Como Plantar a Suculenta Delosperma Echinatum (Passo a Passo)

Delosperma echinatum é uma suculenta também conhecida como planta picles devido às suas folhas peludas e exóticas. Aprenda como plantá-la na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 21-03-2022 por Lory Aguiar

Delosperma Echinatum é uma suculenta de cultivo doméstico com flores semelhantes a margaridas. Elas também são chamadas de plantas de gelo, mas não por serem resistentes ao frio, e sim por suas folhas e flores terem um brilho exótico, como se tivesse cobertas de gelo.

Como plantar Delosperma Echinatum

Quer aprender como plantar a delosperma na sua casa? Confira esse novo tutorial do Meu Verde Jardim.

Cuidados com Delosperma Echinatum

Esse é um resumo do que você precisa saber para iniciar o cultivo da Delosperma Echinatum:

  • Cultivo e manutenção fácil.
  • Plante em um dia nublado ou ao fim da tarde para reduzir o choque do transplante.
  • Precisa de apenas cerca de três horas de luz solar por dia.
  • Aguarde o solo secar completamente antes de irrigar.
  • Aplique um fertilizante para cactos a cada três meses.
  • Faça um replantio a cada três anos.
cultivo em vaso

A delosperma é uma suculenta que pode florescer. As suas flores são brancas, rosas e vermelhas, podendo durar diversas semanas. Ela é cultivada como uma planta anual em climas frios, porém é cultivada como planta perene em climas quentes.

Delosperma Echinatum

Nativa do sul da África, essa planta apresenta diversas variedades para o cultivo em casa. Ela pode ser cultivada em vasos, assim como canteiros em mini-jardins.

Delosperma Echinatum

Delosperma Echinatum 1

Nome popular, nome científico, família e outros dados botânicos da planta:

Nome popularDelosperma
Nome científicoDelosperma Echinatum
FamíliaAizoaceae
OrigemÁfrica
TipoPerene
Delosperma Echinatum

A delosperna é uma planta nativa do sul da África. O gênero foi descrito em 1925 por Nicholas Brown. A palavra “delosperma” é a junção do prefixo grego delos com sperma, que significa “semente exposta”.

Leia também: Como Plantar a Suculenta Orelha de Elefante

Como Plantar Delosperma Echinatum

folhas tipo pelinhos

Confira algumas regrinhas para você plantar essa suculenta com sucesso na sua casa:

  • Luz: essa é uma suculenta que gosta de sol. Seja dentro ou fora de casa, posicione a planta sempre onde ela pode receber pelo menos três horas de luz solar por dia. Se você já iniciou o cultivo em uma região de sombra e deseja mover a planta para um local de mais luminosidade, o faça de forma lenta e gradual, para evitar choques de luz.
  • Solo: o solo bem drenado e arenoso é o mais adequado para o cultivo de delosperma.
  • Irrigação: as suculentas são conhecidas por sua capacidade de armazenar água. Portanto, essa planta pode suportar longos períodos de seca. O ideal é regar o solo apenas quando ele secar completamente. Realize o teste do dedo para checar os níveis de umidade. Folhas murchas estão entre os principais sinais de falta de irrigação.
  • Umidade: uma vez ou outra, vale a pena borrifar um pouco de água nessa planta. Isso ajuda até mesmo a remover um pouco da poeira e limpar a planta.
  • Fertilização: você pode aplicar um fertilizante para cactos na sua Delosperma para estimular um crescimento vigoroso e saudável.
  • Poda: a poda é necessária principalmente para remoção de folhas amareladas ou mortas. Não esqueça de esterilizar as suas ferramentas de poda para evitar bactérias e fungos.
  • Replantio: o replantio deve ser feito a cada três anos, trazendo-a sempre para um vaso maior. Se você não replantar, pode correr o risco da sua planta desenvolver podridão da raiz. Para evitar o choque do transplante, hidrate a sua planta 24 horas antes do replantio para deixar as raízes umedecidas.
  • Pragas: entre as pragas que podem infestar a sua suculenta, podemos citar as cochonilhas, mosca branca e mosquitos. Uma boa solução de óleo de neem pode resolver rapidamente esse problema.
suculenta domestica

Leia também:

Perguntas e Respostas sobre a Delosperma

planta exotica

Ficou com dúvidas? Confira a nossa sessão de perguntas e respostas. Caso a sua dúvida não esteja respondida abaixo, faça uma pergunta na área dos comentários:

Qual é a altura máxima que a delosperma alcança?

Ela pode atingir 60 centímetros de altura, o que costuma demorar cerca de quatro anos para ocorrer.

Delosperma é uma planta tóxica ou venenosa?

Não. Ela não apresenta toxidade ou veneno para animais de estimação. Todavia, essa planta não deve ser ingerida.

Como lidar com Botrytis?

O Botrytis é um fungo, cujos sinais são bolores na cor cinza que podem se estabelecer nas flores, folhas e caules. Esse fungo costuma se propagar em condições de umidade e baixas temperaturas. Caso ele ataque a sua suculenta, você deve utilizar ferramentas de poda para remover as partes da planta afetada. Além disso, evite regar a planta pela noite e assegure que suas plantas recebam uma boa circulação de ar.

Delosperma atrai polinizadores?

Sim, especialmente borboletas.

Por que minha delosperma não floresce?

Existem algumas causas para o não florescimento da sua delosperma: solos ricos, sombra, fertilizante em excesso e irrigação em excesso. Essa planta prefere solos pobres, luz do sol e pouca fertilização e irrigação.

Por que as flores da delosperma estão amarelando?

As flores amarelando sinalizam que você esta irrigando demais a sua suculenta. A rega deve ser feita apenas quando o solo secar completamente.

plantar suculenta

Veja um vídeo com mais dicas de cultivo:

Você ainda ficou com dúvidas sobre como plantar a suculenta Delosperma? Realize um comentário que a nossa equipe vai te ajudar!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar a Suculenta Delosperma Echinatum (Passo a Passo). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.