Como Acabar com Ratos no Quintal e Jardim: Métodos e Dicas

Aprenda a eliminar definitivamente esses roedores da sua casa!

Publicado em e atualizado em: 22-04-2022 por Lory Aguiar

Ratos podem ser um grande problema. Esses intrusos costumam se alimentar de alimentos destinados a pessoas, animais de estimação ou animais de fazenda. Eles contaminam o espaço com doenças através de sua urina e fezes. Além disso, podem roer e destruir coisas e plantas. Mas existem maneiras de eliminar ratos e mantê-los longes da sua casa. É o que trouxemos no guia de hoje do Meu Verde Jardim.

armadilhas para ratos

Ao perceber roedores na sua casa, você deve resolver esse problema imediatamente, uma vez que essas pragas podem se propagar rapidamente.

Ratos no Quintal

Os ratos são mais ativos durante a noite, o que dificulta a sua identificação. No geral, vemos apenas os efeitos de sua presença, como coisas roídas por aí, fezes e urina.

Como Acabar com Ratos no Jardim

como eliminar ratos

Existem muitos métodos eficientes que vão além de ratoeiras ou venenos de ratos. Confira algumas dicas de como eliminar ratos do seu quintal:

  • Utilize plantas repelentes: existem plantas com o potencial de repelir insetos, pragas e roedores. Entre elas, podemos citar o alecrim, a sálvia, o hortelã e a alfazema. Elas agem expelindo um cheiro muito forte que esses roedores não suportam ficarem próximos.
  • Adote um gato: uma forma que não utiliza venenos nem produtos tóxicos para seus animais e plantas é adotando um gato. Mas lembre-se que os gatos exigem comida, abrigo e amor. Se você não tem condições para adotar um gato, talvez essa não seja a melhor solução para o problema.
  • Bloqueie as entradas: por vezes, é possível descobrir por onde os ratos estão entrando na sua casa. Geralmente são buracos no muro, pequenas lacunas no solo, vigas de portas, paredes e janelas. Ao identificar essas regiões de entrada, você pode atuar bloqueando as entradas para que eles não entrem mais na sua casa.
  • Limpe o seu quintal: muitas vezes, restos de alimentos, sujeira e lixo podem ser os elementos que estão atraindo ratos para a sua casa. Nesse caso, você deve eliminar a sujeira e higienizar os ambientes.
  • Elimine fontes de água: assim como outros animais, ratos também precisam de água para sobreviver. Eliminando possíveis fontes de água, você também torna seu quintal menos propício ao aparecimento de ratos.
  • Use armadilhas: em casos de infestações de poucos roedores, o uso de armadilhas pode ser muito eficiente, principalmente se você não quiser utilizar venenos e outros produtos tóxicos na sua casa. Entre as armadilhas mais populares, estão as ratoeiras, mas existem outras no mercado que oferecem uma maior comodidade na limpeza.
  • Pare de alimentar pássaros: muitas vezes, alimentamos pássaros para que eles visitem nosso quintal. Isso costuma incluir um alimentador de aves preso em árvores. Esse tipo de coisa pode atrair ratos, que têm a capacidade de escalar a árvore e se alimentar da comida de pássaros.
  • Mantenha a grama curta: uma grama podada pode diminuir o aparecimento de roedores, que apreciam ambientes escuros e úmidos para criarem suas rotas.

Sinais da Presença de Ratos no Quintal

como matar ratos

Você não tem certeza se são mesmo ratos que estão invadindo sua casa? Isso é muito normal, uma vez que eles são animais de hábitos noturnos que podem passar despercebidos durante o dia, quando se entocam em buracos.

Eis alguns sinais da presença desses roedores no seu jardim:

  • Excrementos na cor marrom escura espalhados pelo quintal.
  • Marcas de corrosão em praticamente tudo (eles podem inclusive roer vidro e concreto).
  • Pegadas em áreas empoeiras.
  • Buracos de ratos no solo.
  • Ratos costumam ter uma visão ruim, utilizando sempre as mesmas rotas para se locomoverem. Isso inclui pequenas manchas escuras em objetos, ficando mais visível em objetos brancos.
  • Eles também podem soltar pelos, melhor visível ao olho nu quando isso ocorre no interior da residência.
  • Um outro sinal mais difícil de identificar, mas não impossível, é um odor desagradável deixado por esses animais, principalmente devido a urina.
  • Outro sinal são ninhos de ratos, geralmente feitos em locais escuros e fechados.

Como Fazer um Repelente de Ratos Caseiro

escalando

Você pode fazer um repelente caseiro para ratos que atua de forma muito eficiente.

Esses são os ingredientes que você vai precisar para preparar um repelente de ratos caseiro:

  • 1 xícara de detergente líquido.
  • 1 xícara de óleo de rícino.
  • 1 colher de sal de cozinha.
  • 2 dentes de alho picados.
  • 1 lito de água.

Tempo necessário: 1 hora.

Como Fazer um Repelente de Ratos Caseiro

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente.

    Sem segredos, misture todos os ingredientes acima listados.

  2. Aplique a mistura em todos os buracos e caminhos que você imagina que os ratos utilizam.

    Aplique a mistura nos lugares que os roedores frequentam.

  3. Realize uma nova aplicação após a chuva.

    A água da chuva pode pulverizar a mistura, exigindo uma nova aplicação.

Dicas para Usar Armadilhas para Ratos

Se você optou por usar armadilhas para ratos, como ratoeiras, confira algumas dicas que podem te ajudar:

  • Coloque as armadilhas pelos lugares mais prováveis que eles estão primeiramente, como galhos de árvores, bueiros, lixeiras, telhados e buracos pelos jardins.
  • Os ratos são seres neofóbicos, o que significa que eles costuma repetir os mesmos hábitos de sobrevivência que funcionado, sendo bem receosos com tudo o que é novo. Ao mesmo tempo, são seres curiosos, que gostam de explorar novas rotas. Por conta disso, eles podem ignorar a sua armadilha por alguns dias. Seja insistente.
  • Nem todas as armadilhas conseguem capturar todos os ratos. Os ratos são divididos em alfa e beta. Os ratos alfas dificilmente caem em armadilha, sendo seres muito cautelosos e inteligentes.
  • Evite manusear ratos mortos sem luvas.
  • Existem armadilhas em gaiolas, ratoeiras, cola, entre outras. Cada uma é mais adequada do que outras. Armadilhas como ratoeiras podem ser perigosas para animais de estimação e crianças, devendo ser utilizadas somente em cenários seguros.
  • As armadilhas de cola costumam ser mais baratas que ratoeiras e outros métodos, podendo ser colocadas em uma série de cenários e mais seguras para crianças. A desvantagem é que ela não pode ser colocada em um local que receba muita umidade ou poeira.
ratoeira para roedores

Qual foi a solução que você adotou? Ficou com dúvidas sobre as soluções acima listadas? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Acabar com Ratos no Quintal e Jardim: Métodos e Dicas. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.