Melhores Vegetais para Cultivar no Frio e Colher no Inverno (LISTA)

O inverno tá chegando? Ainda não é hora de colocar as ferramentas de jardinagem para descansar. Confira os melhores vegetais para cultivar no frio!

Publicado em e atualizado em: 04-12-2021 por Lory Aguiar

Existem vegetais perfeitos para ser plantados, cultivados e coletados nos meses mais frios do ano. Confira, abaixo, uma lista de vegetais que se adaptam bem a climas mais frios, para que você os inclua na sua horta e tenha fartura no inverno.

Vegetais para Cultivar no Frio

Alguns dos vegetais que se adaptam bem a estações frias são folhas e raízes comestíveis, como o alface, a cenoura e a cebola. Outros incluem sementes comestíveis, como ervilhas e algumas espécies de feijões. Há também hortaliças que preferem climas frios, como algumas espécies de alcachofras, brócolis e couve-flor.

Esses são vegetais que precisam de pouca luz para se desenvolverem, podendo ser plantados em hortas, vasos e estufas.

Vegetais Resistentes e Semi-resistentes

Vegetais para Cultivar no Frio 1

Os vegetais que resistem bem a geadas podem ser classificados em dois tipos: resistentes e semi-resistentes. Os vegetais resistentes são aqueles que resiste a geadas mais intensas, enquanto os semi-resistente resistente a geadas mais brandas.

Lista de Vegetais Resistentes

  • Brócolis
  • Couve de Bruxelas
  • Ervilha
  • Alho Poró
  • Rabanete
  • Espinafre
  • Nabo
Vegetais para Cultivar no Frio 2

Lista de Vegetais Semi-resistentes

Você também vai curtir: Vegetais que Crescem Rápido

Alcachofra (CYNARA SCOLYMUS)

Alcachofra

Alcachofras são vegetais de baixo teor calórico, ricos em Vitamina C, ácido fólico e magnésio. São consideradas excelentes fontes de fibra alimentar, utilizadas em diversos pratos da culinária.

Alcachofra 1

As alcachofras são vegetais bastante resistentes a climas frios. Ela exige apenas que se cubra o solo com uma cobertura morta para criar isolamento térmico.

Alcachofra 2

A semeadura da alcachofra pode se iniciar dentro de casa, durante a primavera. Já o cultivo a partir de mudas deve ser feito em vasos de pelo menos trinta centímetros.

As pragas mais comuns que atacam a alcachofra são lesmas e caracóis. Os principais sinais são buracos em suas folhas. Nesses casos, você pode fazer uma armadilha de cerveja. No caso de infestação de moscas e pulgões, você pode aplicar um sabonete inseticida, geralmente comercializado em lojas de produtos para jardinagem.

Rúcula (ERUCA VESICARIA)

Rucula

As rúculas são vegetais que até preferem climas mais frios. Por conta do seu sabor levemente apimentado, é muito utilizada em temperos e molhos para saladas, sopas e carnes. Ela é um vegetal muito saudável, rica em vitamina C e potássio.

Rucula 1

A rúcula prospera bem em solos bem drenados e, se possível, enriquecidos com matéria orgânica. Ela não tem tanta exigência de luz, podendo ser cultivada até mesmo em sombra total.

A colheita da rúcula costuma ocorrer em cerca de um mês. Você deve cortá-la pelas folhas externas, deixando o centro se desenvolver. As folhas maiores costumam contar com um sabor mais intenso.

Beterraba (BETA VULGARIS)

Beterraba é uma raiz muito utilizada na culinária brasileira. Ela é um vegetal muito nutritivo, rico em nitratos naturais que oferecem diretos benefícios para a saúde.

As beterrabas são conhecidas por jardineiros por prosperarem bem em diversos tipos de solos e se adaptarem bem em diversos tipos de clima. Portanto, ela se desenvolve muito bem em climas mais frios.

Beterraba 1

Por ser um vegetal tuberculoso, o maior cuidado que se deve ter ao cultivar beterrabas é através de um bom solo. O solos deve ser fofo, rico em nutrientes e bem drenado para que a beterraba se desenvolva. Uma boa dose de fertilizante líquido também pode auxiliar nesse processo.

Brócolis (BRASSICA OLERACEA VAR. ITALICA)

Brocolis 1

O brócolis é outro vegetal muito popular na mesa do brasileiro, devido ao seu sabor, valor nutricional e versatilidade de preparo de ratos. Por ser um vegetal resistente, ele é apropriado para o cultivo em climas mais frios.

Brocolis 2

É relativamente fácil cultivar brócolis na sua horta. Você precisa de um local com sol e sem a incidência de ventos fortes. Você pode preparar o solo com a adição de uma matéria orgânica. As mudas ou sementes devem ser cultivadas com pelo menos 50cm de distância de uma a outra.

Brocolis 3

Durante a fase de crescimento, você deve irrigar diariamente o brócolis.

Couve de Bruxelas (BRASSICA OLERACEA VAR. GEMMIFERA)

Couve de Bruxelas 1

As couve de bruxelas são vegetais da mesma família do repolho. Seu nome se dá por conta de serem amplamente utilizadas na culinária local de Bruxelas, na Bélgica. Ela é famosa por seu uso no preparo de pratos belgas.

