25 Plantas Exóticas e Raras: Lista de Espécies e Variedades

Hoje vamos te provar como a natureza é incrível!

Publicado em e atualizado em: 08-03-2022 por Lory Aguiar

Existem duas definições diferentes para plantas exóticas. A primeira e mais clássica é a de plantas que forem introduzidas em floras nas quais não são nativas. Nesse caso, elas também podem ser chamadas de plantas invasoras, e costumam causar danos ao equilíbrio do ecossistema.

A segunda definição de plantas exóticas é do ponto de vista estético ou funcional: são plantas diferentes do comum, que apresentam alguma característica física ou comportamento muito esdrúxulo. É desse segundo grupo que vamos falar hoje.

Ceropegia woodii

Ceropegia woodii
Ceropegia woodii 1
Ceropegia woodii 2
Ceropegia woodii 5

Essa é uma flor verdadeiramente estranha. Suas pétalas parecem um pirulito peludo brotando dos galhos. Essa flor atrai polinizadores através do seu cheiro desagradável. Suas flores parecem ter sido esculpidas a mão. No Brasil, ela é chamada de corações emaranhados.

Mutinus Caninus

Mutinus Caninus
Mutinus Caninus 1
Mutinus Caninus 2
Mutinus Caninus 3

Esse cogumelo costuma se desenvolver em regiões de lodo pantanosas. Ele tem uma característica física muito peculiar e apresenta um odor desagradável para qualquer um que se aproxime dessa planta. Sem dúvidas, essa é uma planta que você não gostaria de ter em casa.

Aristolochia grandiflora

Aristolochia grandiflora
Aristolochia grandiflora 1
Aristolochia grandiflora 2
Aristolochia grandiflora 4
Aristolochia grandiflora 5

Essa planta é considerada exótica por suas gigantescas flores em formato de cavernas com padrões de textura exóticos. Caso você veja uma dessa por aí, cuidado, elas cheiram muito mal. Essa trepadeira é conhecida no Brasil como “jarrinha” devido ao seu formato de jarra.

Flor Kadupul (Epiphyllum Oxypetalum)

Epiphyllum Oxypetalum
Epiphyllum Oxypetalum 1
Epiphyllum Oxypetalum 2
Epiphyllum Oxypetalum 3
Epiphyllum Oxypetalum 4
Epiphyllum Oxypetalum 5

De nome científico epiphyllum oxypetalum, essa planta pode ser encontrada nativamente em florestas do Sri Lanka. Ela tem uma característica ímpar: suas flores desabrocham apenas por duas horas e depois morrem, geralmente a meia noite. Por conta dessa característica, ela é considerada uma flor muito rara e cara. Seu perfume é boníssimo e utilizado na produção dos perfumes mais caros do mundo. Essa planta faz jus a principal lei da economia: a escassez. Quanto mais rara e escassa e maior é a demanda, mais cara é a planta. Seu nome popular no Brasil é Dama de Noite.

Mimosa pudica

Mimosa pudica
Mimosa pudica 1
Mimosa pudica 2
Mimosa pudica 3
Mimosa pudica 4

Muito semelhante a uma samambaia, essa planta apresenta um comportamento curioso em suas flores. Ao assoprá-la ou tocá-la, suas folhas se fecham como se estivessem se protegendo. No Brasil, ela é chamada de “dormideira”, “sensitiva”, “dorme dorme”, “não me toques”, entre outros nomes populares. Uma curiosidade é que a mimosa pudica é da mesma família das ervilhas.

Desmodium Gyrans

Já imaginou ver uma planta que dança? Ela existe! O que ocorre, na verdade, é que ela move suas folhas em movimentos bruscos quando surge alguma luz, calor ou vibração (como música). Essa é uma das plantas favoritas do cientista Charles Darwin, descrita com profundidade em seu livro “O poder de movimento das plantas”.

