Como Plantar Coentro em Casa Passo a Passo (Tutorial)

Que tal plantar coentro na sua casa? Confira o nosso tutorial passo a passo com tudo o que você precisa saber para cultivar essa planta medicinal no seu quintal!

Coriandrum sativum, conhecida popularmente como coentro, é uma planta herbácea do tipo anual. As suas folhas lembram as folhas da salsa. Tanto o seu sabor quanto o seu aroma são bastante fortes. O cultivo do coentro objetiva as suas sementes, que são secas e utilizadas como tempero na culinária.

Cilantro

Entre seus nomes populares, podemos citar: Coentro, Cilantro, Coentro-português, Coriandro, Erva-percevejo e Salsinha.

Como cuidar de salsinha

Você pode plantar coentro na sua casa facilmente. Confira este novo guia do Meu Verde Jardim.

O coentro é originário da Europa e da Ásia, mas seu cultivo se dá por todo o mundo. Se trata de uma das ervas medicinais mais antigas, conhecidas e utilizadas. A erva foi cultivada na Índia, China e Egito desde tempos imemoriais. Na América, ela foi introduzida no México e no Peru através das embarcações espanholas.

Como cultivar coentro

Entre seus vários usos, o coentro foi considerado um afrodisíaco, um estimulante de apetite e até um ingrediente para fórmula da imortalidade. As suas sementes são utilizadas no preparo de um chá sedativo, ou no preparo de um óleo, que é utilizado como ingrediente em pomadas que visam tratar dores nos músculos e articulações.

Coriandrum sativum

Como plantar Coriandrum sativum
Nome científicoCoriandrum sativum
Nome popularCoentro, Cilantro, Coentro-português, Coriandro, Erva-percevejo, Salsinha
FamíliaApiaceae
OrigemEuropa
TipoAnual
Coriandrum sativum

Apiaceae é a mesma família da cenoura e da salsa.

Como Plantar Coentro em Vaso

Como plantar Erva percevejo

Aprenda como plantar o coentro em vaso:

  • Quando plantar? O melhor momento para iniciar o cultivo de coentro é na primavera.
  • Como plantar? O ideal é cultivar a partir de sementes. Não existem muitas variedades disponíveis. Apenas escolha um fornecedor de boa qualidade.
  • Como semear? Plante as sementes com duas polegadas de profundidade e trinta centímetros de distância. Mantenha o solo úmido durante todo o período de germinação através de irrigação constante.
  • Qual solo usar? O solo ideal deve ser argiloso, bem drenado e contar com um pH entre 6,5-7,5. Você pode adicionar perlita ou areia caso queira melhorar a drenagem do solo.
  • Luz: o coentro é uma planta que deve ser plantada em regiões sombreadas. A incidência direta de luz pode ser prejudicial a planta, queimando suas folhas.
  • Irrigação: o volume de água é fundamental, uma vez que essa planta tem raízes profundas, que bebem muita água. Todavia, o excesso de irrigação pode ocasionar a propagação de doenças.
  • Fertilização: caso o solo seja pobre em nutrientes, um fertilizante líquido de liberação lenta pode ser uma boa pedida, com aplicação mensal.
  • Pragas: pulgões e lagartas estão entre as principais pragas que podem atingir essa cultura. Se a infestação for pequena, basta podar as partes afetadas. Se for grande, você pode precisar de um bom inseticida.
  • Doenças: entre as doenças que podem afetar a cultura de coentro, podemos citar a podridão das raízes, as manchas bacterianas e o oídio. Uma forma de evitar essas doenças é através do uso de um solo bem drenado, além de evitar a irrigação aérea, que torna as folhas úmidas.

Como Plantar Coentro em Garrafa Pet

como plantar salsinha

Você também pode realizar o cultivo dessa erva em garrafa pet, uma vez que se trata de uma planta de pequeno porte.

Os cuidados e exigências são os mesmos do cultivo em vasos, acima descrito.

como plantar salsinha em casa

A diferença é que você precisará criar alguns orifícios de drenagem na garrafa pet, para evitar o apodrecimento das raízes. Você pode fazer isso utilizando a ponta de uma faca para perfurar pequenos furos na garrafa, tornando-a mais drenável.

Coriandrum sativum

Por fim, outro cuidado necessário é a escolha de onde você vai posicionar a sua horta em garrafa pet. O coentro é uma cultura muito sensível ao sol forte, que cresce melhor em ambientes de sombra parcial.

Veja um vídeo de como plantar coentro em garrafa pet:

Como Plantar Coentro em Água

É possível plantar coentro na água (processo denominado hidroponia). Com a hidroponia, a tendência é da sua erva se desenvolver mais rápido e ficar mais saborosa, assim como um maior controle de condições e nutrientes.

Cultivo de coentro

No geral, o cultivo em água é igual o cultivo em vasos (acima descrito). O erro mais comum no cultivo em água é utilizar uma mistura de nutrientes inadequadas para o coentro.

Confira um vídeo com mais dicas:

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Coentro

erva medicinal

Ficou com alguma dúvida? Não tem problema. Reunimos as dúvidas mais comuns e as melhores respostas para te auxiliar na sua horta de coentro:

Posso plantar coentro a partir de mudas?

Por sua longa raiz principal, o coentro não se adapta bem quando cultivado a partir de mudas. O ideal é realizar a propagação a partir de sementes.

Como melhorar o sabor do coentro?

Uma forma de deixá-lo menos amargo é removendo as folhas velhas, que dá a planta vigor para desenvolver as folhas novas.

Quando colher coentro?

O coentro deve ser colhido assim que as plantas atingirem cerca de seis polegadas de altura. A colheita precoce pode trazer folhas com um sabor desagradável.

Como usar o coentro?

As folhas de coentro, sejam frescas ou secas, são ingredientes de muitos pratos da América Latina, além de fazer parte da culinária asiática (especialmente tailandeses e vietnamitas). O coentro geralmente é um ingrediente para molhos de carne e sopas, podendo também ser utilizado via picles ou óleo. Já as suas sementes podem ser utilizadas no preparo de biscoitos, assados, sopas e salsichas.

Quanto tempo demora para colher o coentro?

O coentro é uma cultura de rápido cultivo, que pode ser colhida após três a quatro semanas após o início do cultivo.

Como armazenar as folhas de coentro?

Você pode armazenar as folhas de coentro secando-as ou congelando-as.

Como colher sementes de coentro?

Elas devem ser colhidas assim quando maduras, pouco antes de começarem a cair. Você deve utilizar ferramentas de poda para remover os caules inteiros, deixando-o secar em um ambiente quente. As sementes devem ser armazenadas secas.

Quanto tempo demora para as sementes de coentro germinarem?

As sementes demoram cerca de três semanas para germinarem. Mantenha o solo sempre úmido para que a germinação ocorra.

Veja mais fotos da planta:

Erva percevejo
Flor de cilantro
Flor de salsinha
Flor de salsinha para cultivar
Flores do coentro
Fotos de Coriandrum sativum
Plantacao de coentro
potencial medicinal
salsinha

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como plantar coentro passo a passo? Comente abaixo!

lory aguiar
Atualizado em 10-14-2021 por Lory Aguiar

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Como Plantar Coentro em Casa Passo a Passo (Tutorial). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *