10 Plantas que Crescem Rápido no Brasil para Jardim e Quintal

Fizemos uma lista daquelas plantas que se adaptam mais fácil e se desenvolvem agressivamente.

Publicado em e atualizado em: 14-06-2022 por Lory Aguiar

Conheça as plantas que crescem mais rápido em nosso planeta!

Qual a planta que cresce mais rápido? É muito interessante conhecermos o crescimento das plantas, pois existem plantas que crescem muito lentamente, ao passo que outras têm um crescimento extremamente rápido.

Como sabemos, as plantas desempenham um papel muito importante na vida de todos nós. Elas nos oferecem o oxigênio que ajuda na nossa respiração, além de manter o ambiente fresco e saudável.

Vamos conhecer algumas plantas, que têm uma taxa de crescimento extremamente rápida.

Eucalipto transgênico

Eucalipto Transgênico
Eucalipto Transgênico 1

É uma das árvores que crescem mais rápido, cerca de mais rápido que outras. Ela é desenvolvida artificialmente pela união do eucalipto e brassica. É uma excelente opção para reflorestamento no mundo, existindo mais de 700 diferentes espécies no planeta. Ela é um gênero diferente de árvores de floração e arbustos.

Sequóia-gigante

Sequóia Gigante
Sequóia Gigante 1

Essa espécie de árvore, está entre as mais altas do mundo, além de ser uma das que mais crescem também. São famosas pelos seus tamanhos gigantescos, podendo crescer a partir do fundo no lado externo. Em um ano ela pode atingir a altura de mais de 1,5 metros.

Nandina

Nandina
Nandina 1

Essa é uma planta de floração sempre verde, pertencente à família de Bambusoideae da família Poaceae. É uma das plantas de crescimento mais rápido do planeta, podendo em 24 horas crescerem cerca de 90 cm de comprimento. Essa espécie é um dos maiores membros da família de grama.

Lemnoideae

Lemnoideae

Planta de pequeno porte, é a florida que cresce muito rápido, podendo crescer alguns centímetros em um dia. Cresce em zonas úmidas e também em água com movimento lento. Não possui qualquer caule e folhas, assim é capaz de flutuar na superfície da água.

Kudzu

Kudzu
Kudzu 1

Além de ser muito bonita, essa planta é uma das de crescimento mais rápido do mundo. Ela pertence a família Fabaceae, subfamília Faboideae. Seu tamanho aumenta 30,4cm a cada dia. É uma planta nativa do Japão, podendo se espalhar como uma praga, vindo a matar as pequenas plantas em seu caminho. Em uma temporada sua altura pode aumentar até cerca de 18 metros.

Acácia

Acácia
Acácia 1

Esta planta pertence à subfamília de Mimosoideae e família Fabaceae e é encontrada principalmente na Malásia e em áreas de climas tropicais. De rápido crescimento, em um ano pode crescer 9,1 metros. Ela exige chuvas e nutrientes essenciais para seu desenvolvimento.

Algodão Americano

Algodão Americano

Encontrada principalmente nos Estados Unidos, essa planta pode crescer até 4,5 metros a cada ano, além de ter uma vida mais longa. São árvores enormes que atingem cerca de 45 metros de altura.

Essa árvore possui folhas verdes de ambos os lados e são em formato triangular, tendo a casca espessa e profundamente fissurada. É uma espécie de árvore que pode tolerar a erosão e a inundação, sendo muito utilizada para a produção de madeira.

Populus

Populus
Populus 1

Pertencente à família de Salicaceae, é a primeira espécie cuja sequência de DNA ajuda a determinar seu código de DNA. Ela é obtida através da hibridação, pertencendo à classe de 25 a 35 diferentes plantas de floração.

Pode crescer até 3,6 metros em um único ano, podendo chegar a altura de 50 metros. Essa planta com base em suas características das folhas e flores pode ser dividida em seis seções como:

  • Álamo branco;
  • Álamo negro;
  • Álamo de folha grande;
  • Bálsamo;
  • Subtropical;
  • Mexicano.

Quando jovem possui a casca lisa, porém quando ela envelhece sua casca se torna áspera. Suas folhas variam bastante em tamanhos e formatos.

Wisconsin Fast Plants

Wisconsin Fast Plants

É considerada uma das plantas de crescimento mais rápido do mundo, sendo que em poucos meses ela fica mais longa e espessa. Na Índia ela costuma crescer muito rapidamente, sendo que em quarenta dias pode produzir sementes para colher. Em aproximadamente 30 dias crescerá 20 cm de altura.

Alga

Alga
Alga 1

Essa planta pode crescer cerca de 30,4 cm a cada semana, sendo considerada altamente venenosa para os humanos. Ela é presente no mundo todo e pode crescer rapidamente na água. Essa planta pode produzir alimento com o auxílio da luz solar que é pelo processo de fotossíntese.

Como vimos, existem espécies que possuem uma taxa de crescimento extremamente rápido.

Vegetais que crescem muito rápido

Assim como essas plantas e árvores possuem um crescimento rápido, existem vegetais que também possuem um crescimento extremamente rápido. Vamos conhecer alguns como:

  • Rabanete: pode ser colhido entre 25 a 32 dias, exigindo poucos cuidados, são fontes de antioxidantes, minerais, vitaminas, fibras e eletrólitos.
  • Cebolinha: vegetal que cresce facilmente, podendo ser colhido ao alcançar 15 cm, cerca de 21 dias após o plantio.
  • Agrião: hortaliça que pode ser plantada em qualquer cantinho. Oferece vários nutrientes dando um sabor picante aos alimentos. Crescimento muito rápido, cerca de 10 dias.
  • Alface: cerca de 30 dias, você já pode desfrutar dessa maravilhosa folha, que não pode faltar em nossa mesa. Leia sobre como plantar alface.
  • Espinafre: é uma folha que gosta de sombra parcial. Rico em nutrientes pode ser colhido cerca de 40 dias após o plantio.
  • Rúcula: esse vegetal é o mais rico em ferro de toda a horta, e pode ser colhido em 40 dias.
  • Couve: existem vários tipos dessa verdura, todas deliciosas e a boa notícia é que podem ser colhidas 50 dias após o plantio. Leia também sobre como plantar couve de bruxelas.
  • Pepino: ótimo diurético, possuindo potássio em abundancia esse saboroso vegetal estará pronto para ser colhido após 50 dias.
  • Beterraba: adocicada e deliciosa, rica em ferro e ácido fólico, demora apenas 30 dias para ficar ideal para o consumo.

Como pudemos ver, existem inúmeras plantas que têm uma taxa de crescimento muito rápido, chegando até a surpreender.

Algumas espécies crescem a olhos vistos, nos mostrando como é bela a natureza, uma simples semente em poucos dias nos rende lindas plantas.

Gostou desse artigo?

Conhecer a história e suas origens é realmente fascinante. Como vimos, existem muitas espécies de plantas que nunca ouvimos falar e que são tão interessantes na nossa natureza. É muito gratificante conhecer um pouco das nossas árvores, plantas e até os vegetais.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.