Como Plantar Melancia (Citrullus lanatus) Passo a Passo

Guia completo com tudo o que você precisa saber para começar a cultivar melancias na sua casa.

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Lory Aguiar

Melancias cultivadas em casa são mais doces, suculentas e gratificantes que aquelas compradas em feiras e supermercados. Além disso, essa é uma cultura de rápido cultivo, onde com dois ou três meses já é possível colher os primeiros frutos.

Frutas Doces

Não é difícil cultivar melancias. Confira esse novo guia do Meu Verde Jardim com todas as informações que você precisa saber para plantar essa fruta na sua casa.

As melancias são compostas majoritariamente por água, que é 92% da composição da fruta. Ela é rica em vitamina A, B6, C, licopeno, antioxidantes, aminoácidos e diversos outros nutrientes e fitoterápicos.

Melancias

Citrullus lanatus

Nome científicoCitrullus lanatus
Nome popularMelancia
FamíliaCucurbitaceae
OrigemÁfrica
TipoAnual
Citrullus lanatus

Como Plantar Melancias

Mini Fruto

Confira as principais exigências de cultivo da melancia:

  • Solo: a melancia aprecia um solo quente, rico em nutrientes e bem drenado. Com um pH entre 6 e 6,8. É importante também remover todas as ervas daninhas.
  • Luz: melancias devem ser cultivadas em pleno sol, recebendo pelo menos dez horas de luz solar por dia.
  • Irrigação: a rega é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da melancia. Fizemos um subtítulo, abaixo, com mais detalhes. No geral, ela deve ser irrigada com maior frequência quando as mudas ainda são jovens, mas nunca a ponto de alagar o solo e torná-lo propício a doenças de fungos. Leia o subtítulo abaixo para maiores informações.
  • Temperatura: por preferir um solo mais quente, você deve plantar as sementes de melancia após a geada. As melancias são culturas excelentes para cultivar em climas mais quentes.
  • Fertilização: as melancias gostam se ser alimentadas frequentemente com fertilizantes. Para fertilizar sua plantação de melancias, opte por fertilizantes ricos em nitrogênio em uma primeira etapa. Quando a planta começar a florescer, passe a utilizar um fertilizante rico em fósforo e potássio.

Leia também: Como Cuidar de Pé de Goiaba

Como Germinar Sementes de Melancia

O primeiro passo para cultivar melancias a partir de sementes é escolher sementes de boa qualidade para iniciar o cultivo. Opte por variedades de bom rendimento e modificadas para resistir a doenças. Além disso, verifique se as sementes tem sinais de envelhecimento ou mau armazenamento. Por fim, as sementes devem estar limpas da mistura com outras sementes.

Pe De Melancia

Após escolher a semente e realizar a aquisição, você deve tratá-las com fungicidas para dar uma proteção a mais para as suas futuras mudas de melancia.

Alguns guias online recomendam utilizar o método de embebedar a semente em água, deixando-a de molho por algumas horas para aumentar a taxa de germinação. Infelizmente, isso não vale para as sementes de melancia, valendo apenas para outras culturas. Caso você realize esse procedimento, você pode aumentar a incidência de doenças de fungos.

Perfeita Para Cultivar No Jardim

Ao plantá-las, você não deve deixá-las muito fundas no solo. Elas deve ficar em uma profundida de cerca de uma polegada. Plante cerca de três sementes por buraco, dado que muitas não vão germinar.

A germinação tende ocorrer em cerca de dez dias. Quanto mais quente é o solo, mais rápido é o processo de germinação.

Veja também: Como Plantar Gabiroba e Como Cuidar de Mamão

Como Regar a Melancia: Irrigação

A irrigação deve ser feita uma vez por semana.

Plantacao Da Fruta

É importante que ela seja feita na raiz da planta. Caso você molhe as flores, frutos ou caules, pode aumentar a probabilidade da planta desenvolver doenças de fungos.

Na medida que a melancia começar a ficar madura, você deve ir diminuindo a frequência de irrigação. Isso ajuda a torná-la mais doce.

Plantacao De Melancias

Lembre-se que as melancias são 90% água, e bebem muito para se desenvolverem.

Leia também: Como Cuidar de Pé de Morango

Como saber se as melancias estão maduras para colher?

As melancias não amadurecem depois de colhidas. Portanto, acertar o tempo certo da colheita é muito importante. Confira algumas dicas de como saber quando as melancias estão maduras e prontas para serem colhidas:

Como Saber se as Melancias Estão Prontas para Serem Colhidas

Tempo total: 10 minutos

Bata sutilmente na melancia. Se ela estiver oca, esta madura.

Outro sinal é que o contraste entre as listras diminuem bastante na medida que ela vai ficando madura.

Pressione o dedo. Se ela ceder, é sinal de que esta madura.

Passou-se cerca de cem dias depois da semadura.

Jamais arranque a melancia do pé. O ideal é retirá-la utilizando uma faca de poda.

Clima Tropical

Após colhidas, elas podem ser armazenadas com casca em até 10 dias para o consumo. Após cortadas, podem ser armazenadas por até 4 dias dentro da geladeira, embrulhadas com plástico.

