Como Plantar Beterrabas na Horta: Fertilização, Poda, Irrigação

Beterrabas cultivadas em casa são mais saborosas e saudáveis. Veja o tutorial passo a passo de como fazer isso!

É inegável que as beterrabas cultivadas em casa são mais saborosas e saudáveis. O que poucos sabem é que esse cultivo é muito mais fácil do que parece. Nesse novo guia do Meu Verde Jardim, você vai aprender tudo o que precisa saber para cuidar de uma plantação de beterrabas na sua casa.

Beta vulgaris esculenta 1

É muito fácil cultivar beterrabas em casa, e esse é um vegetal muito resistente a pragas e doenças, que vai te dar poucas dores de cabeça. Além disso, uma plantação de beterrabas pode ocupar pouco espaço, permitindo o cultivo em pequenos espaços no quintal ou mesmo dentro de casa.

beterraba

A beterraba que consumimos nada mais é do que uma raiz vermelha e redonda, que pode ser utilizada no preparo de pratos assados, conservas e saladas. Existe uma grande variedade de espécies de beterrabas que você pode cultivar em casa, tanto a partir de mudas quanto a partir de sementes.

beterraba 1

Confira o resumo do artigo:

  • A beterraba demora cerca de 50 dias para ficar pronta para ser colhida.
  • Ela requer um local ensolarado e um solo rico em nutrientes.
  • Elas também podem ser cultivadas em vasos, bacias e estufas.
  • Para uma germinação mais rápida e assertiva, deixe as sementes 24 horas de molho na água.

Beta vulgaris esculenta

como colher 1

Confira alguns dados botânicos e científicos da beterraba:

Nome científicoBeta vulgaris esculenta
Nome popularBeterraba
FamíliaAmaranthaceae
OrigemEuropa
TipoBienal
Beta vulgaris esculenta

Como Plantar Beterrabas na Horta Passo a Passo

como colher 1 1

A beterraba é uma cultura muito fácil de se plantar, sendo inclusive recomendada para os mais iniciantes. Confira tudo o que você precisa saber para iniciar a sua horta de beterrabas:

  • Solo: o solo precisa ser leve, ligeiramente alcalino ou neutro. Se o solo for muito pobre, corrija-o com um fertilizante NPK balanceado algumas semanas antes de iniciar o cultivo.
  • Luz: escolha um local de pleno sol para cultivar suas beterrabas. Essa planta precisa receber pelo menos seis horas de luz solar por dia.
  • Propagação: a beterraba pode ser cultivada tanto a partir de sementes quanto mudas (transplante). Ela é uma das poucas raízes que responde bem ao transplante. Ao cultivar a partir de sementes, sempre compre sementes de boa procedência e qualidade.
  • Espaçamento: as sementes de beterraba devem ser semeadas com um espaçamento de 10 centímetros de distância e uma profundidade de dois centímetros.
  • Irrigação: a rega deve ser feita frequentemente sempre que o solo estiver seco ao teste do dedo. A beterraba exige um solo sempre úmido para se desenvolver. Se você irrigar pouco, é possível que suas beterrabas fiquem lenhosas e rachem. Portanto, não deixe sua horta passar sede.
  • Fertilização: a beterraba se alimenta constantemente dos nutrientes do solo. Assim sendo, você precisa realizar a reposição de tempos em tempos. Utilize um fertilizante rico em fósforo, seguindo as instruções contidas no rótulo.
  • Cuidados: é importante remover as ervas daninhas com frequência, uma vez que elas podem disputar por água, luz e nutrientes do solo com as suas beterrabas.
  • Pulgões: os pulgões são pragas que podem dar vários sinais de infestação, incluindo o enrolamento das folhas, brotos distorcidos e uma menor produção de raízes. Uma forma de controlar a população de pulgões organicamente é plantando plantas que atraem joaninhas para o seu quintal, que são predadores naturais dos pulgões.
  • Mancha foliar: manchas nas folhas estão entre um dos problemas mais comuns que podem afetar essa cultura. Os sinais dessa doença pode ser facilmente identificados na folha, e ela é agravada por um clima quente e úmido. Uma forma de evitá-la é realizar a rotação de safras. Essa é considerada a principal doença que afeta beterrabas.
  • Folhas amarelando: se as folhas da sua beterraba estão amarelando, pode ser um sinal de que esta faltando nutrientes no solo. A solução é a aplicação de um fertilizante rico em fósforo.

