Como Plantar Açafrão da Terra (Curcuma longa) na Horta

Aprenda a cultivar essa especiaria saudável passo a passo na sua horta!

Publicado em e atualizado em: 28-03-2022 por Lory Aguiar

Se você já experimentou comida indiana, já deve ter experimentado a cúrcuma, também chamada de açafrão indiano, açafrão da terra, açafroa ou turmérico. Tal tempero se trata de um pó amarelo extraído dos rizomas de uma planta denominada curcuma longa. No guia de hoje, vamos te ensinar como plantar açafrão da terra na sua casa.

Acafrao da Terra

Essa especiaria é utilizada a pelo menos 4000 anos pelo homem, quando começou a ser domesticada como fonte de alimento e remédio natural. Para muitos nutricionistas, ela é considerada uma das especiarias mais saudáveis do mundo. Ela é utilizada há milhares de anos na medicina ayurvédica, onde é utilizada seca, fresca, em pasta ou em pílulas.

Acafrao da Terra 1 576x1024

O seu amplo uso medicinal é devido aos rizomas da planta serem ricos em curcumina, um dos compostos naturais mais saudáveis que existem, rico em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

A cúrcuma como compramos no mercado é resultado do processamento de seus rizomas, que são secos, moídos e resultam em um pó amarelo, muito utilizado no preparo de pratos.

Além de contar com uso medicinal e culinário, o açafrão da terra é uma excelente planta tropical para ornamentar jardins.

Curcuma longa

Como cultivar Acafrao da Terra
Nome científicoCurcuma longa
Nomes popularesCúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo
FamíliasZingiberaceae
OrigemÁsia
TipoHerbácea
Curcuma longa

A cúrcuma é uma planta da família Zingiberaceae, famosa por ser composta por ervas medicinais, temperos e plantas ornamentais.

Como Plantar Açafrão da Terra

Como plantar Curcuma longa

Confira tudo o que você precisa saber para incluir essa hortaliça na sua horta:

  • Solo: o solo ideal deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica e livre de pedras (veja também: Como decorar jardim com pedras).
  • Luz: eis uma planta que adora o sol, mas que pode ser sensível a incidência solar muito intensa. Ela também pode ser cultivada em sombra parcial, desde que receba alguma quantidade de sol por dia.
  • Propagação: a propagação pode ser feita a partir de tubérculos. Compre os seus tubérculos em um viveiro de boa reputação.
  • Irrigação: a cúrcuma tem uma forte necessidade de ter seu solo sempre úmido. Portanto, a rega é um dos principais cuidados que você deve ter com essa especiaria. Após brotar, ela precisa de mais água para se desenvolver.
  • Cultivo em vasos: é possível plantar cúrcuma em vasos, desde que você o escolha com sabedoria. Embora essa planta não exija tanta profundidade de solo, a largura é fundamental para abarcar suas raízes.
  • Cultivo a partir de sementes: é possível plantar açafrão da terra a partir de sementes. Uma forma de acelerar a germinação precoce é iniciar o cultivo em uma camada de casca de turfa ou coco.
  • Espaçamento: cada tubérculo ou semente deve ser cultivado com cinco polegadas de profundidade e um espaçamento de pelo menos cinco polegadas.
  • Transplante: ao cultivar em vasos, você de realizar o transplante para um vaso maior quando a cúrcuma atingir cerca de vinte centímetros de altura.
  • Fertilização: o açafrão é bastante exigente quanto a nutrientes no solo. Portanto, fertilize mensalmente utilizando um fertilizante equilibrado do tipo líquido. Não é necessário fertilizar os rizomas. O melhor tipo de fertilizante indicado são aqueles cujo rótulo informa ser de liberação lenta.

Veja mais dicas no vídeo abaixo:

O cultivo de cúrcuma é um exercício de paciência: não só para brotar, como para se desenvolver. Mas a espera vale a pena.

Cuidados com a Cúrcuma

Como plantar raiz de sol

Iniciou o cultivo? Agora, fique atento a alguns cuidados que você deve ter para manter as suas plantas saudáveis e em crescimento:

  • Borrife água duas vezes por dia nas folhas da planta durante a fase de desenvolvimento para mantê-la úmida.
  • Ao cultivar em vasos, recolhe a sua planta nos dias frios de inverno.
  • Inspecione frequentemente a presença de pragas e doenças para tomar as devidas medidas.

Espécies, Cultivares, Variedades e Híbridos

Como plantar turmerico

Confira algumas espécies, variedades e híbridos do açafrão da terra que você pode cultivar na sua casa:

  • Curcuma elata: essa espécie é indicada para regiões mais frias.
  • Curcuma longa: eis a variedade que estamos tratando nesse artigo. Ela é considerada uma das variedades mais resistentes de açafrão da terra.
  • Curcuma myanmarensis: uma variedade muito resistente e florífera.
  • Curcuma ornata: eis uma versão mais tropical da planta, nativa da Ásia. Seu porte e suas flores são maiores que as demais da lista.
  • Curcuma petiolata: espécie com grandes flores para dar um toque tropical ao jardim.
  • Curcuma zedoaria: uma das mais resistentes ao frio.

Leia também: Escudo Persa

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Cúrcuma

Cuidados com acafrao da india

Você ainda ficou com dúvidas? A sua dúvida pode estar respondida abaixo. Caso você não encontre, faça um comentário que a nossa equipe vai te ajudar:

Quando é melhor iniciar o cultivo de cúrcuma?

O melhor momento é o início da primavera.

Qual é o pH ideal de solo para cultivar cúrcuma?

O pH do solo deve oscilar entre 4,5 e 7,5.

Quais melhores cultivares companheiras para o açafrão da terra?

Você pode cultivá-lo junto a feijão, coentro, gengibre e ervilhas. Essas são culturas que ajudam a fixar o nitrogênio no solo.

Posso plantar açafrão da terra em vasos?

Sim. Todavia, para plantá-lo em vasos, você deve ter alguns cuidados a mais. O primeiro é quanto a irrigação, uma vez que o solo de vasos costumam secar mais rápido. O segundo cuidado é na ponta contrária, escolhendo um vaso com boa drenagem para evitar o excesso de umidade no solo.

Quanto tempo demora para colheita?

A cúrcuma leva de sete a dez meses do plantio a colheita. Geralmente, a colheita é feita no outono.

Como colher a cúrcuma?

A colheita deve ser feita no outono, quando a folhagem começa a murchar e a morrer. Você deve desenterrar a sua planta com cuidado, utilizando um garfo de jardinagem.

Como conservar as raízes de cúrcuma?

Os tubérculos coletados podem ser armazenados no congelador, devidamente embalados com sacos plásticos. No congelador, eles podem ficar até seis meses antes do consumo.

As flores do açafrão da terra são comestíveis?

Sim.

Quais são os usos medicinais do açafrão da terra?

A cúrcuma é muito utilizada na medicina tradicional chinesa e indiana. Seus usos medicinas incluem reduzir inflamação, diminuir a pressão arterial, prevenir doenças de Alzheimer e aliviar dores.

Cultivo de turmerico
curcuma
Curcuma longa
Curcuma longa 1
em po
Fotos de Curcuma longa
Fotos de turmerico
gengibre
Planta de gengibre
Raiz de gengibre
raiz de sol
raizes de gengibre
tuberculos
turmerico

Leia também: Como Plantar Amendoim Passo a Passo e Como Plantar Alho

O que você achou do tutorial passo a passo de como plantar cúrcuma? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Açafrão da Terra (Curcuma longa) na Horta. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.