Leia também: Como Fazer Mini Horta em Casa

Doenças e Pragas da Melancia

Esperamos que não ocorra com você, mas vez ou outra, podemos ter algum problema na nossa plantação de melancia que merece a nossa atenção. Nessa sessão do artigo, reunimos algumas das doenças e pragas que mais frequentemente atacam essa cultura e trouxemos as melhores soluções.

Leia também: O que é fumagina?

Pulgões e Ácaros

Como Identificar Ácaros

Essas pragas costumam habitar a parte inferior das folhas da melancia. Quando em infestação, essas pragas podem impactar negativamente a fotossíntese da planta. Muitas vezes, um jato de mangueira é o suficiente para remover essas pragas.

Mofos e Fungos

Mofo Branco 1

As melancias gostam de ser irrigadas, mas se isso for feito em excesso, o cenário úmido será perfeito para a proliferação de fungos, bactérias, vírus e mofo.

É sempre melhor prevenir do que remediar, portanto, sempre escolha sementes de fornecedores de confiança.

Também é importante a rotação de culturas. Você deve evitar cultivar plantas de uma mesma família em uma janela temporal curta.

A infestação de fungos pode levar ao apodrecimento das raízes, caules, folhas e frutos. O ideal é remover as partes infectadas e aplicar um antifúngico orgânico, como óleo de neem.

Podridão da Ponta das Folhas

Podridao Das Raizes Da Pimenteira

Se a ponta das folhas estiverem apodrecendo, é sinal de que a sua plantação precisa de mais nutrientes no solo. Aplique um fertilizante como recomendado neste artigo.

Míldio

Os sinais de infestação de míldio na plantação de melancia são muito claros: um pó branco, que cobre as folhas. Esse fungo geralmente prospera quando o ambiente esta mais úmidos do que deveria, seja por excesso de irrigação, seja por má drenagem do solo, seja por mal posicionamento das plantas.

Manchas nas Folhas da Melancia

Manchas nas folhas podem ser antracnose, uma doença proveniente de fungos que pode levar as folhas a caírem. Opte sempre por variedades de sementes resistentes a antracnose.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Melancia

Citrullus Lanatus

Ao longo de sua jornada cultivando a sua horta de melancias, muitas dúvidas podem surgir. Para te ajudar nessa empreitada, criamos essa sessão do artigo, com perguntas e respostas para te ajudar. Confira:

Quais são os estágios de crescimento da melancia?

Os estágios de crescimento da melancia são germinação, vinha, floração e, por fim, frutificação.

Quanto tempo demora para as sementes de melancia germinarem?

Demora cerca de dez dias.

Quanto tempo demora para colher melancias?

Demora cerca de cem dias após a semadura.

Quantas melancias nascem por planta?

Cada planta pode produzir entre dois a quatro frutos.

Por que minha melancia não cresce?

Esse problema é comumente ocasionado por cultivo desta fruta em um solo inadequado, geralmente solos pesados, que dificultam o crescimento da planta.

Por que as videiras de melancia estão murchando?

Esse é um problema geralmente ocasionado por fungos. Verifique se há sinais de doenças fungicas nas raízes da planta, como manchas, bolores ou apodrecimento. Caso assertivo, pode ser necessário a aplicação de um fungicida.

Qual é o melhor fertilizante para melancias?

Para fertilizar sua plantação de melancias, opte por fertilizantes ricos em nitrogênio em uma primeira etapa. Quando a planta começar a florescer, passe a utilizar um fertilizante rico em fósforo e potássio.

Posso cultivar melancia através de mudas?

A melancia é uma fruta com raízes muito sensíveis, que não gostam de ser transplantadas. Recomendamos sempre o cultivo da fruta a partir de sementes.

Como plantar melancias no frio?

Em climas mais frios, você deve fornecer cobertura morta ao solo para aquecê-lo. A melancia exige um solo mais quente para se desenvolver. Escolha também a região da sua casa que mais recebe sol para posicionar as suas plantas. Além disso, inicie o cultivo no verão.

Posso cultivar melancias verticalmente?

Sim, é possível plantar melancias em uma treliça. Você deve escolher uma treliça grande, que tenha pelo menos 3 metros de largura. Certifique-se que a treliça esteja bem presa, uma vez que melancias são pesadas. Você pode utilizar elásticos para prender a vinha na treliça. Quando a melancia atingir o tamanho de uma bola de futebol, você deve prendê-la em uma rede.

Posso plantar melancias em vasos?

A melancia é uma fruta muito grande para ser cultivada em vasos. Todavia, existem variedades anãs, que podem ser cultivadas em vasos, desde que você escolha um vaso grande. Os cuidados exigidos são os mesmos para o cultivo ao ar livre, acima descritos.

Como Cuidar De Melancias
Como E O Pe
Como Plantar Em Casa 2
Como Plantar Melancia
Cuidados Com Melancias
Dicas De Cuidados 1
Especie Ana
Especie Grande
Flores Da Planta
Folhagem Da Planta
Folhas Da Plnata
Fotos De Citrullus Lanatus

Você ficou com alguma dúvida sobre como plantar melancia passo a passo? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.