia Estão Caindo? Problemas e Soluções!

As folhas da sua Azaleia estão caindo? Não entre em pânico! Reunimos as principais causas e soluções para você restaurar a saúde da sua planta!

Publicado em e atualizado em: 26-04-2022 por Lory Aguiar

A azaléia é uma planta florida muito cultivada domesticamente devido a ser uma ótima pedida na decoração ou paisagismo. Embora seja fácil de cultivá-la, existem alguns problemas que podem ocasionar a queda das folhas e flores.

azaleia

Nesse novo guia do Meu Verde Jardim, reunimos os principais problemas que geram a queda de folhas e as melhores soluções para te ajudar a ter plantas bonitas e saudáveis.

Folhas da azaleia caindo

Essas são as principais razões pelas quais a sua Azaleia esta perdendo as folhas:

  • Excesso de irrigação;
  • Carência de nutrientes;
  • Luz inadequada;
  • Umidade inadequada;
  • Pragas e doenças.

Ao perceber as primeiras folhas caindo, você deve identificar a causa e eliminar. Vamos listar as principais causas para você identificar qual delas (ou quais delas) esta causando o problema.

Excesso de Irrigação na Azaleia

Excesso de Irrigacao

Embora a azaleia seja uma planta que gosta de água, tudo em excesso faz mal. A principal das causas de queda de folhas é o excesso de irrigação. E é por isso que começamos com ela em nossa lista.

O primeiro sinal de muita rega é que as pontas das folhas começam a ficar pretas antes de caírem. Após um tempo, o próprio caule da planta começa a escurecer e secar.

A solução é muito fácil. Você deve diminuir a frequência de rega e a quantidade de usa empregada.

Dicas de ouro:

  • Utilize água filtrada ou da chuva – evite água da torneira.
  • Por ser uma planta que gosta de acidez, você pode adicionar algumas gotas de limão na água.
  • Reduza a frequência de irrigação em outubro, quando os botões surgem.

Clorose

Clorose

Você sabe o que é clorose? É uma patologia que afeta diversas plantas, podendo também afetar a azaleia.

A principal causa dessa patologia é a carência de nutrientes no solo, que acaba prejudicando o processo de fotossíntese.

Um dos fatores que levam a falta de nutrientes é um pH de solo alto. A azaleia é uma planta de solo ácido. Um solo inadequado pode causar clorose.

O primeiro sinal de clorose é o amarelamento das folhas da planta. Em seguida, elas começam a cair.

Qual é a solução para Clorose?

Você deve agir de maneira preventiva assegurando a acidez do solo. Mas quando o problema surge, não há muito o que fazer a não ser corrigir o pH do solo. Você pode adicionar um fertilizante baseado em ferro, assim como pode adicionar algumas gotinhas de limão como ensinado acima para aumentar a acidez do solo.

Choque de Transplante

Choque de Transplante

Após transplantar a sua azaleia, ela vai se deparar com novas condições de solo, umidade e luz. Por conta disso, ela pode receber o chamado choque de transplante, que nada mais é do que um estresse que a planta sofre ao ser transplantada.

Esses são os três sinais de choque de transplante:

  • Folhas amarelando.
  • Folhas murchando.
  • Folhas caindo.

As causas do choque de transplante são duas. A primeira é o tempo que as raízes exigem para se adaptar ao novo ambiente. A segunda é o fato de que muitas vezes danificamos as raízes ao fazer o transplante. Esse dano pode dificultar a adaptação da planta no novo ambiente.

Não há muito o que fazer sobre o choque de transplante. Basta dar tempo que a planta vai se adaptando. É apenas importante não esquecer de regar a planta durante a fase de adaptação.

Falta de Luz do Sol

Falta de Luz do Sol

A luz é fundamental para a planta fazer a fotossíntese e florescer. A falta de luz solar pode ocasionar a queda das folhas da Azaleia.

Se esse for o problema, é muito fácil de resolver. Basta você mudar a planta de lugar, para um local que ela receba mais luz solar. Só tome cuidado em não queimar a planta com excesso de luz.

Temperaturas Altas

Temperaturas Altas

Muito calor também pode ocasionar a queda de folhas da sua azaleia. A solução, aqui, é borrifar um pouco de água na planta para umedecer e refrescar as folhas.

Geadas (baixas temperaturas) também podem ser igualmente prejudiciais. O ideal é proteger as suas plantas de geada recolhendo elas para dentro caso elas estejam ao ar livre.

Umidade do Ar

Umidade do Ar

Para cultivar Azaleia, você precisa de uma umidade de ar de cerca de 70%. Caso esteja abaixo disso, a queda das folhas pode ocorrer como sintoma.

Essa é uma planta muito sensível a secura do ar. Para resolver esse problema, você pode borrifar água na sua Azaleia com certa frequência.

Doenças que Causam a Queda das Folhas

Doencas que Causam a Queda das Folhas

As causas acima são as mais comuns e mais fáceis de resolver. Todas elas estão envolvidas com requisitos da planta e cuidados necessários. Mas existem problemas cujas causas não são a negligência de cuidados. As doenças entram nessas causas. Embora você possa controlar alguns fatores para prevenir o aparecimento, elas podem surgir invariavelmente.

Uma das doenças mais comuns nas azaleias é a ferrugem. Inicialmente, os primeiros sinais são o amarelamento das folhas. Posteriormente, elas passam a cair.

Embora não possa ser evitada, existem cuidados que você pode tomar para evitar a ferrugem. Certifique-se que o seu solo esta bem drenado e que você não esta se excedendo na irrigação da azaleia.

Caso a ferrugem esteja aparecendo em fase inicial, você deve podar e remover as folhas infectadas pela doença para salvar a planta.

Caso a ferrugem esteja afetando as raízes da planta, pode ser necessário um replantio.

Pragas e Insetos Atacando a Azaleia

como matar Pulgas

Insetos e pragas também pode ocasionar a queda de folhas da azaleia. Elas primeiro trocam de cor, ficando amareladas ou marrons. Depois, começam a cair.

As pragas mais comuns incluem pulgões, moscas, cachonilhas e ácaros aranha.

O ideal é inespecionar a planta frequentemente na busca de sinais de infestações de pragas. Elas costumam ser mais comuns em plantas criadas ao ar livre do que plantas cultivadas no interior.

Você pode precisar de um inseticida orgânico caso a coisa saia de controle.

Veja também: Espécies de Aranha de Jardim

Vaso Inadequado para a Planta

em vasos 1

Outra possível causa de queda das folhas – eliminadas todas as outras – pode ser que você errou na hora de escolher o tipo de vaso.

O problema mais comum é selecionar um vaso muito pequeno que não tenha espaço para as raízes da planta se estabelecerem.

Caso seja esse o problema, você pode precisar de um replantio para salvar a planta.

Você ficou com alguma dúvida sobre os problemas e soluções com azaleias? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Por que as Folhas da Minha Azaleia Estão Caindo? Problemas e Soluções!. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.