Como Plantar Alho na Horta: Tutorial Passo a Passo

Eis algo que todo mundo concorda: o mundo não seria o mesmo sem alho!

Publicado em e atualizado em: 05-02-2022 por Lory Aguiar

O alho, conhecido cientificamente como Alliu sativum, é uma das ervas mais populares de todo o mundo, sendo utilizado amplamente na culinária. Eis uma planta que pode facilmente ser cultivada em casa, na horta, de modo que você terá alhos mais saudáveis e saborosos que aqueles adquiridos em feiras e supermercados. Quer aprender como cultivar o alho? Confira esse novo tutorial do Meu Verde Jardim.

Alho

Basta plantar um dente de alho no solo, atender a todas as condições de cultivo, que em alguns meses você é recompensado por meia dúzia de dentes de alho prontos para o consumo.

Allium sativum

O cultivo do alho tem pelo menos 7.000 anos. Se trata de uma planta perene, pertencente ao gênero Allium, do qual também fazem parte a cebolinha, o alho-poró e a cebola. Essa planta costuma atingir cerca de 20 polegadas de altura, sendo adaptável a diferentes climas e condições de cultivo.

Allium sativum L.

Allium sativum 1

Confira alguns dados botânicos da planta de alho:

Nome científicoAllium sativum L.
Nome popularAlho Comum, Alho-Hortense, Alho-Manso.
FamíliaLiliaceae
OrigemEuropa
TipoPerene
Allium sativum L.

Como Plantar Alho na Horta

como cuidar

Confira as condições e exigências de cultivo para você manter uma plantação de alho na sua horta:

  • Luz: o alho deve ser cultivado em pleno sol.
  • Solo: o solo ideal para o cultivo do alho deve ser moderado e contar com pH de 6,0 a 7,5.
  • Clima: felizmente, o alho se adapta bem a diferentes climas.
  • Irrigação: o alho gosta de um solo sempre úmido. A hora certa de regar é quando o solo esta completamente seco ao teste do dedo. Quanto mais quente e seco é o clima, mais frequente deve ser a irrigação.
  • Espaçamento: você deve dar um espaço de 15 centímetros entre cada bulbo (ou semente).
  • Propagação: pode ser feita via sementes de alho ou bulbos. A propagação via bulbos é mais indicada por ser mais fácil e contar com uma maior taxa de sucesso do que o cultivo a partir de sementes.
  • Fertilização: você pode aplicar um fertilizante ao início da primavera, preferencialmente rico em nitrogênio em sua escala NPK, como a farinha de sangue, esterco de galinha, entre outros. Caso as folhas fique amareladas antes da época de colheita, é sinal de que o solo precisa ainda mais de nitrogênio.
  • Poda: a plantação de alho não exige poda.
  • Pragas: o alho tem poucos problemas em relação a pragas. Isso porque, naturalmente, ele já é uma erva repelente de pragas devido ao seu aroma característico.
  • Doenças: as doenças do alho geralmente são causadas por más condições de cultivo, como pelo excesso de ervas daninhas, má circulação de ar e excesso de umidade no solo. A seguir, fizemos um pequeno subtítulo com as doenças comuns e as melhores soluções.

Pragas e Doenças do Alho

Como cuidar do Alho

Ao longo da sua jornada cultivando alho, você pode se deparar com pragas e doenças, embora essa seja uma planta que não costuma dar dores de cabeça com isso. Confira, a seguir, algumas das pragas, doenças e problemas comuns do alho, assim como a sua respectiva solução.

Podridão Branca (Sclerotium cepivorum)

Eis um fungo que atinge todas as plantas do gênero Allium. Os principais sinais é um crescimento de fungos ao bulbo da planta, fazendo com que ela apodreça e morra. Após perceber os sinais, você deve remover as plantas imediatamente. Geralmente, não é possível cultivar nenhuma outra planta do gênero Allium no solo. Esse fungo pode ficar por décadas no seu quintal.

Fusarium culmorum

Fusarium culmorum é um fungo que pode ocasionar ferrugem na sua plantação de alho. Os primeiros sinais é um amarelamento das folhas, que é seguido por uma morte/queda das folhas. Por levar a morte da planta, esse fungo é considerado um dos mais perigosos e nocivos a sua horta. Ao perceber os sinais, você deve remover as plantas infectadas e aplicar uma solução de fungicida orgânico.

Penicillium hirsutum

Penicillium hirsutum é um bolor azul, ocasionado por um fungo, que geralmente ataca o alho após colhido. Ele é resultado de um armazenamento errado do alho. Para evitá-lo, você deve secar o alho antes de armazená-lo.

Míldio (Peronospora destructor)

O míldio é uma doença que costuma afetar hortas em temperaturas mais amenas e com alta umidade do ar. Ele é causado por um fungo denominado Peronospora destructor. Os principais sintomas envolvem o amarelamento das folhas e a queda das hastes.

Ferrugem (Puccinia porri)

A ferrugem é outra doença que vitimiza plantas domésticas, incluindo o alho. Os primeiros sinais são pequenas bolinhas alaranjadas que surgem nas folhas da planta. Uma forma de proteger a sua plantação da ferrugem é aplicar compostos de enxofre no solo.

