A suculenta zebra é uma planta diferente para decorar a sua casa. Aprenda como cuidá-la passo a passo!
Publicado em 31-08-2021 e atualizado em: 21-03-2022 porHaworthia attenuata é uma suculenta muito semelhante a aloe vera, mas com um detalhe que a faz uma planta bastante exótica: pequenas bolinhas em cor pérola, que é o motivo pelo qual ela também é conhecida popularmente como suculenta zebra.

De origem na África, essa planta conta com um pequeno porte, não passando de 12 centímetros de altura. Por conta deste tamanho menor, ela é perfeita para pequenos vasos decorativos, se encaixando perfeitamente bem em ambientes como escritórios, salas e quartos.

Durante a primavera, ela floresce produzindo pequenas flores brancas. Todavia, as plantas cultivadas no interior de casa não costumam florescer.

Além de muito bonita e fácil de se cultivar, ela é segura para animais de estimação, não apresentando nenhuma toxidade.
Veja também: Suculentas Resistentes ao Sol
Conteúdo
Haworthia attenuata

Nome científico | Haworthia attenuata |
Nomes populares | Suculenta Zebra |
Família | Aloaceae |
Origem | África |
Tipo | Perene |
Existem outras plantas que também são chamadas de zebra, como a Aphelandra squarrosa e Calathea zebrine.

Como Plantar e Cuidar da Suculenta Zebra
Confira algumas dicas de como cultivar e cuidar dessa planta na sua casa passo a passo:
- Luz: a suculenta zebra gosta de luz solar indireta, optando por um ambiente de sombra parcial.
- Solo: o solo ideal para cultivar suculenta zebra deve ser granulado e bem drenado. Solos vendidos para cactos costumam ser boas pedidas.
- Irrigação: a rega deve ser feita quinzenalmente, quando o solo se apresentar completamente seco e as folhas começarem a enrolar.
- Replantio: o replantio deve ser feito a cada dois anos para colocá-la em um vaso maior. Em alguns casos, o espaço entre um replantio e outro pode ser maior, uma vez que essa planta apresenta uma taxa de crescimento lento.
- Umidade: assim como outras plantas suculentas, a umidade não importa muito ao cultivar essa planta. Ela costuma se adaptar bem a diferentes umidades, dentro ou fora de casa.
- Fertilização: suculentas costumam prosperar em solo pobre em nutrientes. Portanto, essa planta dispensa fertilização, fazendo você economizar tempo e dinheiro.
- Temperatura: por ser uma planta que ocorre nativamente em regiões desérticas, a suculenta zebra se adapta melhor a temperaturas maiores.
- Cultivo por sementes: você pode plantar a suculenta zebra a partir de sementes, devendo ser feito preferencialmente na primavera.
- Doenças: as doenças mais comuns são aquelas ocasionadas por fungos. A solução é nunca deixar o solo encharcado, assegurando que o vaso drene completamente a água após a irrigação.
Pragas, Doenças, Problemas e Soluções da Suculenta Zebra
Confira alguns dos problemas mais frequentes e as soluções para cuidar da suculenta zebra:
- Folhas ondulando: sinal de falta de irrigação.
- Folhas amarelando: sinal de irrigação em excesso.
- Raízes apodrecendo: excesso de irrigação e propagação de fungos.
- Folhas ficando vermelhas: excesso de exposição de luz solar.



















Fontes e Referências: [1][2][3]
Leia também: Como Plantar Haworthia cooperi e Como Cuidar da Delosperma Echinatum
Você ficou com alguma dúvida sobre como plantar a suculenta zebra passo a passo? Comente abaixo que iremos te ajudar!

Olá, bem vindo ao meu blog! Eu me chamo Lory Aguiar. Sou formada em administração, natural de Pernambuco, graduanda em biologia e amo jardinagem!