Couve de Bruxelas 2

Pouco tolerantes ao calor, a couve de bruxelas é especialmente indicada para o cultivo de climas mais frios. O calor pode, inclusive, afetar o sabor desse vegetal.

Couve de Bruxelas 3

Você precisa de um solo bem drenado, com boa umidade e rico em matéria orgânica. Além disso, você pode adicionar um fertilizante rico em nitrogênio para potencializar o crescimento da sua hortaliça. Você também pode substituir o fertilizante por um adubo baseado em nitrogênio.

A colheita pode ocorrer após cem dias depois do plantio. Você deve iniciar a colheita pelos brotos mais baixos da planta e ela deve ser feita antes das folhas começarem a amarelar.

Repolho (BRASSICA OLERACEA VAR. CAPITATA)

Repolho

O repolho é outro vegetal muito popular na culinária conhecido por resistir a temperaturas extremamente frias.

Repolho 1

O replho aprecia um solo bem drenado, rico em nitrogênio. Incluídos nos cuidados também estão a remoção de ervas daninhas, a irrigação e o controle de pragas.

Repolho 2

A praga que mais ataca os repolhos é a lagarta do repolho (ou verme do repolho). Uma forma fácil e caseira de repelir essa lagarta é borrifando chá de tabaco na sua planta. Outra forma é através da aplicação de um sabonete inseticida.

Repolho 5

O repolho também pode ser cultivado em vasos. Muitas pessoas consideram esse cultivo mais fácil. Mas você deve certificar que o vaso ofereça um bom espaço para o repolho se adaptar. Repolhos cultivados em vasos pequenos costumam oferecer um tamanho menor que o normal.

Cenouras (DAUCUS CAROTA SUBSP. SATIVUS)

Outro vegetal muito utilizado na culinária brasileira que prospera bem em climas gelados são as cenouras. De origem no Mediterrâneo, elas são cultivadas e consumidas em todo o mundo. Cenouras são alimentos ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes, que agem fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças.

Por ser uma raiz, é muito importante controlar a qualidade e temperatura do solo. Muitas pessoas utilizam um medidor digital para conferir a temperatura do solo, pH do solo, etc. Temperaturas muito altas ou muito baixas podem modificar o sabor desse vegetal.

Cenouras

Você pode iniciar o cultivo de cenouras a partir de sementes, adquiridas em lojas de produtos de jardinagem. Você deve colocá-las com um espaçamento de 15 polegadas entre uma e outra sementes. Você também pode cultivá-la a partir de mudas, embora isso seja mais dificultoso no caso de vegetais de raiz.

Cenouras colhidas no próprio quintal costumam ser mais saborosas que aquelas da indústria agropecuária.

Couve-Flor (BRASSICA OLERACEA VAR. BOTRYTIS)

Couve-flor é um vegetal muito saboroso e nutirtivo. Ele é uma planta do tipo anual, geralmente reproduzido a partir de sementes. Ele é rico em fibras, antioxidantes, vitamina A, B e C.

Ainda que prospere bem em climas mais frios, o couve-flor não é considerado exatamente um vegetal de inverno. Nas categorias acima listadas, ele seria no máximo considerado um vegetal semi-resistente.

Couve Flor 1

O couve-flor pertence a mesma família do repolho e conta com a mesma facilidade de cultivo. Você deve plantá-lo a partir de sementes, em um solo rico em nutrientes, bem drenado com úmido. O couve-flor precisa receber pelo menos seis horas de sol por dia.

Durante o período de plantio, você pode adicionar um fertilizante rico em nitrogênio.

Cebolinha (ALLIUM SCHOENOPRASUM)

Cebolinha

A cebolinha é uma erva muito utilizada como tempero na culinária brasileira. Por serem pouco exigentes e prosperarem em praticamente qualquer clima e solo, elas são muito populares entre jardineiros mais iniciantes.

Cebolinha 1

Elas são plantas do tipo perene, que retornam todos os anos e podem sobreviver até vinte anos. Durante a primeira temporada, você deve tomar mais cuidado com a frequência de irrigação. Após estabelecidas, essas plantas resistem bem a períodos de seca.

Leia também: Vegetais para Plantar em Vasos

Cebolinha 2

Você também pode aplicar um fertilizante balanceado, desde que em pequenas quantidades.

As cebolinhas são muito resistentes a pragas e doenças. As doenças mais comuns é o apodrecimento de raízes, devido ao excesso de umidade ou á drenagem do solo, além do bolor e manchas nas folhas. No caso de infecções mais graves, você pode precisar de um fungicida.

Coentro (CORIANDRUM SATIVUM)

Coentro 3

Amados por uns, odiados por outros, o coentro é uma erva utilizada como tempero na culinária típica de algumas regiões brasileiras.

Coentro 1

O coentro prospera bem em locais onde ele recebe sol pela manhã e sombra pela tarde. Ele também pode ser cultivado em vasos e estufas de interior, desde que posicionado próximo a uma janela.

Coentro

A colheita pode ser feita quando você quiser, mas é recomendada de ser feita quanto a planta atinge cerca de quinze centímetros de altura.

Qual vegetal de clima frio você vai plantar na sua horta? Ficou com dúvidas sobre o cultivo? Faça uma pergunta!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Melhores Vegetais para Cultivar no Frio e Colher no Inverno (LISTA). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.