Bulbos Partidos

Bulbos quebrados, rachados ou partidos sinaliza que você passou do prazo de colheita do alho. O alho deve ser colhido assim que suas folhas começarem a amarelar.

Ataque de Pássaros

Especialmente pombos podem ser um problema para a sua plantação de alho. Eles podem consumir as mudas, brotos, folhas e frutos. Existem mecanismos para afastar pássaros. Mas, por vezes, a única solução será cobrir a sua plantação com uma rede.

Leia também: Como Plantar Laranjeira

Como Plantar Alho em Vasos

Como plantar Alho

É possível cultivar alho em vasos, ocupando pouco espaço e oferecendo uma grande flexibilidade para mudar a planta de local. Essa também é uma opção caso o seu solo seja muito pesado e úmido, sendo inadequado para o cultivo do alho.

Confira algumas dicas para cultivar alho em vasos:

  • Escolha um vaso com 30 centímetros de diâmetro e pelo menos 20 centímetros de profundidade.
  • Escolha um vaso que ofereça uma boa drenagem, contento orifícios para a passagem da água.
  • Encha o vaso com uma mistura para envasamento especializada para horticultura.
  • Adicione um fertilizante da sua preferência, mas que tenha a liberação lenta.
  • Insira os bulbos de alho com 15 centímetros de distância entre um e outro e 3 centímetros de profundidade.
  • Evite plantar bulbos nas bordas do vaso.
  • Irrigue com regularidade.

Como Cuidar da Plantação de Alho

Como plantar Alho na horta

Após o plantio, é preciso tomar alguns protocolos de cuidados e manutenção. Confira alguns dos principais cuidados que você deve ter com a sua horta de alho:

  • Frequentemente, verifique se existe a presença de ervas daninhas e remova-las utilizando a mão.
  • Verifique constantemente a umidade do solo utilizando os dedos. Nos períodos de maior seca, você deve irrigar mais a sua plantação de alho.
  • Quando as folhas começam a amarelar, você deve diminuir a frequência de irrigação.
  • Uma forma de prevenir o aparecimento de ervas daninhas é adicionando uma cobertura morta no solo.
  • Quando as folhas amarelarem, o alho esta pronto para a colheita. Realize a colheita para que eles não desenvolvam doenças.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Alho

Cuidados com Alho

Durante a sua jornada, muitas dúvidas podem surgir. Para te auxiliar, fizemos essa pequena sessão de perguntas e respostas com as dúvidas mais comuns em relação ao cultivo de alho. Confira:

O alho é uma planta tóxica ou venenosa?

Embora não seja uma planta tóxica ou venenosa, existem contraindicações ao consumo de alho. Ele não é recomendado para pessoas com úlceras, gestante, lactantes, pessoas com dermatites e hipotensão (pressão baixa).

Qual é a origem do alho?

Acredita-se que o alho como conhecemos hoje é uma variação do alho selvagem, a planta A. longicuspis. Possivelmente, a sua origem foi entre a Sibéria e a Índia.

Quais ferramentas eu preciso para cultivar alho?

Você precisa de uma pá de jardinagem, um garfo de jardinagem, bulbos de alho, uma mistura para envasamento e fertilizantes para horticultura.

Quando colher o alho?

O alho costuma estar pronto para ser colhido ao início do verão. Todavia, tudo depende de quando você plantou e da variedade envolvida no cultivo. Para tirar toda a subjetividade, uma regra que você pode tomar é que o alho esta pronto para ser colhido quando as folhas da planta começarem a ficar amarelas.

Como armazenar o alho?

Após a colheita, você deve armazenar o alho para o consumo. Antes de guardá-lo, você deve deixá-lo ao sol, em um lugar ventilado, para que os bulbos sequem. Isso deve demorar cerca de três semanas. Assim que as películas do alho sequem, você pode armazená-lo em um local seco, fresco e escuro.

Quando devo plantar alho?

A maior parte das variedades devem ser plantadas ao final do outono e início do inverno.

Allium sativum atrai polinizadores?

Sim. Essa planta atrai borboletas, abelhas e joaninhas para o jardim. Ao mesmo tempo, devido ao seu forte aroma, a planta repele pragas.

Posso cultivar alho a partir de sementes?

Sim. Embora seja possível, não é o método mais fácil, dada a baixa taxa de germinação das sementes de alho.

Quais são as plantas companheiras do alho?

Muitas plantas se beneficiam do cultivo companheiro ao alho. Isso pelo alto teor de enxofre do alho, que age como repelente natural para pragas e fungos. As culturas que você pode cultivar junto ao alho incluem beterrabas, cenouras, berinjelas, couve, pimentas, rosas, espinafre, tomates, orégano, manjericão e alecrim.

Confira o artigo em vídeo:

Veja mais fotos da planta:

Cuidados com plantacao de Alho
Cultivo de Alho
Cultivo domestico 1
Cultivo na horta
flor da planta
Flor de Alho
Fotos de Allium sativum
Horta de Alho
Plantacao de Alho

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre o cultivo de alho? Deixe uma pergunta que a nossa equipe de jardineiros qualificados vai te auxiliar nessa jornada!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Alho na Horta: Tutorial Passo a Passo. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.