Como Plantar Pingo de Ouro? Características e Cuidados

Eis uma excelente planta para a composição de cercas vivas. Conheça mais sobre suas exigências e veja as melhores dicas de cultivo!

Publicado em e atualizado em: 13-05-2022 por Gabriela Padilha

Vamos voltar a falar sobre plantas arbustivas, excelentes para quem deseja ter cercas vivas? A planta Pingo de Ouro é nossa pauta de hoje e neste artigo, vamos agora tudo o que você precisa saber sobre ela, desde os cuidados, cultivos e até toxidade. Aprendendo mais sobre ela, conseguimos deixar o nosso jardim ainda mais lindo e vivo!

com degrade

Não perca este post que está incrível!

com frutinhas

Características da Planta

A planta Pingo de Ouro é conhecida como um tipo arbustivo, lenhoso e perene. Além disso, ela possui um crescimento rápido. Por isso, se você precisa de uma espécie capaz de cobrir rapidamente uma área, aposte no Pingo de Ouro como cercas vivas e canteiros.

Como plantar Pingo de Ouro

Essa planta floresce na primavera, apenas quando não é podada. Suas flores são pequenas e delicadas com cores que variam entre o branco, lilás e rosa.

cor branca

Como Plantar Pingo de Ouro em Vaso ou Canteiros

Para plantar pingo de ouro em vasos, será necessário ter uma muda no ponto de replantio. Primeiramente, mergulhe esse galhinho em um copo ou jarro com água limpa e aguarde até o surgimento das raízes e primeiros brotos.

cores claras

Depois desse processo, a Pingo de Ouro já pode ser plantada em vasos ou saquinhos, onde deve permanecer por cerca de 15 dias – período de resistência e fortificação –. Após aguardar esse período, faça o replantio no local definitivo. Pode ser um vaso ou canteiro, o importante é garantir solo fértil e adubado para que a planta cresça. Lembre-se ainda de oferecer um bom sistema de drenagem, caso a planta pingo de ouro seja plantada em vaso.

cores claras 1

Em canteiros, o ideal é manter um distanciamento mínimo de 30 centímetros entre uma muda e outra.

Como Cuidar de Pingo de Ouro?

A planta Pingo de Ouro é rústica e fácil de cuidar, porém, assim como outras espécies, requer alguns cuidados específicos, confira!

Como Cuidar da Pingo de OuroDicas de Cuidados
IluminaçãoA Pingo de Ouro necessita de luz solar direta para permanecer bonita e saudável, com a tonalidade amarelo ou dourado da planta que é resultado comum da sua exposição ao sol. Por isso, não se desespere. Mas se você deseja um tom mais esverdeado das folhas, cultive a planta na sombra ou ainda, em meia sombra.
RegasRegue-as apenas quando notar o solo seco e lembre-se de que essa planta não tolera um solo encharcado. A dica é reduzir as regas no inverno e no verão, as regas podem ser mais frequentes, mas ainda assim sem exagerar, ok?
AdubaçãoSabemos que essas belezinhas crescem mais bonitas e saudáveis quando oferecemos bons nutrientes, não é mesmo? Por isso, apesar de não ser exigente, é importante manter a regularidade da adubação. Dica bônus: Para impulsionar a floração, adube-as no início de cada estação.
PodasA parte para qual mais devemos ter atenção são as podas. Ela precisa ser podada com frequência para não perder o formato. No entanto, caso deseje ver sua Pingo de Ouro florescer, as podas não podem ser tão frequentes. Por isso, pondere, mas não deixe de fazer!
SoloApesar dessa planta não ser muito exigente quanto aos seus cuidados, ela necessita de um solo fértil, adubado e muito bem drenado. Um solo muito seco pode acabar matando nossa queridinha, ok?

Como Fazer Cerca Viva de Pingo de Ouro?

Para quem procura investir em paisagismo e apostar em canteiros ou cercas vivas, a melhor planta para ocasião pode ser a Pingo de Ouro, que apresenta um resultado impecável. Com uma cerca viva feita de Pingo de Ouro você pode limitar espaços, cercar áreas, fazer bordaduras de canteiros, esconder muros ou partes do jardim, dentre muitas outras funcionalidades.

Cuidados com Pingo de Ouro 4

Para ter uma cerca viva de Pingo de Ouro precisamos, primeiramente, plantar as mudas com espaçamento pequeno entre uma e outra – em torno de 30 centímetros – para que a copa se desenvolva. 

Cuidados com Pingo de Ouro 1 3

Além disso, será necessário realizar podas constantes nas laterais para manter seu formato e diminua as podas na parte superior da planta até atingir a altura desejada. A poda da cerca viva Pingo de Ouro pode ser feita com motosserra ou tesoura especial para esse tipo de trabalho. 

Duranta repens 3

Para mantê-la sempre saudável, é necessário um manejo constante de cuidados específicos – como mencionamos acima – como adubação, irrigação e limpeza dos arbustos.

Pragas e Doenças que Afetam a Planta

Sabemos que o mau de todo jardim são as pragas, não é mesmo? Na planta Pingo de Ouro, a praga mais conhecida se chama “Pinta Preta”, que é uma espécie de fungo que ataca suas folhas – nas quais ficam cheias de pintas pretas – e que vão se alastrando até a planta secar e morrer.

Duranta repens roxa 3

Mas como podemos extinguir essa praga e acabar com esse problema?

em casa 3

Por sorte, um simples fungicida pode resolver essa questão. Porém, em contraponto, escolha com cuidado a marca do produto, pois algumas delas só podem ser comprados com um receituário agronômico.

Pingo de Ouro é Venenosa ou Tóxica?

A planta Pingo de Ouro é facilmente encontrada nos jardins alheios por ter um cultivo simples e fácil. Porém, no outono, a Pingo de Ouro produz pequenos frutos que servem de alimento para pássaros, mas é bom ter cuidado, pois podem ser altamente tóxicos e venenosos para humanos e animais domésticos. 

Flores da Duranta repens 3

Por isso, a ingestão dos frutos e folhas desta planta poderá causar algumas reações, tais como: febre, sono, dilatação da pupila, taquicardia, inchaço da boca e olhos, convulsões e até desarranjos gastrointestinais.

Flores de Pingo de Ouro 3

No entanto, na medicina tradicional, os frutos dessa planta possuem propriedades antifúngicas, antimaláricas e larvicidas, e são usados contra doenças de pele, mas ressaltando que devemos apenas ingeri-las em casos de recomendações médicas, caso contrário, evite!

flores roxas 3

Preço e Onde Comprar

Assim como muitas outras espécies de plantas, a Pingo de Ouro é superacessível e fácil de encontrar. Com valores que podem variar de R$6,00 a R$100,00 dependendo da saúde da planta, tamanho e quantidade e mudinhas e muito mais!

fotos das flores da planta 5

Elas podem ser encontradas em floriculturas, alguns mercados locais e até na internet! 

fotos das flores da planta 1 3
fotos das flores da planta 3 3
Fotos de Duranta repens 2
Fotos de Pingo de Ouro 3
Imagens da Duranta repens 2
imagens de flores 3
Imagens de Pingo de Ouro 3
Pingo de Ouro 4
Pingo de Ouro 1 3
Pingo de Ouro violeta 3
roxa clara 4
roxa clara 1 3
roxo claro 3

Pesquise lugares confiáveis e comece agora mesmo o cultivo dessa planta para deixar seu jardim ainda mais lindo e vivo. Aproveite!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Pingo de Ouro? Características e Cuidados. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.