Como Plantar Mussaenda: Características, Cores e Cuidados

Conheça mais um pouco sobre a Mussaenda, esse belo arbusto que encanta cada vez mais os amantes do paisagismo!

Publicado em e atualizado em: 22-04-2022 por Lory Aguiar

A Mussaenda é um arbusto que chegou ao Brasil nos anos 80. Por ser uma planta que se dá bem com sol e solos úmidos, ela se adaptou perfeitamente à nossa região. É essa a planta que será atração no guia de hoje do Meu Verde Jardim.

Como Plantar Mussaenda

Nos países africanos, a população costuma mastigar a raiz dessa planta antes das refeições, porque ela consegue estimular o apetite.

Características da mussaenda

Você pode não saber o nome da planta, mas com certeza já esbarrou com alguma Mussaenda em algum canteiro. Por dar uma flor muito bonita, ela é muito usada em jardins, canteiros e projetos paisagísticos.

Uma de suas características mais notórias é que ela pode ser bem alta, que pode chegar aos 3 metros de altura e seus cuidados são básicos.

Além da sua beleza única, essa é uma flor que atrai borboletas, o que deixa seu jardim ainda mais bonito.

Cores da Flor Mussaenda

A Mussaenda é um arbusto com flores bem delicadas, encontrada em diversas cores que variam do vermelho, rosa, amarelo e até mesmo um tom bem diferente, o dourado.

Rosa

Como Cuidar De Mussaenda

A Mussaenda rosa, floresce várias vezes ao ano e é mais habituada ao clima quente, pois vem de regiões africanas e asiáticas. Essa coloração foi gerada através de manipulação genética.

Branca

Como Fazer Florescer 1

A versão branca tem uma cor semi-leitosa e é super ornamental. Essa planta é originária das Filipinas, Nova Guiné e Oceania, e pode ser usada como cerca viva ou até mesmo plantada em vasos. Seu tamanho é de até aproximadamente 2,5m.

Vermelha

Cuidados Com Mussaenda

Essa espécie consegue alcançar com facilidade os 3m de altura. Ela tem flores arredondadas. Por conta de sua coloração diferente e chamativa, é muito usada no paisagismo.

Salmão

Arvore Mussaenda

Por ser bem parecida com a Mussaenda rosa, em alguns lugares você pode encontrá-la sendo chamada de salmão. Elas podem ter um tom um pouco mais alaranjado e mais claro do que as rosas, mas costumam ser bem semelhantes.

Amarela

Cultivo No Quintal

Na cor amarela, essa planta irá atrair muitas borboletas para o seu jardim. Pode crescer até 2,5m de altura, mas com podas regulares, você pode usá-la até mesmo como cerca viva.

Suas flores bem amarelas, chamam bastante atenção, por isso, é uma planta muito usada em projetos paisagísticos.

Dourada

Dicas De Plantio

Sua cor dourada é resultado de uma mistura de cores que variam do salmão, laranja e amarelo, e por isso, é uma variação que chama bastante atenção. Sua altura pode chegar até 3m e a coloração dessa flor chama muita atenção e destaca o projeto do seu jardim.

Veja também: Flores cor Roxa

Espécies de Mussaendra

Espécies e Variedades de MussaendraDescrição
Mussaenda aliciaAlém da variação de cores, também é possível encontrar uma variedade grande de espécies de Mussaenda.
A espécie Alicia tem flores pequenas de cor amarela e sépalas no tom rosado bem grandes e volumosas, que acabam se destacando e deixando a árvore com a aparência mais cheia. Muitas pessoas acham que as flores são as de coloração rosa, mas ao observar de perto, você percebe que não.
Mussaenda frondosaNa Mussaenda Frondosa, a flor é alaranjada e seu formato lembra o de uma estrela. E ao contrário da espécie anterior, ela só tem uma sépala grande, normalmente no tom de branco.
Mussaenda philippicaTambém pode ser chamada de Mussaenda Branca, tem flores bem pequenas e amarelas, que lembram o formato de uma estrela. Ela tem sépalas bem grandes e volumosas, que se destacam na árvore em contraste com as suas folhas verdes escuras.
Mussaenda erythrophyllaEssa espécie tem um tom vermelho bem vivo e bonito. Suas flores são pequenas, em formato de estrela e na cor branca, com o interior bem vermelho. As sépalas vermelhas se destacam e tem aparência aveludada.

Como plantar Mussaenda

Ao contrário de muitas flores, a Mussaenda não é plantada por sementes. Para ser um tipo de arbusto, é necessário retirar mudas e replantar, para que então ela possa dar origem a uma nova árvore.

Como cuidar da Mussaenda

Essa é uma planta que não requer cuidados específicos ou especiais. É uma planta que gosta muito de sol e se desenvolve bem em climas quentes, por isso, pode ser usada em jardins e lugares expostos ao tempo.

Especies De Mussaenda

Sua terra deve estar sempre fértil, por isso, invista em adubos e fertilizantes de tempos em tempos para manter sua planta crescendo e florescendo bem. A única coisa que ela precisa é de rega frequente, seu solo deve estar sempre bem úmido. 

Flor Amarela 3

Não é uma espécie que lida bem com o frio e temperaturas mais baixas, por isso conforme a região, ela pode não ficar tão bonita durante o inverno. Mas em locais quentes e ensolarados, ela se desenvolve perfeitamente e estará sempre florida.

Como podar Mussaenda

Por ser uma planta com excelente desenvolvimento, ela cresce bem rápido e requer podas frequentes para continuar a crescer e florescer.

Para que sua Mussaenda fique sempre bem cheia, o recomendado é sempre manter uma altura máxima de 2m, assim ela ficará sempre bem cheia e bonitas.

Flores Pequenas 2

Para incentivar que ela floresça cada vez mais, dê preferência para podar sua Mussaenda logo depois do período de floração, assim, você mantém ela forte e incentiva que ela dê ainda mais flores na próxima.

Como fazer mudas

Para tirar as mudas dessa planta, elas devem ser retiradas nos meses do verão, como novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. A melhor forma de fazer mudas de Mussaenda, é cortar com ajuda de um alicate, os galhos na diagonal.

A escolha desses galhos faz diferença, pois eles devem ser bem bonitos e ter algumas folhas, para facilitar a pega.

Flor De Mussaenda 1 1

Para garantir que ela seja preservada e pegue bem, o ideal é deixá-la em uma estufa. Mas como a maioria das pessoas não tem uma, você pode plantá-la logo após o corte em um jardim ou vaso espaçoso.

Adubar e regar bem ajudam a fortalecer e facilitar com que ela cresça bem. Em cerca de 3 meses, ela já vai ter um tamanho considerável e então você poderá replantar em outro local.

Por se dar bem e se desenvolver melhor no calor, é uma planta muito vista em todo o Brasil. Como podem ser cultivadas em vasos, você pode usar em varandas e até mesmo dentro de casa, desde que ela pegue sol. São muitas variedades de cores para você escolher e incluir no seu projeto de decoração.

Flor De Mussaenda 2

Veja também: Flores que Resistem ao Frio

Como fazer um lindo paisagismo com Mussaenda

Por ter uma beleza única, diversas cores e chamar muita atenção, a Mussaenda se tornou uma das preferidas nos projetos paisagísticos. Além disso, pode ser usada de diversas formas para decorar o seu jardim.

Confira a seguir algumas maneiras de fazer um lindo paisagismo com essa planta.

Vasos

Caso você tenha um espaço limitado, mas ainda assim deseje usar a Mussaenda na sua decoração, ela é uma espécie que pode ser plantada em vasos. Essa é uma das maneiras de ter controle sobre seu crescimento, além das podas frequentes.

Cerca viva

Flor Branca De Mussaenda

Essa é uma maneira de aproveitar sua característica de arbusto. Podem ser usadas para dividir áreas de piscina, terrenos com vizinhos ou até mesmo em muros e debaixo da janela.

É uma alternativa diferente de ter uma cerca viva, já que suas flores chamam bastante atenção e destacam o ambiente. O importante para manter seu formato, é sempre podar corretamente, para mantê-la com seu formato de cerca.

Leia também: Flores para Atrair Beija Flores

Árvore

A Mussaenda também é excelente para ser usada em jardins, como árvores mesmo. Elas podem ser usadas sozinhas ou com várias árvores próximas. Se podá-la redondinha, ficam volumosas e super bonitas.

Flor Vermelha De Mussaenda
Folhagem Do Pe 1
Fotos Da Flor 3
Fotos Do Pe 1
Imagens Belas 1
Imagens Da Flor 1
Mussaenda Branca 1
Mussaenda Com Flor Amarela 1
Mussaenda Rosa 1
Mussaenda Vermelha 1
No Campinho 1
No Canteiro 1
No Jardim 2
Tipos E Especies 1

Você ficou com dúvidas sobre o cultivo ou cuidados? Comente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.