Hibisco: Como Plantar, Cuidar, Cultivar e Espécies

Tudo sobre o Hibisco em um incrível guia de cultivo!

Publicado em e atualizado em: 08-05-2021 por Lory Aguiar

Você já ouviu falar do hibisco, dos benefícios do seu poderoso chá e de como cultivar essa bela planta que caiu de vez no gosto dos brasileiros? Continue lendo esse artigo e você irá descobrir mais sobre o hibisco e de como se dá o seu cultivo. 

antes do florescimento

O Hibiscus rosa-sinensis, ou como conhecemos, hibisco, também pode ser chamado de hibisco-do-Havaí ou hibisco-da-china. 

O hibisco é uma planta do gênero que contém cerca de 300 espécies, está inserida na família das plantas Malvaceae (grupo de angiospermas que possuem cerca de 765 espécies que se dividem em subfamílias). 

O significado do nome hibisco vem do grego e se refere a deusa egípcia Ísis.

O hibisco é denominado uma arvoreta (espécie de pequenas árvores) que pode atingir cerca de 2 a 5 metros de altura. 

Por conta da poliploidia (quando existe mais de dois conjuntos de cromossomos) as suas flores podem apresentar várias tonalidades de cores, o que fica mais visível em suas pétalas. As flores podem chegar até os 20 cm de diâmetro.

as mais belas 1
as mais lindas 1
branca 1 1
branca 2
branco

Origem

Não se sabe ao certo a real origem do hibisco, porém podemos concluir que venha da China, Índia ou de regiões do sudeste asiático. 

Cultivo do hibisco 

O cultivo de toda planta requer atenção, pois caso falte alguns do que chamamos de “pilares para um bom cultivo” o crescimento e saúde da planta ficará comprometido. Veremos como fazer o cultivo do hibisco e também como mantê-lo saudável.

O hibisco pode ser facilmente cultivado em jardins, o que dará uma beleza exorbitante ao seu jardim. 

Ele pode ser utilizado em cercas vivas e também em cidades como modo de arborização, já que é de fácil plantio e suporta a luz do sol. 

Caso o cultivador queira mantê-lo em vasos, ele pode ser cultivado em vasos grandes, sabendo que as podas contínuas podem fazer com que a planta permaneça com uma estatura menor do que o de costume.

Uma forma de propagar as sementes é deixando-as em vasos pequenos, com cerca de 10 cm de diâmetro.

Faça um pequeno buraco de 5 cm e coloque as sementes. Em geral a sua germinação levará de no mínimo uma até no máximo quatro semanas. 

Para saber quando as mudas estarão prontas para serem transplantadas, deve-se observar as folhas, se elas estiverem com 4 ou 6 folhas verdadeiras, pode-se fazer o transplante.

Já por estaquia, os ramos serão cortados e quando chegarem aos 10 cm, serão plantados em outros vasos onde o solo estará úmido. Nesse modo, o cultivador obterá plantas idênticas aos da planta mãe.

cor rosa 5

Solo e Clima

O clima ideal para o cultivo do hibisco é o subtropical ou tropical. Se o cultivador for cultivá-la em locais onde predomina o clima frio e com invernos mais intensos, é aconselhável que seja cultivada em estufas.

No caso da falta de estufas, podem ser cultivadas em vasos que possam ser mudados para outros locais onde no inverno fiquem mais aquecidos. A temperatura indicada é dente 7°C e 12°C.

O solo deve ser leve, adubado, fértil e bem drenado, o pH do solo onde o hibisco pode ser cultivado deve estar entre 6 e 7,5.

em degrade

Iluminação para o cultivo do hibisco

O hibisco precisa receber iluminação solar direta, porém se possível não a deixe por longos períodos exposto ao sol forte, o que pode afetar suas flores.

em formato de chá

Irrigação e espaçamento entre outras plantas

Para que o hibisco possa crescer saudável e esteticamente atrativo, é necessário que a irrigação seja feita de forma moderada, a planta irá se desenvolver em solo umedecido, mas não deixe o solo ficar encharcado.

É aconselhável que o hibisco fique a um espaço de 1 a 2 metros de outra planta.

flor de Hibisco

Floração 

A floração é o auge da beleza de toda planta, e com o hibisco não seria diferente. Geralmente o hibisco tem seu período de floração em climas mais ensolarados como primavera e verão, mas isso não impede de que ele venha a florescer durante todo o ano

Se o hibisco estiver sendo cultivado de forma certa, e você tomar todos os devidos cuidados quanto a isso, você poderá ver o seu hibisco florescendo em outras épocas do ano.

flor de Hibisco 1

O uso do hibisco auxiliando na alimentação e estética

Há alguns anos o hibisco vem se tornando uma febre no que se refere a alimentação e estética. Por conter ótimos atributos e proporcionar benefícios diversos. 

Veremos o porquê dessa planta estar ganhando espaço nesses dois ramos tão disputados e também seus benefícios.

Foto de Hibisco

 Alimentação 

Quando o assunto é saúde e bem-estar, muitas pessoas optam por produtos naturais por saberem dos seus efeitos rápidos e confiáveis. O hibisco vem sendo uma ótima opção, pois além de saudável traz resultados rápidos.

O mais de comum de ver o hibisco sendo usado na cozinha, é por meio do seu famoso chá. Pois auxilia na perda de peso, o que por si só já é motivo de ser grande procura em mercados. 

Também é comum ver o hibisco sendo usado em sobremesas como sorvetes e mousses.

Cosméticos 

O seu uso no ramo dos cosméticos só tem crescido a cada ano. Muitas empresas do ramo passaram a usar o hibisco em shampoo, cremes hidratantes e cremes faciais e demais produtos relacionados. 

Muitas pessoas estão usando o hibisco em receitas caseiras para proporcionar força e crescimento aos fios do cabelo, ou em outros casos, fazem cremes faciais caseiros, por esses motivos o hibisco é tão procurado e admirado por muitas pessoas. 

Hibisco
Hibisco 1 1
Hibisco 2
Hibisco 3
Hibisco 4
Imagem de Hibisco
no quintal 2
para chá
seco
vermelha 6
vermelha 1 1

Curiosidades sobre o hibisco 

  • O seu chá possui efeito diurético, o que auxilia no combate a retenção de líquidos. 
  • Também ajuda no controle da pressão arterial baixando-a de forma moderada.
  • Diminui o colesterol ruim, LDL, e aumenta o colesterol bom, HDL.

Contraindicação do uso do chá de hibisco

O uso constante do chá de hibisco não é recomendado, pois para algumas pessoas pode ser prejudicial, veremos quando ele deve ser evitado:

  • Pode causar infertilidade.
  • É proibido para lactantes.
  • Pode causar mal-estar por conta de desidratação.
  • Para pessoas que possuem pressão baixa e pressão alta.

Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Hibisco: Como Plantar, Cuidar, Cultivar e Espécies. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.