Como Plantar Chuchu na Terra, no Vaso e na Água

Esse é o guia definitivo com tudo o que você precisa saber para começar a sua horta de chuchu.

Publicado em e atualizado em: 09-01-2022 por Lory Aguiar

Você sabe como plantar chuchu em casa? Esse é um dos frutos consumidos diariamente, principalmente para quem deseja emagrecer. Ele também é rico em potássio, ferro, fósforo, cálcio, vitaminas A, B e C que trazem muitos benefícios para a saúde.

chuchu 1

Também conhecido como pimpinela, caiota e machucho, o chuchu pode ser facilmente cultivado em casa, plantado em vasos, canteiros e até na água. Porém, será preciso alguns cuidados com as condições de solo, luminosidade e regas.

Para saber como plantar chuchu e os cuidados durante o seu cultivo, continue a leitura e aprenda mais sobre esse fruto presente nos pratos de muitos brasileiros.

Como plantar chuchu em vaso – Passo a passo

cuidados com chuchu 1

Para você que mora em apartamentos ou casas com pouco espaço, essa dica de como plantar chuchu em vaso é para você que deseja cultivar o fruto em sua casa. Todo o processo pode ser conferido abaixo, basta seguir todas as etapas para o desenvolvimento da planta.

  1. Primeiramente, adquira uma semente de chuchu, que pode ser encontrada em lojas agropecuárias, com o produtor e retirada a semente do próprio fruto ou utilizado o broto;
  2. Para retirar a semente do fruto, pegue um chuchu bem maduro com as cascas amarelas e retire a semente sem cortar a parte do broto;
  3. Utilize um vaso de tamanho médio com um pedaço de madeira enfiada na terra para que o chuchu se desenvolva verticalmente;
  4. Prepare uma terra úmida, adubada e com boa fertilidade. Dê preferência para os solos ricos em fósforo e com ph entre 5 e 6,8;
  5. Plante a muda ou a semente de chuchu fazendo um buraco não tão profundo no meio do vaso;
  6. Tampe o broto ou semente com terra e adubo. Use também substrato, como preferir;
  7. Coloque o vaso em um local com acesso ao sol;
  8. Vá realizando as podas quando necessário. 

Aprenda a plantar chuchu na terra

Cuidados com chuchu 1 2

Se você possui um quintal em casa com bastante espaço, a dica é que você aprenda a plantar chuchu na terra. Criamos um passo a passo bem prático para você acompanhar, confira!

  1. Forme a muda com o chuchu maduro: Espere até a formação de um umbigo esbranquiçado por onde sai as raízes e broto do fruto.
  2. Preparo do vaso para plantio da muda: O chuchu não exige um solo específico, ele tolera muito bem a acidez e produz em quantidade quando encontra solos com boa fertilidade, uma boa drenagem e adubação.
  3. Plantio do broto: A melhor forma de plantar o chuchu na terra é plantando com a cabeça virada para baixo, isto é, com o umbigo esbranquiçado coberto por terra onde as raízes irão crescer se aprofundando pelo solo.
  4. Formação da parreira: Após a rama do chuchuzeiro desenvolvida é hora de plantar a muda diretamente na terra, então coloque o fruto diretamente na terra adubada com esterco de animal e adubo.
  5. Aguarde a floração: A floração branca são os sinais que o fruto está se desenvolvendo, embaixo das flores você vai notar a frutificação do chuchu.
cultivo de chuchu 1

Quando for plantar chuchu em canteiro de terra escolha um local perto de cercas e com boa luminosidade, e a cada mês do crescimento adicione nutrientes para um fruto forte e nutritivo.

Como plantar chuchu na água?

Na verdade, aprender como plantar chuchu na água é uma técnica para fazer brotar o fruto, depois ele precisa ser plantado na terra adubada, seja em vaso ou canteiro na sua casa. 

cultivo de legumes 1

Essa é uma dica para quem possui o chuchu em casa e deseja plantar a partir de um broto do fruto. Portanto, para realizar esse procedimento, siga as próximas etapas:

Fotos de chuchu 1

Como Plantar Chuchu na Água

  1. Pegue um chuchu bem maduro, veja se a casca está amarelada e com o “umbigo” esbranquiçado bem evidente;

  2. Em uma vasilha com água, coloque o chuchu com a parte do umbigo para cima da água (parte fina dentro da água);

  3. Deixe o chuchu na água por pelo menos 15 dias até formar os brotos na parte do umbigo;

  4. Com o broto aparente, escolha o melhor local para plantar o chuchu, podendo ser na terra em um local que ele possa crescer verticalmente ou no vaso com a dica de uma madeira fincada.

