8 Plantas Alérgicas para Evitar que Podem Causar Alergia (Cuidado)

Saiba quais as plantas que você deve manter distância caso seja alérgico a pólen!

Se você costuma ter reações alérgicas com plantas, existem algumas plantas que devem ser evitadas, por serem mais alergênica.

As plantas de interior, de modo geral, são saudáveis para aqueles que habitam o local. Muitas atuam, inclusive, purificando o ar. Embora elas possam fazer bem, de modo geral, nem todo sistema imunológico reage igual.

Plantas Alergicas

Algumas plantas carregam alergênicos vegetais. Nesse guia, listamos as principais plantas que você deve evitar cultivar no interior da sua casa caso queira prevenir possíveis reações alérgicas.

Uma organização americana chamada OPALS criou a primeira escala de plantas alérgicas do mundo. A escala que vai de 1 a 10 pode auxiliar na hora de escolher plantas para ornamentar jardins ou o paisagismo urbano.

Veja também: Plantas Perigosas

Plantas Alergicas 1

Atenção: ao perceber sintomas de alergia, procure imediatamente por ajuda média.

Orquídeas Alérgicas

Orquideas Alergicas

Embora sejam plantas lindíssimas, as orquídeas causam alergiam principalmente quando tocadas.

Os sintomas, nos piores casos, podem incluir inchaço nos olhos e na boca e até mesmo choque anafilático.

Orquideas Alergicas 1

Irritações cutâneas também são comuns devido ao pólen da flor.

Muitas pessoas acreditam que as flores são as culpadas pela alergia. Geralmente, as flores coloridas são polinizadas por insetos polinizadores. O grande perigo para pessoas alérgicas são aquelas plantas que são polinizadas pelo vento.

O Perigo do Girassol

Girassol 1

Eis outra bela flor, que representação muito bem a estação quente de verão. Essa gigantesca flor que pode embelezar qualquer jardim é carregada de pólen, sendo muito perigosa para pessoas alérgicas.

  Como Plantar e Cuidar da Planta Escudo Persa (Strobilanthes dyerianus)

Felizmente, já existem variedades de girassol hipoalérgicas, o que significa que elas produzem menos pólen e costumam ser mais seguras para pessoas alérgicas.

Girassol 4

Outro ponto de atenção, principalmente quando nos referimos a flores, é quanto a irrigação. O excesso de irrigação pode ocasionar fungos e mofo no solo, causando prejuízos não só para a flor em questão quanto para pessoas asmáticas ou hipersensíveis.

Alergia a Árvores

Árvore De Azeitonas

Essas são algumas das árvores que podem ocasionar reações alérgicas:

  • Palmeiras: as palmeiras masculinas costumam expelir um pólen que pode causar reações alérgicas em seres humanos e animais. A solução é cultivar uma palmeira fêmea, que não expele o pólen.
  • Carvalho: eis uma árvore bastante comum e pode expelir uma quantidade gigantesca de pólen no ar, podendo causar reações alérgicas a pessoas mais sensíveis ao pólen.
  • Outras: as demais árvores que causam alergia geralmente o fazem quando no gênero masculino. Eis a lista: Amieiro, freixo (macho), álamo (macho), faia, bétula, buxo (macho), cedro (macho), choupo (macho), olmo, nogueira, bordos vermelhos e prateados (macho), amora (macho), carvalho , azeitona, palma (macho), noz-pecã, pinho, choupo (macho), sicômor.

Como diferenciar a alergia de um resfriado?

Alergia De Um Resfriado

Alguns sintomas podem ser parecidos confundindo muito quem passa por eles. É fundamental procurar por ajuda média para entender qual é a real patologia que você sofre.

Trouxemos um guia rápido de diferenciação de sintomas entre um simples resfriado de uma reação alérgica.

Primeiramente, o resfriado costumam causar um sintoma de cada vez, começando com espirros, passando por coriza e congestão. Já as alergias, causam todos os sintomas de uma só vez.

Outro ponto é que os resfriados costumam durar de sete a dez dias, quanto a alergia podem continuar durante todo o tempo que a pessoa ficar exposta ao agente alergênico.

