GUIA: Melhores Plantas para Casas Pequenas e Apartamentos Pequenos

A natureza é democrática. Se a sua casa tem pouco espaço e pouca luz, ainda assim pode ter belas plantas. Confira nossas sugestões de plantas para casas e apartamentos compactos.

Publicado em e atualizado em: 19-03-2022 por Lory Aguiar

Ao escolher plantas para decorar uma casa pequena ou um apartamento menor, é preciso considerar requisitos de espaço, velocidade de crescimento, luz e toxidade para pets. Existem plantas para todos os gostos e condições. No guia de hoje do Meu Verde Jardim, selecionamos as melhores ideias de espécies e variedades que se adaptam bem a espaços menores.

Como Escolher Plantas para Espaços Pequenos

Melhores Plantas para Casas Pequenas

Confira abaixo os principais requisitos que você deve levar em consideração ao escolher plantas para cômodos pequenos da sua casa ou apartamento:

Luz

Um primeiro ponto que você deve levar em consideração são as necessidades de luz da sua planta. Algumas plantas como as orquídeas prosperam bem em ambiente de sombra parcial. Outras, como a planta jade, precisa estar próxima a uma janela com incidência de luz solar.

Antes de começar a escolher qual espécie você vai adquirir para a sua casa, pense em qual espaço que você deseja colocar a planta e a quantidade de luz que a região recebe.

plantas floridas para janela

Taxa de Crescimento

Um segundo ponto a se ter atenção é quanto a taxa de crescimento e o porte da planta que você deseja cultivar no interior. A taxa de crescimento define o tempo que você deve realizar o replantio da planta em um vaso maior. Já o porte da planta costuma variar entre pequeno, médio e grande. Plantas de grande porte geralmente devem ser evitadas no cultivo doméstico por demandarem muito espaço para se desenvolverem.

Outro ponto a se observar aqui é que algumas plantas exigem rodadas de podas com frequência. Outras, dispensam a técnica. Fique atento a isso na hora de escolher a espécie que você deseja cultivar.

Cuidados com as Plantas

Outro ponto a se ter atenção é em relação aos cuidados que você deve ter com a sua planta. Se você é um jardineiro iniciante, com pouca experiência de cultivo, deve optar por plantas que não exigem muita técnica e manutenção.

Se você costuma viajar muito, precisa optar por espécies resistentes que resistem a seca e que exigem poucos cuidados.

suculenta no vaso

Perigo para Animais de Estimação

Se você têm pets, esse é um ponto a ser considerado, principalmente no caso de cães e gatos. Algumas plantas podem, inclusive, serem tóxicas para seres humanos quando em contato com a pele, boca ou olhos.

Basta uma busca em nosso site para você conferir a toxidade das principais plantas de interior.

Umidade do Ambiente

Por fim, alguns cômodos da casa costumam apresentar uma maior taxa de umidade, como banheiros e cozinhas. Nesse cômodos, você também pode ter plantas, desde que escolha espécies que se dão bem com uma maior umidade.

Espada de São Jorge

Espada de Sao Jorge 587x1024
Espada de Sao Jorge 1
Espada de Sao Jorge 2
Espada de Sao Jorge 3 576x1024
Espada de Sao Jorge 4
Espada de Sao Jorge 5
Espada de Sao Jorge 6
Espada de Sao Jorge 7
Nome científicoSansevieria trifasciata
Nomes popularesEspada-de-são-jorge; Rabo-de-lagarto; Língua-de-sogra; Sanseviéria
FamíliaLiliaceae
TipoPerene
OrigemÁfrica
Sansevieria trifasciata

Também conhecida como língua de sogra, a espada de são jorge é uma das plantas de cultivo em interior mais resistentes que existem, prosperando em uma série de diferentes condições. Por conta da sua facilidade de cultivo, seu tamanho e portabilidade, ela figura primeiro lugar de nossas indicações de plantas para casas e apartamentos pequenos.

Essas plantas consistem em folhas verdes longas e pontiagudas com bordas amareladas. Elas prosperam tanto em ambientes que recebem pouca luz quanto próximas a janelas, onde apresentam uma maior taxa de crescimento.

Em um estudo da NASA, a língua de sogra foi tida como uma das plantas com o potencial de filtrar os poluentes do ar.

O maior cuidado que você deve ter ao cultivar a espada de são jorge é controlar a frequência de irrigação e a quantidade de água, uma vez que ela pode ser muito sensível ao apodrecimento por excesso de umidade.