  5. Priorize uma terra com bons nutrientes, baixa acidez para que as raízes possam se desenvolver com qualidade.

Pronto, agora é só aguardar o tempo correto para o crescimento da planta. Mas antes de saber qual o momento certo para colher o chuchu, veja quais são os principais cuidados na hora de cultivar o fruto em casa.

Clima e condições ideais para cultivar o chuchu

O clima ideal para cultivar o chuchu são as temperaturas altas de 20 ºC a 27 ºC, inclusive em uma condição de tempo mais úmido. 

na fazenda 2

Sendo assim, o cultivo do chuchu deve ser evitado em épocas mais frias do ano, pois o fruto não suporta geadas e temperaturas muito baixas. O mais indicado é começar o plantio de chuchu no final do inverno e início da primavera.

Outro ponto importante é a condição de luminosidade, eles gostam de locais ensolarados, ou pelo menos com sombra parcial para o seu melhor desenvolvimento.

Invista também em um solo com materiais ricos em fertilizantes orgânicos, utilize técnicas de compostagem para criar nutrientes para seu canteiro ou vaso de chuchu.

na feira 1

Quanto às regas, o chuchu não gosta de solos muito encharcados, por isso seu solo precisa ser bem drenado. 

O chuchu plantado em vaso ou canteiro deve ser molhado no pé da planta com a ajuda de um borrifador nos primeiros dias do seu crescimento.

Qual o momento para colher o chuchu?

O momento certo para colher o chuchu vai depender das condições climáticas e os cuidados com o fruto, por isso, acompanhe o crescimento do chuchu diariamente. 

para colher 1

Apesar de ser considerado um fruto fácil de cuidar, as regas são bem importantes e quando há pobreza do solo será preciso adubar.

Você pode iniciar a colheita do chuchu plantado em casa após 90 dias, mas dependendo da região esse período se estende para 120 dias.

As flores são os primeiros indicadores de que logo poderá ser feita a colheita do chuchu, em aproximadamente duas semanas após a abertura das flores. Um sinal de que a colheita do chuchu foi realizada tardia é que o fruto começa a rachar.

plantacao em casa 1

Saiba que comercialmente um parreiral de chuchu pode durar 3 anos, mas no caso dos chuchus plantados em casa essa durabilidade pode ultrapassar essa quantidade em anos.

Veja também: Como Fazer Horta Dentro do Apartamento e Cloridato de Tiamina nas Plantas

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Chuchu

Ficou com dúvidas? Confira a nossa sessão de perguntas e respostas sobre o cultivo de uma plantação caseira de chuchu:

Posso plantar chuchu em vasos?

Sim, mas o rendimento não costuma ser tão grande quanto o chuchu cultivado em horta. É importante que você escolha um vaso com profundidade adequada para o estabelecimento das raízes desse legume.

Quais legumes e vegetais podem ser plantados junto ao chuchu?

O chuchu é um legume companheiro de outras plantas, como abóbora, milho, pimentas, maracujá, brócolis, hortelã e feijões.

Como proteger o chuchu de pulgões?

Os pulgões são pragas que podem atacar sua plantação de chuchu. A melhor forma de lidar com eles é através da aplicação de uma solução de água com sabonete inseticida sobre as plantas, que vai repelir esses insetos da sua horta.

As folhas do chuchu são comestíveis?

Sim, as folhas, brotos e frutos são partes comestíveis da planta que podem ser utilizadas no preparo de diversos pratos.

O chuchu é uma planta perene?

Embora ela seja, de fato, uma planta do tipo perene, é recomendado que se renove a plantação de três em três anos para evitar a propagação de doenças e fungos.

Quantas vezes por semana devo regar o chuchu?

Em climas quentes, você deve regar o chuchu cerca de quatro vezes por semana. Em climas mais úmidos e frios, você deve irrigar cerca de duas vezes por semana.

Posso cultivar chuchu em treliças?

Sim, desde que utilize uma treliça forte o suficiente para suportar o peso dos frutos.

Por que as folhas de chuchu estão ficando amarelas?

O amarelamento geralmente é causado ou pelo excesso de irrigação ou pela falta.

Você ficou com alguma dúvida sobre o cultivo de chuchu? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Chuchu na Terra, no Vaso e na Água. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.