Os espirros também costumam aparecer mais na alergia.

Outra diferença significativa é que resfriados costumam apresentar febre, enquanto alergias não.

Respostas sobre Alergia a Plantas e Flores

Confira algumas respostas ás principais dúvidas sobre alergia a plantas e flores:

Quais as flores seguras para quem sofre de alergia?

As mais seguras são aquelas flores que emitem pouco pólen. No geral, se você é alérgico a plantas, não é recomendado que você as cultive dentro de casa. E no cultivo exterior, as mais recomendadas são o gerânio, hortênsia, íris, lírios e algumas espécies de orquídeas.

  10 Plantas que Gostam de Ambientes Fechados para Plantar no Interior

Quais flores não têm pólen?

Camélias, lírios e rosas são flores seguras para quem apresenta alergia a pólen.

O que é a alergia ao pólen?

O pólen é uma das partes fundamentais da cadeia de reprodução dos vegetais. Porém, oferece uma gama de sintomas indesejáveis para aqueles que apresentam alergia ao pólen. E são mais de 30 milhões de brasileiros afetados por essa condição, popularmente chamada de “febre de feno”.

Quais são os sintomas da alergia ao pólen?

Os sintomas comuns de alergia ao pólen incluem nariz escorrendo ou entupido, olhos lacrimejantes e tosse.

Como saber se sou alérgico ao pólen?

É possível fazer um exame de sangue para detectar a alergia ao pólen.

O que cultivar dentro de casa quando tem alergia?

Busque por plantas que tenham pouco pólen. Uma boa pedida são os cactos, que geralmente contam com poucos cuidados para sua manutenção.

Como prevenir a alergia ao pólen?

É impossível não entrar em contato com o pólen ocasionalmente por conta da ação do vento como polinizador, que espalha o pólen pelo ar das cidades. O que você pode fazer, caso seja alérgico, é evitar tais plantas na sua casa e, claro, evitar um piquenique abaixo de uma árvore polinizadora. E, para tal, você deve conhecer as plantas mais perigosas para a sua alergia.

Como curar a alergia a plantas?

Ao perceber os sintomas, busque por ajuda média. Tende parar rapidamente a exposição ao agente alergênico.

Eis o resumo da ópera:

  • As plantas que mais soltam pólen costumam ser mais alérgicas;
  • Pessoas alérgicas devem evitar ter plantas no interior de casa;
  • Algumas plantas já oferece variedades que produzem menos pólen;
  • Ao perceber qualquer sintoma, procure imediatamente por ajuda média.

1. O que é alergia a plantas?

A alergia a plantas é uma reação do sistema imunológico à proteína presente nas plantas. A proteína pode ser encontrada na pele, nos pelos ou nas cerdas das plantas. Quando entra em contato com a pele, a proteína pode causar coceira, vermelhidão, inchaço e outros sintomas.

  Vinca-de-Madagascar: Como Plantar, Cuidar, Cultivar e Espécies

2. Quais são as principais plantas que causam alergias?

As principais plantas que causam alergias são as gramíneas, como o capim-limão, o capim-dourado e o capim-colchão. Outras plantas que podem causar alergias são o amendoim, a soja, a beterraba, a cenoura, o tomate e a batata-doce.

3. Por que algumas pessoas são alérgicas às plantas?

A alergia às plantas pode ser causada pelo contato com a proteína presente nas plantas. A proteína pode ser encontrada na pele, nos pelos ou nas cerdas das plantas. Quando entra em contato com a pele, a proteína pode causar coceira, vermelhidão, inchaço e outros sintomas.

4. Como é feito o diagnóstico de alergia a plantas?

O diagnóstico de alergia a plantas geralmente é feito através da análise dos sintomas e da história clínica do paciente. Alguns testes de alergia podem ser realizados para confirmar o diagnóstico.

5. Qual é o tratamento da alergia a plantas?

O tratamento da alergia a plantas geralmente inclui o uso de antihistamínicos para diminuir os sintomas. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de corticosteroides para reduzir a inflamação.

Você ficou com alguma dúvida sobre plantas alérgicas? Deixe um comentário!

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *