Beterrabas cultivadas em casa são mais saborosas e saudáveis. Veja o tutorial passo a passo de como fazer isso!
Publicado em 14-09-2021 e atualizado em: 28-03-2022 porÉ inegável que as beterrabas cultivadas em casa são mais saborosas e saudáveis. O que poucos sabem é que esse cultivo é muito mais fácil do que parece. Nesse novo guia do Meu Verde Jardim, você vai aprender tudo o que precisa saber para cuidar de uma plantação de beterrabas na sua casa.

É muito fácil cultivar beterrabas em casa, e esse é um vegetal muito resistente a pragas e doenças, que vai te dar poucas dores de cabeça. Além disso, uma plantação de beterrabas pode ocupar pouco espaço, permitindo o cultivo em pequenos espaços no quintal ou mesmo dentro de casa.

A beterraba que consumimos nada mais é do que uma raiz vermelha e redonda, que pode ser utilizada no preparo de pratos assados, conservas e saladas. Existe uma grande variedade de espécies de beterrabas que você pode cultivar em casa, tanto a partir de mudas quanto a partir de sementes.

Confira o resumo do artigo:
- A beterraba demora cerca de 50 dias para ficar pronta para ser colhida.
- Ela requer um local ensolarado e um solo rico em nutrientes.
- Elas também podem ser cultivadas em vasos, bacias e estufas.
- Para uma germinação mais rápida e assertiva, deixe as sementes 24 horas de molho na água.
Conteúdo
Beta vulgaris esculenta

Confira alguns dados botânicos e científicos da beterraba:
Nome científico | Beta vulgaris esculenta |
Nome popular | Beterraba |
Família | Amaranthaceae |
Origem | Europa |
Tipo | Bienal |
Como Plantar Beterrabas na Horta Passo a Passo

A beterraba é uma cultura muito fácil de se plantar, sendo inclusive recomendada para os mais iniciantes. Confira tudo o que você precisa saber para iniciar a sua horta de beterrabas:
- Solo: o solo precisa ser leve, ligeiramente alcalino ou neutro. Se o solo for muito pobre, corrija-o com um fertilizante NPK balanceado algumas semanas antes de iniciar o cultivo.
- Luz: escolha um local de pleno sol para cultivar suas beterrabas. Essa planta precisa receber pelo menos seis horas de luz solar por dia.
- Propagação: a beterraba pode ser cultivada tanto a partir de sementes quanto mudas (transplante). Ela é uma das poucas raízes que responde bem ao transplante. Ao cultivar a partir de sementes, sempre compre sementes de boa procedência e qualidade.
- Espaçamento: as sementes de beterraba devem ser semeadas com um espaçamento de 10 centímetros de distância e uma profundidade de dois centímetros.
- Irrigação: a rega deve ser feita frequentemente sempre que o solo estiver seco ao teste do dedo. A beterraba exige um solo sempre úmido para se desenvolver. Se você irrigar pouco, é possível que suas beterrabas fiquem lenhosas e rachem. Portanto, não deixe sua horta passar sede.
- Fertilização: a beterraba se alimenta constantemente dos nutrientes do solo. Assim sendo, você precisa realizar a reposição de tempos em tempos. Utilize um fertilizante rico em fósforo, seguindo as instruções contidas no rótulo.
- Cuidados: é importante remover as ervas daninhas com frequência, uma vez que elas podem disputar por água, luz e nutrientes do solo com as suas beterrabas.
- Pulgões: os pulgões são pragas que podem dar vários sinais de infestação, incluindo o enrolamento das folhas, brotos distorcidos e uma menor produção de raízes. Uma forma de controlar a população de pulgões organicamente é plantando plantas que atraem joaninhas para o seu quintal, que são predadores naturais dos pulgões.
- Mancha foliar: manchas nas folhas estão entre um dos problemas mais comuns que podem afetar essa cultura. Os sinais dessa doença pode ser facilmente identificados na folha, e ela é agravada por um clima quente e úmido. Uma forma de evitá-la é realizar a rotação de safras. Essa é considerada a principal doença que afeta beterrabas.
- Folhas amarelando: se as folhas da sua beterraba estão amarelando, pode ser um sinal de que esta faltando nutrientes no solo. A solução é a aplicação de um fertilizante rico em fósforo.
Variedades, Espécies, Tipos e Híbridos

Confira alguns tipos de beterrabas que você pode cultivar na sua casa:
- Beterraba Itapuã: variedade que produz muitas raízes, resistente a muitas doenças.
- Beterraba Híbrida Merlot: planta muito produtiva com raízes roxas, perfeita para regiões chuvosas.
- Beterraba Chata do Egito: seu nome se dá por suas raízes achatadas em formato de globo. Sua polpa é de um vermelho brilhante.
- Beterraba Maravilha: variedade de raízes grandes em cor vermelha escura.
- Beterraba Vermelha Comprida: variedade excelente para saladas devido ao formato comprido das raízes que favorece ao corte.
- Beterraba amarela ou dourada: diferente da maioria das variedades acima, essa beterraba tem seu interior amarelado, como o nome sugere.
- Beterraba Branca: outra variedade bastante exótica, cujo seu interior da raiz é branco.
- Beterraba açucareira: variedade utilizada na produção de açúcar.
Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Beterrabas

Você ainda ficou com alguma dúvida? Fizemos uma sessão de perguntas e respostas para esclarecer os questionamentos mais comuns em relação ao cultivo de beterrabas.
Em determinadas regiões, você pode observar o ataque de pássaros às suas mudas de beterrabas logo que você iniciou o cultivo. Uma forma de protegê-las é colocando uma garrafa pet cortada acima de cada muda durante os primeiros dias de desenvolvimento da planta.
Entre o plantio e a colheita, vão cerca de quatro meses.
Sim. Mas é importante escolher o vaso certo. Ele precisa ter 20 centímetros de profundidade, no mínimo, podendo ser até maior de acordo com a variedade de beterraba cultivada.
A colheita deve ser feita assim que a beterraba atingir um tamanho ideal para comer. Geralmente, isso ocorre quando ela assume o tamanho de uma bola de golfe.
Elas podem ser armazenadas em caixas em um galpão fresco.
É possível aumentar a taxa de germinação das sementes de beterraba as colocando de molho por um período de vinte e quatro horas antes de plantar.
Tomates, feijões, brócolis, pepino, camomila e calêndula são boas companheiras para a beterraba.
As sementes de beterraba demoram cerca de duas semanas para germinarem.
Isso é ocasionado por um mal desenvolvimento das raízes, geralmente por excesso de nitrogênio no solo. A solução é corrigir a composição de solo ou replantar em uma região com um solo em diferentes condições.
❤️Seus amigos estão gostando:
Se você plantou ao ar livre, precisa realizar o teste do dedo no solo para saber quando o solo secou e é necessário regar. No geral, a beterraba costuma exigir cerca de uma rega por semana.
Veja também um vídeo sobre como plantar beterrabas:
Veja mais fotos da planta:



















Leia também: Cultivo de Mandioca e Como Fazer Horta na Cozinha
Você ficou com dúvidas sobre o passo a passo para plantar beterrabas na horta? Comente abaixo que iremos te auxiliar!

Olá, bem vindo ao meu blog! Eu me chamo Lory Aguiar. Sou formada em administração, natural de Pernambuco, graduanda em biologia e amo jardinagem!