Como Plantar Pepino Passo a Passo (Cucumis sativus)

Aprenda como plantar pepinos na sua casa de um jeito simples!

Crocante e suculento, o pepino é um popular ingrediente utilizado em saladas e molhos. Suas sementes são utilizadas na produção de um óleo, semelhante ao Azeite de Olívia. Já as suas folhas são utilizadas no preparo de um chá medicinal. E o melhor de tudo: os pepinos crescem muito rápido e exigem poucos cuidados.

casca lisa

Quer aprender como cultivar pepinos na sua casa? Confira esse guia completo que o Meu Verde Jardim preparou com tudo o que você precisa saber sobre o cultivo de pepinos.

Cucumis sativus

como cultivar pepinos 1

Confira alguns dados científicos, técnicos e botânicos dessa cultura:

Nome científicoCucumis sativus
Nome popularPepino
FamíliaCucurbitaceae
OrigemÍndia
TipoAnual
Cucumis sativus

Como Plantar Pepino na Horta

Cucumis sativus 1

O pepino é uma cultura muito fácil de se cultivar, que exige poucos cuidados e conhecimentos. Essas são as exigências do pepino para ser cultivado na sua casa:

  • Luz: o pepino deve ser cultivado em pleno sol. O sol é fundamental para uma produção profícua e uma colheita melhor.
  • Solo: o solo deve ser bem drenado, rico em nutrientes, e com pH 7, sendo ligeiramente alcalino.
  • Propagação: os pepinos podem ser plantados tanto a partir de sementes quanto a partir de mudas.
  • Temperatura: os pepinos apreciam o calor, principalmente na fase de germinação.
  • Umidade: em climas mais secos, você pode adicionar uma cobertura morta no solo para retenção da umidade.
  • Espaçamento: plante cada pepino a 40 polegadas de distância como espaçamento. É importante também remover frequentemente as ervas daninhas. Leia o nosso guia de como remover ervas daninhas.
  • Irrigação: a rega é fundamental para a formação de pepinos grossos e suculentos, uma vez que a água é um dos principais componentes desse legume. Recomendamos que você realize o teste do dedo semanalmente para verificar a umidade do solo e saber quando é a hora certa de irrigar.
  • Fertilização: o pepino pode muito bem crescer sem fertilizantes se for cultivado em um solo rico. Caso contrário, a fertilização pode ser imprescindível para frutos melhores. Os fertilizantes ricos em nitrogênio são os mais indicados para pepinos. Caso você esteja com muitas doenças na sua colheita, opte por um fertilizante rico em fósforo.
  • Pragas: besouros, ácaros, moscas, pulgões e percevejos estão entre as principais pragas do pepino. Você pode resolver boa parte delas com um bom inseticida orgânico.
  • Doenças: boa parte das doenças surgem por cuidados indevidos ou não atender aos requisitos e necessidades da planta. Uma forma de prevenir o aparecimento de doenças é escolhendo variedades resistentes a doenças. Bactérias, vírus e fungos estão entre os principais vilões quando o assunto são doenças do pepino. Fungicidas, herbicidas, inseticidas e outros produtos podem ser excelentes aliados ao combate dessas doenças.
  • Poda: embora não seja necessário, por vezes a videira de pepino precisa ser podada, principalmente quando começa a sair do controle.

Leia também: Como Cultivar Coentro na Horta

Como Plantar Pepino no Vaso

Cucumis sativus 1 1

É possível cultivar pepinos em contêiner, vasos e bacias. O cultivo em vasos segue o mesmo protocolo anteriormente detalhado. A diferença é que a escolha do vaso é fundamental para um desenvolvimento saudável da planta.

Cucumis sativus 2 1

Você deve escolher um vaso que seja espaçoso, uma vez que essa é uma cultura que exige espaço. Além disso, o vaso deve conter algum mecanismo de drenagem, como orifícios ou um material que drene naturalmente a água.

Cucumis sativus 3

Um cuidado adicional que deve-se ter ao cultivar pepinos em vasos é quanto a irrigação. O solo do vaso costuma secar mais rápido que solo da horta.

Confira um vídeo sobre como plantar pepino em vaso:

Como Fazer Pepino em Conserva

Após plantar e cuidar da sua horta de pepinos, você sera beneficiado com uma colheita profícua. Uma forma de armazená-los para mais tempo é através do processo de conserva. Aprenda a fazer pepino em conserva no vídeo abaixo:

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Pepinos

Confira uma sessão com as principais questões que as pessoas têm em relação aos pepinos com as devidas respostas. Caso a sua dúvida não esteja abaixo, faça um comentário no campo do final da página.

Quanto tempo demora para as sementes de pepino germinarem?

Demora de uma a duas semanas de acordo com a variedade de pepino cultivada.

É possível plantar pepinos em treliças?

Sim, desde que as treliças sejam resistentes o suficiente para resistir ao peso do pepino.

Posso plantar pepino com sementes do pepino da feira?

Sim, desde que o pepino em questão não seja de uma variedade híbrida. As sementes de variedades híbridas geralmente são estéreis e não vão germinar.

Quais plantas e culturas podem ser cultivadas junto ao pepino?

Girassóis, rabanetes, feijões, tomates, milho, ervilha, brócolos, couve-flor e repolho são algumas culturas que podem ser cultivadas junto a pepinos.

Quando posso colher os pepinos?

Eles costumam estarem prontos para serem colhidos quando atingem um tamanho adequado, cerca de dez dias após as flores abrirem. Se você demorar muito para colhê-los, eles podem se tornar amargos e cheios de sementes, se tornando pouco adequados para o uso na culinária. O tamanho do pepino depende da variedade cultivada.

Como armazenar os pepinos?

Os pepinos são alimentos perecíveis e devem ser consumidos em até sete dias após colhidos, sendo armazenados em um ambiente refrigerado, como uma geladeira. Uma forma de armazená-los por mais tempo é através do processo de conserva.

Quais são os usos medicinais do pepino?

O suco da folha de pepino é considerado um emético, utilizando principalmente no tratamento de dispepsia. O pepino em si é considerado um depurativo, diurético, emoliente, purgativo e resolvente. Ele também é utilizado topicamente no tratamento de manchas na pele, queimaduras de sol e erupções cutâneas.

Por que minha plantação não dá pepinos?

A ausência de pepinos pode estar relacionada a algum problema de polinização. Agentes polinizadores podem sofrer devido a chuva, frio e inseticidas. Nesses casos, você precisará polinizar o pepino manualmente.

Você vai gostar: Como Cultivar Açafrão da Terra na Horta

flor amarela 1
flor do pepino
Fotos de Cucumis sativus
fotos de plantas
Imagens de Cucumis sativus
legume nutritivo
para decorar a casa
para fazer conserva
pepino
plantacao de pepinos
trepadeira
videira de pepino

Leia também: Plantio de Chuchu

Você ficou com alguma dúvida sobre o tutorial de como plantar pepinos passo a passo? Comente abaixo!

lory aguiar
Atualizado em 12-07-2021 por Lory Aguiar

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Como Plantar Pepino Passo a Passo (Cucumis sativus). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *