Como Plantar e Cuidar da Suculenta Orelha de Gato

Como plantar e cuidar dessa belíssima suculenta que pode decorar a sua casa!

Publicado em e atualizado em: 15-05-2022 por Lory Aguiar

A Suculenta Orelha de Gato é uma planta com cuidados similares as dos cactos, além de sua origem ser de locais desérticos. Se origina na África, mas pode ser cultivada em qualquer país, principalmente no Brasil perfeito por ter diversos climas predominantes em cada região.

Como plantar Suculenta Orelha de Gato

Como Plantar Suculenta Orelha De Gato

Durante a plantação da Suculenta Orelha de Gato, é recomendável que seja posta em meia sombra ou que receba uma iluminação indireta. Ela não exige tanto sol, então não a esqueça em horários mais quentes!

Procure não umedecer o caule da Suculenta Orelha de Gato, tampouco as folhas porque pode ocasionar na aparição de fungos ou bactérias nos pelinhos da planta. Sabemos que não é exatamente o que você deseja.

Cuidados Com Suculenta Orelha De Gato 1

Sabemos ser comum realizar uma rega após o plantio de uma planta, mas este não será o caso dessa suculenta. Ela não pode ficar encharcada ou estar exposta em ambientes extremamente frios.

Quais as características da planta?

Nome científicoKalanchoe tomentosa
Nome popularOrelha-de-gato, Planta-panda
FamíliaCrassulaceae
OrigemAmérica
Kalanchoe tomentosa

A Suculenta Orelha de Gato ou Planta-Panda é da família Crassulaceae e inserida na categoria de Cactos e Suculentas. É perfeita para pessoas que amam este tipo de plantinha.

Em Vaso De Barro

Ela é originária da África e Madagascar. É bem diferente do que estamos habituados, não é mesmo? A suculenta pertence a locais bem distantes do Brasil, mas não significa que podemos ficar sem ela.

Pelo contrário, ela é resistente aos climas equatoriais, continentais, subtropicais, tropicais e semiáridos. Significa que ela é perfeita para ser criada no Brasil! Nosso país possui cerca de 6 climas diferentes em cada região!

Confira: Como Plantar Suculenta Orelha de Shrek

Florescendo

É por esse mesmo motivo que precisamos nos atentar com alguns fatores. O primeiro deles vamos te explicar agora:

Planta densa:este tipo de suculenta não requer forte luminosidade, mas se você quiser que ela tenha aquele aspecto bem denso, deixe-a por algumas horas no sol.
Folhas mais soltinhas:outro fator que deve ser escolhido por você. Se desejar que as folhas fiquem mais soltas, deixe-a em meia sombra.

Leia também: Tuia Holandesa

Como cuidar da Suculenta Orelha de Gato

Se lembra de quando falamos que a Suculenta Orelha de Gato não suporta baixas temperaturas? Pois então, se o clima estiver inferior a 5°C é melhor que insira em um ambiente interno e aconchegante. Se você possuir uma estufa será melhor.

Folhas Peludas

Para ter um excelente cuidado com a sua suculenta, é recomendável que você nunca use pratinhos abaixo do vaso. Isso pode causar apodrecimento precoce das raízes da planta. Elas são mais delicadas, exigem um certo cuidado por nossa parte.

Sugerimos que você faça a adubação sempre com excelentes fertilizantes. Eles precisam ser próprios para as suculentas e os cactáceos. Você conseguirá encontrar um ótimo adubo nas casas de jardinagem!

Leia também: Como Cuidar da Suculenta Orelha de Elefante

Fotos De Suculenta Orelha De Gato

No caso de um substrato, você poderá fazer a manutenção a cada dois anos. Você não precisa alterar a cada 15 ou 30 dias. Basta que não permita passar de dois anos.

Como fazer muda de Suculenta Orelha de Gato

Para conseguir boas mudas de Suculenta Orelha de Gato, você poderá separar algumas touceiras, que nascerão bem próximas após plantadas. No entanto, existe a possibilidade de semeá-la por estaquia, por exemplo.

Imagens De Kalanchoe Tomentosa

Procure remover as folhas que estão na base e deixe-as secar acima de um papel. A folha removida criará uma película para cicatrizar a ferida aberta por você. Funciona como um machucado para nós.

Assim que você observar ter ocorrido a cicatrização nas folhas, procure colocar dentro de um vaso coletivo com muita areia umedecida. Isto a ajudará a crescer forte e saudável, mas não esqueça: ela precisa estar sempre na sombra!

Imagens De Suculenta Orelha De Gato

Leia também: Como Plantar Delosperma Echinatum

Ela gosta de sol ou sombra?

A Suculenta Orelha de Gato ficará com suas folhas fortes se for mantida em iluminação solar do jardim. É possível equilibrar com horas no sol e outra parte do dia na sombra.  Como te explicamos, procure evitar deixar a sua suculenta no sol de 12hrs, porque isso poderá estragar as folhas. Coloque-a para receber vitamina D, após às 16hrs.

Kalanchoe Tomentosa

Se a sua vontade for a de cultivar a Suculenta Orelha de Gato dentro de casa, recomendamos que tenha mais cuidado do que antes! Locais com pouco indicie de luminosidade farão com que as folhas fiquem podres.

Sabemos que você não deseja observar a aparência esticada, curva e esquelética da Orelha de Gato, portanto, mantenha-a em locais mais abertos. Deixe na janela, por exemplo, é um excelente lugar para a plantinha.

Temperatura para a Suculenta Orelha de Gato

A suculenta adora temperaturas um pouco mais quentes. Algo em torno de 21°C a 30°C. Apesar de dar a entender que ela prefira ficar em locais mais quentes, a planta não é prejudicada por ficar em lugares mais frios

Kalanchoe Tomentosa Em Vaso

Apenas saiba que um lugar frio não deve conter geada, por exemplo. Isto estragará todas as folhas da planta, como explicamos antes para vocês. O máximo que ela pode ficar é até 17°C. Abaixo disso é necessário colocá-la no lado interno da casa.

Veja também: Cuidados com Haworthia attenuata

Como adubar e fertilizar?

Você não precisa se preocupar com a adubação, apenas troque a terra entre dois anos. Se você quiser mesmo assim realizar a colocação de adubo, recomendamos que você o faça pelo menos a cada uma vez ao mês, mas apenas entre primavera e verão!

No Jardim

O solo precisa de areia e uma boa matéria orgânica. Você pode anotar em seu caderninho de plantas que a maneira ideal de conservar a sua suculenta é com solos de excelente drenagem.

Gostamos de recomendar o uso de substrato mais arenoso para você poder fazer o cultivo de sua suculenta. Com esse tipo de substrato, você conseguirá auxiliar a drenagem ser mais fácil.

Planta Curiosa

Além de possuir um solo em que as plantas consigam ficar mais fortes com a matéria orgânica presente no substrato. É essencial que você utilize esse material tanto para suas suculentas quanto os cactos.

Como podar?

A Suculenta Orelha de Gato não é uma planta que exige a poda. Você somente o fará caso queira que elas se multipliquem. Isto é algo a ser analisado com calma, pois o processo não é rápido.

Planta Verde

Você só precisa arrancar uma folha ou outra da planta. Evite tirar quase todas porque a deixará mais fraca, e isto a atrapalha para criar as raízes. Procure deixar as folhas removidas descansarem por alguns dias, para secarem a ferida aberta por você.

Leia também: Gênero Aeonium de Suculentas

Cuidados com a planta

Se a sua Suculenta Orelha de Gato estiver com as folhas amareladas, significa que você exagerou na rega. Ela não requer altas quantidades de água durante o dia a dia. Apenas um pouco é mais que suficiente.

Suculenta Em Vaso

Se você não perceber antes, é possível que as folhas fiquem com aspecto pastoso. Significa que começou a apodrecer por conta da umidade em abundância. Sugerimos que tome o maior cuidado possível nessa questão.

Suculenta Orelha De Gato Em Vaso

Sabemos que você gostaria de aprender o que fazer com as folhas pastosas. É melhor removê-las para não infestarem a podridão pelas demais partes da Suculenta Orelha de Gato. Retire-as com luvas de borracha ou impermeáveis.

Nunca coma uma Suculenta Orelha de Gato

Você precisa evitar colocar a mão na boca após fazer a manutenção da planta. Dizemos isso porque ela é extremamente tóxica para seres humanos, independente da parte que for tocada.

Não podemos comê-la de forma alguma. Ela não é uma PANC para fazermos isso. Outro fator importante: deixe-a muito distante de crianças pequenas e pets, principalmente gatos que adoram comer folhas.

Suculenta Orelha De Gato Em Vasos
Suculenta Peluda
Zoom Nas Folhas

Você ficou com alguma dúvida sobre como plantar a suculenta orelha de gato? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.