Variedades, Espécies, Tipos e Híbridos

como plantar beterraba

Confira alguns tipos de beterrabas que você pode cultivar na sua casa:

  • Beterraba Itapuã: variedade que produz muitas raízes, resistente a muitas doenças.
  • Beterraba Híbrida Merlot: planta muito produtiva com raízes roxas, perfeita para regiões chuvosas.
  • Beterraba Chata do Egito: seu nome se dá por suas raízes achatadas em formato de globo. Sua polpa é de um vermelho brilhante.
  • Beterraba Maravilha: variedade de raízes grandes em cor vermelha escura.
  • Beterraba Vermelha Comprida: variedade excelente para saladas devido ao formato comprido das raízes que favorece ao corte.
  • Beterraba amarela ou dourada: diferente da maioria das variedades acima, essa beterraba tem seu interior amarelado, como o nome sugere.
  • Beterraba Branca: outra variedade bastante exótica, cujo seu interior da raiz é branco.
  • Beterraba açucareira: variedade utilizada na produção de açúcar.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Beterrabas

como plantar beterraba na horta

Você ainda ficou com alguma dúvida? Fizemos uma sessão de perguntas e respostas para esclarecer os questionamentos mais comuns em relação ao cultivo de beterrabas.

Como proteger as mudas de beterrabas dos pássaros?

Em determinadas regiões, você pode observar o ataque de pássaros às suas mudas de beterrabas logo que você iniciou o cultivo. Uma forma de protegê-las é colocando uma garrafa pet cortada acima de cada muda durante os primeiros dias de desenvolvimento da planta.

Quanto tempo demora para colher as beterrabas?

Entre o plantio e a colheita, vão cerca de quatro meses.

Posso plantar beterrabas em vasos?

Sim. Mas é importante escolher o vaso certo. Ele precisa ter 20 centímetros de profundidade, no mínimo, podendo ser até maior de acordo com a variedade de beterraba cultivada.

Quando sei que posso colher as beterrabas?

A colheita deve ser feita assim que a beterraba atingir um tamanho ideal para comer. Geralmente, isso ocorre quando ela assume o tamanho de uma bola de golfe.

Como armazenar beterrabas?

Elas podem ser armazenadas em caixas em um galpão fresco.

Como aumentar a taxa de germinação das sementes de beterraba?

É possível aumentar a taxa de germinação das sementes de beterraba as colocando de molho por um período de vinte e quatro horas antes de plantar.

Quais são boas plantas companheiras para a beterraba?

Tomates, feijões, brócolis, pepino, camomila e calêndula são boas companheiras para a beterraba.

Quanto tempo as sementes de beterraba demoram para germinar?

As sementes de beterraba demoram cerca de duas semanas para germinarem.

Por que minhas beterrabas são pequenas?

Isso é ocasionado por um mal desenvolvimento das raízes, geralmente por excesso de nitrogênio no solo. A solução é corrigir a composição de solo ou replantar em uma região com um solo em diferentes condições.

Com quê frequência a beterraba precisa ser irrigada?

Se você plantou ao ar livre, precisa realizar o teste do dedo no solo para saber quando o solo secou e é necessário regar. No geral, a beterraba costuma exigir cerca de uma rega por semana.

Veja também um vídeo sobre como plantar beterrabas:

Veja mais fotos da planta:

cultivo de beterraba
dicas de cultivo 1
Flores de Beta vulgaris esculenta
folhas da planta
folhas da planta 1
Folhas de Beta vulgaris esculenta
folhas verdes
fotos de beterraba
horta de beterraba
Imagens de beterraba
mais saborosa
na horta 1
plantacao de beterraba
plantacao de beterraba 1
plantacao de beterraba em casa
Raiz de Beta vulgaris esculenta
raizes da planta 1
variedades da planta
variedades da raiz

Leia também: Cultivo de Mandioca

Você ficou com dúvidas sobre o passo a passo para plantar beterrabas na horta? Comente abaixo que iremos te auxiliar!

lory aguiar
Atualizado em 10-24-2021 por Lory Aguiar

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Como Plantar Beterrabas na Horta: Fertilização, Poda, Irrigação. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *