5 SUPER Plantas Purificadoras que Limpam o Ar da sua Casa!

Poluentes invisíveis no ar estão acabando com a saúde da sua família? Problema resolvido!

Publicado em e atualizado em: 08-06-2021 por Lory Aguiar

No mundo moderno em que vivemos, a poluição é uma das maiores fontes de doenças e má qualidade de vida. Por conta disso, é sempre uma boa pedida adicionar um pouco mais de verde em casa.

E quando esse verde é funcional. Ou seja: quando colocamos plantas que tem a função de purificar o ar, podemos unir o útil ao agradável, adicionando vida a nossa casa e filtrando o ar que respiramos.

Aloe Vera 2

Por incrível que pareça, existem plantas poderosas que podem absorver elementos químicos e tóxicos presentes no ar que respiramos – e que, em outras condições, iria direto para os nossos pulmões.

Uma das substâncias que a planta pode filtrar, por exemplo, é o benzeno, um líquido transparente, incolor e altamente tóxico. Há uma diversidade de doenças relacionadas a contaminação por benzeno. Esse é só um exemplo do que as plantas podem fazer pela saúde da sua família.

O melhor de tudo é que essas plantas fazem tudo isso automático, capturando e filtrando substâncias que não vemos mas que nos faz muito mal. Muitas vezes, a queda de imunidade, dores de cabeça, náusea e outros sintomas aparentemente sem causa estão relacionados a poluição ambiental.

Seleção De Fotos

Selecionamos algumas plantas que você pode utilizar para purificar o ar da sua casa e proporcionar mais saúde para o seu pulmão e sua família.

E se você ainda acha que isso é papo de louco, saiba que algumas das plantas presentes nessa lista foram investigadas pela NASA, dado que sempre foi interesse da gigante de tecnologia enviar plantas purificadoras para os foguetes espaciais, tornando a vida mais possível fora da nossa atmosfera.

E a parte boa é que não existe apenas uma planta purificadora de ar. Existem várias. O ideal é combinar algumas dado que nem todas se comportam filtrando o ar da mesma forma.

Eis a nossa lista de cinco poderosas plantas para purificação do ar da sua casa:

Drácena MarginataPerfeita para escritórios.
SamambaiaBonita e funcional.
Orquídea PlalaenopsisTem o aval da NASA.
AzáleaPara quem gosta de belas flores.
SansevieraA mais fácil de cultivar da lista.
Lista de Plantas Purificadoras de Ar

Drácena Marginata

Dracena Marginata
Dracena Marginata 1
Dracena Marginata 2
Dracena Marginata 3
Dracena Marginata 4 1
Dracena Marginata 5
Dracena Marginata 6

Eis uma planta muito comum em interiores, principalmente escritórios comerciais. Ela não é só bonita para decoração de interiores como tem a capacidade de purificar o ar.

Ela é eficiente principalmente em remover poluentes químicos do ar, incluindo toxinas de tintas e até mesmo fumaça de cigarro (uma das fontes de benzeno, que citamos anteriormente).

Uma grande vantagem dessa planta é que ela exige poucos cuidados para se desenvolver. Ela precisa de sombra parcial (nunca sol pleno), mas alguma luz solar para fazer fotossíntese. O ideal é colocá-la próxima a uma janela.

A rega deve ser moderada, de modo que o excesso pode afogá-la, mas a falta pode secá-la.

Um solo fertilizado também é fundamental para que essa planta se desenvolva.

Leia também: Como Plantar Dracena de Madagascar

Samambaia

Samambaia 4
Samambaia 3
Samambaia 1
Samambaia

Essa planta popular também tem um poder incrível de filtrar o ar. Não por acaso, ela era utilizada na Grécia e em Roma para filtrar o ar de sanitários públicos.

Além de sua capacidade de purificar o ar, a samambaia também umidifica o ar, excelente para ser plantada em ambientes secos que você deseja umidificar.

Os cuidados que a samambaia exigem são relativamente simples. Você vai precisar colocá-la em uma região de boa luminosidade, mas nunca em contato direto com o sol pleno, sob pena de queimar suas folhas.

Temperaturas muito baixas também pode atrapalhar o desenvolvimento da sua samambaia. Você pode protegê-la em dias frios.

Confira um guia completo de cultivo dessa planta em vídeo:

Orquídea Plalaenopsis

Orquidea Plalaenopsis
Orquidea Plalaenopsis 1
Orquidea Plalaenopsis 3
Orquidea Plalaenopsis 4

Eis uma espécie de orquídea que pode ser cultivada em interiores, sendo muito comum em escritórios comerciais.

Por ser uma orquídea fácil de cultivar, ela é a primeira escolha de muito jardineiro que se introduz no mundo das orquídeas.

Segundo a NASA, essa é uma planta purificadora de ar poderosa que pode salvar a sua família de diversas condições.

Para cuidar dessa planta, você vai precisar de um lugar com temperatura amena, alta luminosidade (mas nunca com sol direto), e irrigação frequente.

Azálea

Azalea
Azalea 1
Azalea 2
Azalea 3
Azalea 4

Outra planta famosa por suas belas flores. Pode ser cultivada no jardim, em canteiros, mas também em vasos no anterior.

Por sua capacidade de purificar o ar, pode ser cultivada dentro de ambientes fechado.

Ela exige luminosidade para o seu desenvolvimento, mas, assim como as demais, pode sofrer quando colocá-la em lugares de incidência direta do sol.

Essa planta também não resiste a temperaturas muito altas. E é necessário a aplicação de um substrato no solo específico para plantas de pH ácido.

Veja como cuidar dessa bela planta no vídeo abaixo:

Sanseviera

Sanseviera
Sanseviera 1
Sanseviera 2
Sanseviera 3
Sanseviera 5
Sanseviera 6

Eis uma outra planta purificadora, muito fácil de cultivar e que pode salvar o seu ar de poluentes químicos.

Essa planta resiste a diversas condições, o que a faz ser relativamente fácil de cuidar, até mesmo para quem tem poucos conhecimentos de jardinagem.

O mais importante para essa planta é que ela receba luminosidade o ano inteiro.

Essa são as cinco plantas da nossa lista de hoje. Esperamos que tenhamos agregado informações na sua vida e que você tenha gostado. Qualquer dúvida sobre o cultivo de alguma dessas plantas em específico pode ser colocada na área de comentários.

Quais plantas dessa lista você já cultivava na sua casa? Qual você ficou com vontade de cultivar? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.