Como Plantar e Cuidar da Flor Helicônia (Guia de Jardinagem)

Busca por uma planta com flores tropicais exóticas para a sua casa? Conheça a Helicônia!

Publicado em e atualizado em: 26-04-2022 por Lory Aguiar

Helicônias são excelentes opções para adicionar aquele toque tropical a sua casa. São plantas floridas perfeitas para serem cultivadas em pátios, decks, jardins, vasos e bacias. São mais de 190 espécies diferentes, variando em design, cor, tamanho e comportamento. No guia de hoje do Meu Verde Jardim, você vai conferir um passo a passo completo para cultivar a helicônia.

ao ar livre

As folhas da helicônia lembram muito a uma bananeira. Por conta desse fato, ela também é conhecida como bananeira ornamental ou bananeira do brejo. Já as suas flores são bastante exóticas, lembrando o bico de uma ave.

bananeira do brejo

Uma curiosidade é o que seu nome é uma homenagem à montanha Helicon, onde acreditava-se antigamente que era o lar musas inspiradoras do mundo da arte.

Flor Helicônia

bananeira do brejo 1
Nome científicoHeliconia rostrata
Nome popularcaeté, caetê, bananeira-ornamental, bananeira-do-brejo
FamíliaHeliconiaceae
OrigemFloresta Amazônica
TamanhoAté 6 metros.
Ficha botânica da helicônia

Características da Planta Helicônia

bananeira do brejo 2

Confira algumas características para identificar essa espécie botânica:

  • Planta do tipo perene.
  • Adequada para climas tropicais e semi-tropicais.
  • Origem brasileira.
  • Flores vermelhas, alaranjadas, amarelas, rosa e verde.
  • Atrai polinizadores.
  • Folhas grandes e longas semelhantes a uma bananeira.
  • Hábito de crescimento vertical.
  • Cresce em rizoma.
  • Prefere solos úmidos.

Como Plantar a Flor Helicônia no Jardim Passo a Passo

bananeira ornamental

Confira tudo o que você precisa saber para iniciar o cultivo desta planta e realizar a rotina de cuidados:

  • Luz: por serem plantas que ocorre nativamente na sombra de outras árvores, a helicônia é uma planta adequada para condições de sombra parcial, sendo perfeita para preencher aquela área do jardim que recebe pouca luz solar. Para a floração ocorrer, ela precisa receber pelo menos seis horas de luz solar por dia.
  • Solo: o solo precisa estar bem drenado e ser rico em matéria orgânica.
  • Irrigação: eis uma planta tropical. Como a maioria das plantas tropicais, a helicônia aprecia um solo sempre úmido. A irrigação deve ser feita com bastante frequência durante os meses quentes, quando o solo seca mais rápido. O excesso de irrigação pode ocasionar um problema chamado podridão das raízes. Os principais sinais desse problema incluem folhas onduladas ou manchas marrons nas folhas. Caso você inicie o cultivo a partir de rizomas, deve moderar na rega, uma vez que eles costumam ser mais sensíveis a podridão radicular.
  • Fertilização: você não precisa gastar tempo e dinheiro com fertilização, uma vez que elas se adaptam bem a diferentes tipos de solo. Uma alternativa a fertilização é a adição de compostagem orgânica no solo. Aprenda a fazer uma compostagem com casca de ovo.
  • Poda: a helicônia não precisa de muita poda. Ela deve ser feita apenas para a remoção de folhas mortas.
  • Pragas e doenças: quando cultivada ao ar livre, as helicônias geralmente tem poucos problemas com pragas. No geral, elas costumam atrair formigas e aves devido ao néctar de suas flores. As formigas costumam ser inócuas, ao tempo que as aves podem ocasionar danos. Existem também relatos de camundongos e ratos ingerindo partes das plantas. Nesses casos, confira o nosso guia de como eliminar ratos. Já quando o assunto é doenças, as helicônias são suscetíveis a fungos que se propagam quando existe o excesso de umidade ocasionando por irrigação desregulada.
  • Propagação: a propagação a partir de sementes é muito difícil, sendo recomendado a propagação via rizomas. Eu particularmente gosto de mergulhar os rizomas em uma solução fungicida leve antes de iniciar o cultivo.

Como Cultivar Helicônia Dentro de Casa

bananeira ornamental 1

É totalmente possível cultivar essa planta dentro da sua casa, desde que você tome os cuidados e condições acima descritos.

Com o solo certo, irrigação e poda, a heliconia pode se desenvolver com bastante vigor no interior de casa. Quando cultivadas a partir de rizomas, elas costumam começar a florescer após dois anos. Mas existem variedades que florescem mais rápido.

bananeira ornamental 2

Para o cultivo em vasos, opte pelas variedades de menor porte.

Caso você não tenha uma janela que receba pelo menos seis horas de luz solar por dia, você vai precisar de luz artificial para cultivar as suas helicônias (caso queira que ela florescera).

No cultivo de interior, a praga mais comum são os ácaros-aranha. A solução mais recomendada pela a nossa equipe é o uso de um óleo inseticida de neem.

Espécies e Variedades Populares da Bananeira Ornamental

Escolher a espécie certa faz toda a diferença de acordo com o seu objetivo. Cada espécie atinge um tamanho diferente, existindo espécies para locais menores e espécies com elevada taxa de crescimento.

bananeira ornamental 3

Outro ponto a se observar é o período de floração. Algumas variedades podem florescer durante todo o ano, enquanto outras florescem apenas em períodos pontuais.

bico de papagaio

Segue, abaixo, algumas das variedades e espécies mais populares de helicônia para você considerar ao realizar a sua compra:

  • Heliconia psittacorum: também conhecida popularmente como bico de papagaio, é uma das espécies mais populares de helicônia, devido a sua facilidade de cultivo e tamanho mais compacto. Suas cores podem ir do laranja, ao vermelho e ao creme. Existem também versões com mais de uma cor na mesma planta. Seu florescimento se dá abundantemente durante todo o ano.
  • Heliconia Angusta: com flores vermelhas, essa é uma variedade de pequeno porte que atinge no máximo um metro de altura. Por ser uma variedade que gosta mais de sombra, é perfeita se você tem um ambiente sem muita incidência de luz solar.
  • Heliconia Bourgaena: se você busca por uma planta maior, a Heliconia Bourgaena pode ser a variedade perfeita. Suas flores são nas cores vermelha e rosa.
  • Heliconia Bihai: uma variedade com flores amarelas ou laranjas, perfeita para o cultivo ao ar livre.
  • Heliconia Caribaea: uma planta com folhas grandes e cachos de flores brancas. Sua floração ocorre de fevereiro a novembro.
  • Heliconia rostrata: uma variedade bastante exótica, uma vez que suas flores assumem diversas cores.
caete
Como plantar Heliconia
cor laranja
cor vermelha
Cuidados com bananeira ornamental
Cuidados com Heliconia
Cultivo de bananeira ornamental
Cultivo de Heliconia
em duas cores
Flor Heliconia
Fotos da flor
Fotos de bananeira do brejo
Fotos de caete
Heliconia
Imagens de bananeira do brejo
Imagens de caete
Inflorescencias de Heliconia
Passo a passo de Heliconia
planta tropical
vermelha

Veja também: Características da Flor Rosa do Deserto

Você ficou com dúvidas sobre o passo a passo de como plantar a flor heliconia no jardim? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar e Cuidar da Flor Helicônia (Guia de Jardinagem). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.