Impatiens – Guia Completo: Como Cuidar, Cultivar e Espécies

Tudo sobre uma das flores mais famosas – e lindas – do mundo!

Publicado em e atualizado em: 04-03-2022 por Lory Aguiar

Você conhece a impatiens, como cultivá-la e seus atributos medicinais? Continue lendo esse artigo e você descobrirá as utilidades dessa planta que vem conquistando não só o carisma do povo brasileiro como também, a medicina natural.

cor pink 1

A Impatiens é uma espécie botânica pertencente à família Balsaminaceae. Existem pelo menos 56 espécies de impatiens, sendo as mais famosas:

  •  Impatiens balfourii
  • Impatiens balsamina
  • Impatiens noli-tangere
  • Impatiens sodenii 
  • Impatiens walleriana

Essa última citada vem sendo a mais usada, e pode ser chamada de maria-sem-vergonha, não-me-toques e beijos.

cor rosa 4

É uma planta herbácea de pequeno porte, podendo atingir de 15 a 75 cm de altura.

 É uma planta de fácil cultivo, o que atrai a atenção de várias pessoas que desejam iniciar um contato com a natureza começando a cultivar pequenas plantas. 

Além disso, além de possui lindas flores que quando juntas formam lindos tapetes floridos o que lembra um quadro pintado a óleo.

Origem

A impatiens é uma planta nativa do continente africano, mas especialmente das florestas tropicais ao leste nas regiões de Moçambique, Quênia e Tanzânia

Atualmente é comum encontrá-la crescendo em boa quantidade em regiões úmidas tropicais e subtropicais ao redor do mundo.

cor rosa 2 2

Cultivo

O cultivo é um procedimento cuidadoso, pois qualquer erro pode interferir na saúde da sua planta. 

A impatiens pode ser cultivada tanto em pequenos espaços como também em vasos e jardins, se sinta à vontade para ousar quanto a isso e cultivá-la onde achar melhor.

cor rosa 3 1

Solo e clima para o cultivo

Possuir um solo adequado é um dos pilares para se cultivar uma planta, a escolha de um mau solo ou descuidos com o mesmo pode afetar drasticamente o desenvolvimento da sua planta. 

O ideal é que ela seja cultivada em um solo bem drenado, fértil e que seja rico em adubo é importante que ele retenha umidade, o que evita que esse solo venha a secar rápido.

A impatiens é tolerante em se tratando do pH do solo, porém o mais indicado é que este esteja entre 5,5 e 6,5.

Como é uma planta de origem tropical, a impatiens não se dá bem sendo cultivada em climas muito frios, o ideal é que ela seja cultivada em locais com alta umidade relativa do ar e com temperaturas passando dos 20° C.

cor roxo

Iluminação e irrigação

Toda planta necessita de uma iluminação adequada e de uma boa irrigação, esses dois pilares são fundamentais para um bom cultivo. 

A impatiens se dá bem com iluminação parcial, podendo receber luz do sol direta, mas não é bom que fique exposta por muito tempo. O ideal seria estar em meia-sombra.

Se tratando de irrigação, ela não necessita estar sempre agoada, porém é fundamental deixar o solo úmido todos os dias, mas não com excesso de água. Atente para esse ponto, nunca a deixe sem água, ela é supersensível quanto a isso.

dicas de como plantar

Época de floração 

Dependendo do seu cultivo, a impatiens pode florescer durante todo o ano estando em regiões mais quentes. 

Quando estiver em regiões frias, ela florescerá pouco antes do verão até a época de início do outono. 

dicas de cultivo 1

Ciclos e espaçamento entre outras plantas

Os seus ciclos podem acontecer de duas formas, veremos cada uma de forma detalhada.

Ciclos por sementes

As sementes devem ser semeadas de forma superficial no solo, não é necessário cavar buracos, pois elas precisam de luz para fazerem a germinação. 

O ideal é cobrir com uma camada leve de terra, sendo esta, peneirada, ou você pode usar serragem de espessura fina, que dará o mesmo resultado positivo. 

Nesse processo as sementes irão levar cerca de duas ou três semanas para germinarem.

Estaquia 

O outro modo em que se dá o seu ciclo é por meio de estaquia (método que consiste em plantar pequenos caules). 

Deve-se cortar os caules que estão mais desenvolvidos e com boa saúde, eles irão criar raízes e daí nascerão novas e belas impatiens. 

Sobre o espaçamento, é recomendado que permaneça a uma distância de 15 a 30 cm de outras plantas.

em casa 4

O uso da impatiens na medicina natural

A impatiens tem tido um papel importante na medicina natural, pois contém atributos como diaforética, diurética, purgante, vermífuga, depurativa e entre outros que são explorados em diversas áreas.

 A principal delas são os Florais de Bach. Um floral tem a função de trazer equilíbrio de emoções para o usuário, tendo como foco maior diminuir os níveis de estresse, falta de autoestima, depressão e sentimentos que não agregam paz.

O objetivo do uso da impatiens quando aplicadas em um floral está em usar suas propriedades no auxílio do tratamento de pessoas nervosas, estressadas, mal-humoradas, ansiosas e com excesso de tensão.

O uso do floral de impatiens irá promover: paciência, cortesia, gentileza, solidariedade, calma, bom humor, paz e sensações relacionadas a paz de espírito.  

Mas não é apenas nos florais que ela se destaca, estudos feitos comprovaram que ela ajuda no tratamento de pessoas idosas que estão com demência senil, distúrbios de memória e audição. 

Também há um resultado promissor em pessoas que tiveram AVC, auxiliando na irrigação do sangue no cérebro. Dela pode-se utilizar as raízes, partes aéreas e seu caule.

em casa 5
em duas cores 4
em duas cores 1 1
em várias cores 7
em várias cores 2 1
em vaso
em vasos
Impatiens
Impatiens 1
Impatiens 2
Impatiens 3
laranja 4
para decoração de praças
pink
rosa claro 3
rosa pink
vermelha 4

Curiosidades sobre a impatiens

  • A impatiens possui flores com cinco pétalas, essas flores podem chegar de 2 a 5 cm de diâmetro. Nessas flores, existem um esporão de néctar, que muitas vezes pode ser de cor vermelha, tons alaranjados ou variados tons de rosa, em alguns casos, também podem ser bicolores.
  • Seus caules são famosos por serem suculentos e de coloração verde, sendo variados.
  • As suas folhas são macias e alongadas.
  • Os frutos da impatiens são como cápsulas que, no período de amadurecimento, logo se abrem e lançam as sementes para longe.
  • Além disso, nesse período onde os frutos estão maduros, se ele for tocado também serão lançados para longe, daí que veio o nome de não-me-toques.
  • É considerada uma planta anual, que com tempo vem a perder sua beleza, sendo assim necessário implantá-la.
  • Caso você esteja cultivando a impatiens em algum lugar onde tenha animais, tenha bastante cuidado, pois ela a uma planta venenosa para os animais, quando consumida em excesso. 

Deixe um comentário abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Impatiens – Guia Completo: Como Cuidar, Cultivar e Espécies. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.