Flor Cadáver (Amorphophallus titanum)

Amorphophallus titanum
Amorphophallus titanum 1
Amorphophallus titanum 2
Amorphophallus titanum 3
Amorphophallus titanum 4

Essa é possível ver em alguns dos jardins botânicos presentes no Brasil, como Jardim Botânico de Curitiba. Ela é considerada pela ciência como a maior flor do mundo. O seu nome se dá pelo seu mal cheiro. Ela é nativa de florestas da Sumatra. Seu odor é de carniça e server para atrair diferentes polinizadores.

Árvore de Candelabro

Arvore de Candelabro
Arvore de Candelabro 0
Arvore de Candelabro 1
Arvore de Candelabro 2
Arvore de Candelabro 3

Essa é uma árvore nativa do Brasil. Seu nome se dá pelo formato peculiar de suas folhas que parecem com candelabros. Sua casca, folhas e raízes são utilizadas pela medicina tradicional indígena brasileira por séculos. Suas sementes são utilizadas como alimentos por muitos povos regionais. Infelizmente, ela é uma árvore considerada em extinção.

Orquídea Fantasma

Orquidea Fantasma
Orquidea Fantasma 1
Orquidea Fantasma 2
Orquidea Fantasma 3
Orquidea Fantasma 4
Orquidea Fantasma 5 1

Essa orquídea é nativa de Cuba. Seu nome se dá pelo aspecto fantasmagórico de suas pétalas. Ela é hoje considerada uma orquídea bastante rara, cotada a muito dinheiro por colecionadores. Para plantá-la, é preciso reunir condições únicas, a tornando ainda mais rara. Ao contrário de outras espécies e variedades de orquídeas, ela não tem folhas, dependendo de outras plantas para extrair seus nutrientes.

Salsão (APIUM GRAVEOLENS)

APIUM GRAVEOLENS 2
APIUM GRAVEOLENS 1 1
APIUM GRAVEOLENS 12 1

No meio de flores e árvores, não poderia faltar uma erva. Essa planta é muito semelhante a salsa, mas tem gosto de aipo. Ela é muito fácil de cultivar – sendo mais fácil do que o próprio aipo. Quase tudo nessa planta é comestível: suas raízes, caule e folhas. Ela é muito utilizada na culinária para o preparo de sopas e caldos.

Alocasia azlanii

Alocasia azlanii
Alocasia azlanii 1

Essa planta é exótica por conta de suas folhas. Tanto a cor quanto o formato são bastante peculiares. O formato são de orelhas de elefantes e suas folhas podem ir num degrade de um verde claro para um verde bem escuro. Essa planta pode ser cultivada em vasos em casa ou apartamento. Você precisa apenas escolher uma região próxima a janela para que ela receba incidência de luz solar. Quanto mais velha fica essa planta, mais escura ficam as suas folhas.

Tem mais dúvidas sobre plantas raras e plantas exóticas? Confira nosso FAQ:

O que são plantas nativas e exóticas?

As plantas nativas são aquelas que pertencem ao ecossistema que habitam. Já as plantas exóticas são aquelas plantas invasoras, que não pertencem originalmente ao ecossistema que são inseridas.

Qual é a flor mais rara do mundo?

É a flor Kadapul. Essa planta é muito rara de ser encontrada no comércio. Após seu florescimento, ela morre cerca de duas horas depois, sendo considerada uma das flores mais exóticas de todo o mundo.

Qual é a orquídea mais rara do mundo?

Se trata da Cattleya walkeriana, uma orquídea considerada perfeita por sua simetria equilibrada. Seu preço pode atingir até cinco mil reais dependendo do cruzamento e da espécie. Ela é também chamada popularmente como “orquídea feiticeira”.

Por quê as flores têm mal cheiro?

O aroma das flores, seja ele bom, seja ele ruim, tem a função de atrair polinizadores para que o ciclo de reprodução das flores ocorra.

Qual é a planta exótica que você achou mais impressionante? Tem alguma outra planta que você considera incrível e não está na lista? Comente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 25 Plantas Exóticas e Raras: Lista de Espécies e Variedades. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.