Mofo Branco nas Plantas? Sinais, Sintomas, Soluções e Tratamento

Mofo branco nas plantas? Não entre em pânico! Temos uma solução fácil e rápida para você…

Publicado em e atualizado em: 30-06-2021 por Lory Aguiar

O mofo branco aparece principalmente sobre os caules, folhas e flores das plantas, formando uma pequena casca esbranquiçada também conhecida como oídio. Esse problema pode afetar tanto plantas do seu quintal como plantas do interior. Mas é muito fácil resolver. Trouxemos a solução definitiva para mofo branco nas plantas, a qual você vai conhecer nas próximas linhas.

bolor branco

O mofo branco costuma surgir em condições de umidade e calor. Embora ele não mate plantas saudáveis, ele pode reduzir a taxa de desenvolvimento da planta e até afetar seu florescimento.

O bolor branco é geralmente causado pelo fungo Podosphaera xanthii, embora existam outras doenças fúngicas que também causem o problema.

Como Matar o Mofo Branco das Plantas

A solução para plantas de interior e exterior é muito fácil e rápida. Você só precisa de um pouco de água, sabão e bicarbonato de sódio. Esses ingredientes que quase todo mundo tem em casa são o suficientes para se fazer um poderoso fungicida caseiro.

Já escrevemos um artigo com muitos usos diferentes do bicarbonato de sódio no jardim. Nele, você pode ver alguns tutoriais de inseticidas, herbicidas e fungicidas que utilizam essa poderosa substância.

Mofo branco

Confira abaixo o passo a passo para fazer esse fungicida caseiro utilizando o bicarbonato de sódio:

Tempo necessário: 1 hora.

Como Matar o Mofo Branco das Plantas

  1. Dissolva uma colher de Bicarbonato de Sódio em dois litros de água em uma garrafa pet limpa.

  2. Adicione duas colheres cheias de sabonete líquido de sua preferência (você pode utilizar até mesmo detergente).

  3. Misture bem.

  4. Coloque a mistura em um borrifador com spray para você pulverizar nas plantas afetadas pelo mofo branco.

A aplicação deve ser feita até que você se certifique que o fungo foi totalmente removido. Caso essa solução não seja eficaz, você deve apelar para fungicidas com composições mais robustas, como o baseado em bicarbonato de potássio.

Podosphaera xanthii

O bicarbonato também pode atuar de forma preventiva. Se você tiver plantas ou uma região do seu quintal mais suscetíveis ao aparecimento de mofo, você pode aplicar a solução em menor quantidade para prevenir o aparecimento de mofos e outras doenças de fungos.

Mofo branco 1

Como Controlar Mofo Branco Usando Vinagre de Maçã

Outro poderoso ingrediente que muitas pessoas têm em casa e pode ajudar no tratamento e na prevenção do aparecimento do mofo branco é o vinagre de maçã.

Ele é rico em propriedades antifúngicas, que extermina os fungos de diversas espécies. Além disso, o vinagre de maçã é rico em ácido acético, que é outro composto muito bom em exterminar bactérias, vírus e fungos.

No galho

Para fazer um spray de vinagre de maçã é muito simples. Você precisa misturar dois litros de água com uma colher cheia de vinagre de maçã em uma garrafa pet limpa. Coloque a mistura em um borrifador e aplique nas plantas.

Lembre-se sempre que o vinagre é ácido e a aplicação em excesso pode prejudicar as suas plantas. Portanto, é importante sempre dissolver na água.

Mofo branco em vasos

Como Prevenir o Aparecimento de Mofos Brancos

É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Já demos uma pequena dica acima para você prevenir o aparecimento de doenças fúngicas em regiões mais úmidas e quentes da sua casa. Agora, vamos aprofundar ainda mais em métodos preventivos.

Mofo branco no galho

Para entender como prevenir, é necessário entender alguns fatores que levam a proliferação de fungos, bolor e mofo. Eles preferem temperaturas mais quentes, um ar mais úmido, pouca luz solar e má circulação de ar. Entendendo essas principais causas e agravantes, é possível planejar suas plantas para evitar o aparecimento dessa doença.

Mofo branco nas folhas

Veja algumas dicas para prevenir o aparecimento de mofo branco nas suas plantas:

  • A escolha do lugar onde você vai colocar as suas plantas é o primeiro passo para prevenir o mofo branco. Plantas mais suscetíveis ao aparecimento do bolor devem ser plantadas em uma região onde elas recebem sol pela manhã. Deste modo, a água do solo evapora mais rapidamente diminuindo as condições de desenvolvimento da doença.
  • Pensar na circulação de ar também é fundamental para evitar o aparecimento de fungos. Você deve colocar as suas planta em uma região que circule bem o ar. Caso a circulação seja baixa, reduza o número de plantas existentes no local.
  • Outra arma poderosa contra o mofo branco é a poda. Através dela, você pode remover plantas doentes antes delas infectarem as demais. Todavia, para isso, você deve fazer uma verificação frequente de suas plantas e agir no primeiro sinal de mofo.
  • Por fim, a principal causa do aparecimento de mofo é umidade. Você deve fornecer um solo bem drenado para as suas plantas e irrigar na frequência correta. No Meu Verde Jardim, temos diversos artigos ensinando quais são as necessidades de rega de cada planta e como regá-las adequadamente.

Perguntas e Respostas sobre o Mofo Branco

Confira outras questões frequentes sobre este fungo:

O que é o mofo branco?

É um bolo de cor branca que surge nas plantas e é comumente causado por um fungo denominado Podosphaera xanthii. Se não controlado, ele pode tomar toda a planta se espalhando por todas as suas partes.

Quais plantas são mais suscetíveis ao mofo branco?

Todas as plantas estão suscetíveis a doenças provenientes de fungo. Todavia, algumas plantas são mais suscetíveis que outras. No geral, plantas em condições quentes e úmidas estão mais suscetíveis, como violetas, begônias, macieiras, rosas, morangos e zínias.

O mofo branco é perigoso para as plantas?

Não. Ele não vai matar as plantas, mas pode prejudicar o seu crescimento, além de ser uma dor de cabeça do ponto de vista estético, já que rouba toda a beleza da planta.

O leite funciona contra o mofo branco?

Não. Existem estudos comprovando que o leite não funciona para matar o mofo branco, embora ele apareça em diversas receitas caseiras de fungicidas.

O que fazer se a doença de fungo afetou as raízes da planta?

Nesse caso, você deve realizar o replantio da planta após a aplicação das receitas dadas acima.

Você ficou com dúvidas sobre como remover mofo branco? Teve alguma dificuldade? Deixe o seu comentário! Seu relato é muito importante para melhorarmos o conteúdo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Mofo Branco nas Plantas? Sinais, Sintomas, Soluções e Tratamento. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.