Bambu da Sorte

Bambu da Sorte
Bambu da Sorte 1
Bambu da Sorte 2
Bambu da Sorte 3
Bambu da Sorte 5
Nome científicoDracaena sanderiana
Nomes popularesBambu da Sorte
FamíliaAsparagaceae
TipoPerene
OrigemÁfrica
Dracaena sanderiana

O bambu da sorte é uma planta compacta, excelente para ambientes pequenos como escritórios home office, quartos e até mesmo banheiros. Eis uma planta muito utilizada na decoração Feng Shui de apartamento. Ela é uma planta do tipo perene cujo simbolismo, no oriente, esta relacionado com novos começos e com a boa sorte. Muitas pessoas o cultivam em escritórios para dar sorte na carreira profissional.

Sua taxa de crescimento é de cerca de trinta centímetros por ano, sendo considerada uma taxa bastante lenta. Ele atinge uma altura de no máximo três metros. Você pode podá-lo para controlar o crescimento em ambientes pequenos.

Colar de Pérolas

Colar de Perolas
Colar de Perolas 1
Colar de Perolas 2
Colar de Perolas 3
Colar de Perolas 4
Colar de Perolas 5
Colar de Perolas 6
Colar de Perolas 7
Nome científicoSenecio rowleyanus
Nomes popularesColar de Pérolas, Rosário
FamíliaAsteraceae
TipoPerene
OrigemÁfrica
Senecio rowleyanus

Também conhecida como Rosário, essa é uma bela planta de pequeno porte para o cultivo em interior. De origem africana, o colar de Pérolas é uma suculenta do tipo trepadeira, perfeita para vasos suspensos, que adicionam um verde relaxante a decoração do ambiente.

Como todas as suculentas, ela se desenvolve bem em ambientes escuros, que recebem pouca luz solar por dia. Além disso, é uma planta de baixa manutenção e fáceis cuidados para jardineiros iniciantes.

Leia também: Como Cuidar do Colar de Tartarugas e Como Plantar Aeonium

Zamioculcas

Zamioculca
Zamioculca 1 1
Zamioculca 1
plantio de Zamioculca
cultivo de Zamioculca
Nome científicoZamioculcas zamiifolia
Nomes popularesZamioculcas, Zamioculca
FamíliaAraceae
TipoPerene
OrigemÁfrica
Zamioculcas zamiifolia

Zamioculcas são plantas perfeitas para espaços pequenos. Além de muito belas, são bem fáceis de cultivar, trazendo um grande atrativo para jardineiros mais iniciantes. Segundo a filosofia do Feng Shui, a zamioculca é uma planta que trás boa sorte para a sua vida.

A altura máxima que essa planta atinge é de até três metros de altura, o que costuma ocorrer entre três a cinco anos.

Pata de Elefante

Pata de Elefante
Pata de Elefante 1
Pata de Elefante 2
Pata de Elefante 3
Nome científicoBeaucarnea recurvata
Nomes popularesPata-de-elefante, Biucárnea, Nolina
FamíliaAsparagaceae
TipoPerene
OrigemMéxico
Beaucarnea recurvata

Eis uma planta do tipo arbustiva muito fácil de cultivar em pequenos apartamentos e pequenas casas. Suas folhas são muito elegantes, sendo finas e compridas, em formato de cascata. Essa planta atinge no máximo cinco metro de altura em sua fase adulta.

Maranta-pena-de-pavão

Maranta pena de pavao
Maranta pena de pavao 1
Maranta pena de pavao 2
Maranta pena de pavao 3
Maranta pena de pavao 5
Maranta pena de pavao 6
Maranta pena de pavao 7
Nome científicoMaranta leuconeura
Nomes popularesMaranta-pena-de-pavão
FamíliaMarantaceae
TipoPerene
OrigemAmérica do Sul
Maranta leuconeura

Outra planta de pequeno porte excelente para decorar pequenos espaços é a maranta pena de pavão. Essa é uma planta com folhas muito exóticas, que se apresentam em uma variedade exuberante de tons e desenhos. Por ser uma planta de sombra parcial, é excelente para ambientes fechados.

Veja também: Modelos de Casinhas de Passarinhos e Horta Pequena no Apartamento

Qual planta de interior citada na nossa lista você gostaria de ver um guia exclusivo do Meu Verde Jardim? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu GUIA: Melhores Plantas para Casas Pequenas e Apartamentos Pequenos. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.