Como Plantar a Suculenta Haworthia cooperi Passo a Passo

Aprenda o passo a passo para cuidar dessa suculenta translúcida na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 21-03-2022 por Lory Aguiar

Haworthia cooperi é uma planta do tipo suculenta com folhas carnudas e transparentes – característica que a faz uma suculenta exótica. Ela costuma ser cultivada como planta de interior com a finalidade ornamental. Quer aprender como plantá-la na sua casa? Confira este novo guia do Meu Verde Jardim.

ao ar livre 2

Para se desenvolver, essa planta só precisa de luz solar, calor e ocasionalmente irrigação. Por ser uma suculenta, essa é uma planta bastante resistente a secas, uma vez que ela acumula água em suas folhas carnudas, tornando-a disponível quando o solo esta completamente seco.

as mais belas

Embora as folhas da Haworthia cooperi sejam exóticas por si só, essa planta também produz flores brancas, que costumam surgir no verão. Todavia, quando cultivada dentro de casa, essa planta raramente floresce.

Haworthia cooperi

com manchas brancas

Tabela botânica e científica com alguns dados dessa suculenta:

Nome científicoHaworthia cooperi
Nomes popularesInexistente
FamíliaXanthorrhoeaceae
OrigemÁfrica
TipoPerene
Haworthia cooperi

Veja também: Suculentas que Gostam de Sol

Como Plantar Haworthia cooperi Passo a Passo

cor verde

Essa é uma planta bastante fácil de se cuidar. Ela só precisa de alguma luz solar (mesmo que indireta), calor e irrigação. Confira algumas dicas e técnicas de cultivo:

  • Solo: o solo ideal deve ser arenoso e contar com uma boa drenagem. Você pode adicionar uma parte em perlita para melhorar a adequação do solo.
  • Luz: em termos de luz, a Haworthia cooperi precisa receber pelo menos quatro horas de sol por dia. Preferencialmente, ela prefere o sol da manhã. Quando cultivada dentro de casa, coloque-a próximo a uma janela que bate sol pela manhã. O excesso de luz solar pode gerar queimadura nas folhas. Já a falta de luz pode levar a um crescimento curvado das folhas. Quando cultivada ao ar livre, escolha um local com sombra parcial – preferencialmente embaixo de árvores e arbustos.
  • Irrigação: durante o verão, a irrigação deve ser feita semanalmente. Durante o inverno, você deve realizar a irrigação mensalmente. É importante que o solo esteja bem drenado, uma vez que essa planta é sensível a um solo encharcado. Por conta de sua característica de suculenta, essa planta pode ficar semanas sem receber irrigação, sendo uma boa escolha para quem viaja muito ou não tem tempo para realizar a manutenção das plantas.
  • Temperatura: essa é uma planta adequada para climas mais quentes. Quando cultivada dentro de casa, evite colocá-la próximo a um ar-condicionado.
  • Umidade: essa planta se desenvolve bem em diferentes níveis de umidade, preferindo uma umidade moderada. Assegure apenas uma boa circulação de ar.
  • Fertilização: outra comodidade que essa suculenta oferece é que ela não precisa ser fertilizada. Ocasionalmente, você pode aplicar um fertilizante para suculentas – não mais que duas vezes por ano. Também recomendamos utilizar metade da quantidade de fertilizante recomendada no rótulo do produto.
  • Propagação: para propagar essa suculenta, basta separar as mini suculentas que surgem da planta mãe em um novo vaso. Você pode deixar o corte secar por alguns dias para favorecer o transplante.
  • Replantio: o replantio deve ser feito apenas ocasionalmente, quando o solo já não comporta o tamanho da planta, o que ocorre raramente, uma vez que ela apresenta uma baixa taxa de crescimento. A melhor época para realizar o replantio é na primavera ou verão.
  • Pragas: essa suculenta é bastante resistente a pragas e raramente você terá problemas com infestações de insetos.
  • Doenças: essa planta não vai te dar dores de cabeça quanto a doenças. Entre as doenças mais prováveis, estão aquelas provenientes de fungos. Isso costuma ocorrer quando o solo não é bem drenado ou quando você irriga a planta a mais do que ela deveria.

Leia também: Plantar Orelha de Gato

Variedades da Haworthia cooperi

cor verde 1

Confira as variedades mais populares dessa suculenta para você plantar na sua casa:

  • Haworthia cooperi ‘Pilifera’: folhas curtas verde azuladas em formato triangular.
  • Haworthia cooperi ‘Truncata’: muito semelhante a um cacho de uvas verdes com flores esbranquiçadas.
  • Haworthia cooperi ‘Tenera’: folhas pontiagudas e longas.
  • Haworthia cooperi ‘Venusta’: folhas triangulares e curtas.
  • Haworthia cooperi ‘Leightonii’: a variedade de maior porte.

Leia também: Orelha de Elefante

Perguntas e Respostas

cultivo em vaso 1

Confira algumas questões frequentes feitas em relação ao plantio e cuidados dessa suculenta carnuda:

Haworthia cooperi é uma planta venenosa ou tóxica?

Não. A Haworthia cooperi é uma planta segura para crianças e animais de estimação.

Por que a Haworthia cooperi esta morrendo?

A mais frequente causa para a morte deste tipo de planta é o excesso de irrigação, cujo principal sinal é a queda das folhas.

Por que as folhas da Haworthia cooperi estão ficando marrom?

Se as folhas estão ficando marrons, roxas ou vermelhas, significa que a planta esta recebendo mais luz do sol do que necessita. A solução é mudar a planta de ambiente.

Quais são as variedades mais populares de Haworthia cooperi?

Pilifera, Truncata, Tenera, Venusta e Leightonii.

Haworthia Cooperi morre após a floração?

Não. Eis uma planta que pode sobreviver a muitos anos de floração.

Como posso propagar a Haworthia Cooperi?

Ela pode ser propagada a partir de ramos ou folhas. Ao propagar a partir de folhas, você precisa cortar uma folha saudável utilizando uma tesoura de jardinagem afiada. Após o corte, você deve esperar a cicatrização antes de replantar. A propagação por ramos funciona de maneira similar.

Posso plantar Haworthia Cooperi no escuro?

Embora essa plante goste de ambientes de sombra, ela não pode ser plantada no escuro total, precisando de alguma luz do sol para realizar o processo de fotossíntese e sobreviver.

Confira mais informações sobre essa planta no vídeo abaixo:

Fontes e Referências: [1][2][3]

dicas de cuidados
diferente
em vaso 4
especies diferentes
exotica
folhas carnudas
folhas carnudas 1
Fotos de Haworthia cooperi
Fotos de Haworthia cooperi 1
Haworthia cooperi
Haworthia cooperi 1
Haworthia cooperi 2
Haworthia cooperi 3
Haworthia cooperi 4
Haworthia cooperi 5
resistente a seca
variedade da planta
variedades da Haworthia cooperi
variedade vermelha

Leia também: Delosperma Echinatum

Você ficou com dúvidas sobre o cultivo desta suculenta? Comente abaixo que iremos te ajudar!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar a Suculenta Haworthia cooperi Passo a Passo. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.