7 Árvores mais Antigas do Mundo (Lista com Fotos)

Conheça as árvores mais antigas que as pirâmides do antigo Egito.

Publicado em e atualizado em: 23-06-2022 por Lory Aguiar

Via de regra, as árvores costumam viver mais do que o homem – excetuando quando o homem devasta florestas. A maioria das espécies de árvores costumam viver entre algumas décadas e alguns milênios de anos, dependendo da espécie.

Arvore Mais Antiga Do Mundo

Essas árvores tem mais histórias que pessoas. Elas podem ter vivido dezenas de milhares de anos, acompanhando a Ascenção e a queda de civilizações, sobrevivendo aos diversos ciclos climáticos e territoriais. Essas plantas são verdadeiros símbolos da resiliência, da adaptação e da perenidade.

Qual é a árvore mais antiga do mundo?

Arvore Mais Antiga Do Mundo 1

A árvore mais antiga do mundo é conhecida como Pinus Longaeva, e pode viver até 5.000 anos. Nos Estados Unidos, existe um exemplar desta planta que tem 5.067 anos. Infelizmente, não é possível vê-la. O governo americano não divulga a sua localização, para evitar que ela seja cortada. Essa árvore é mais antiga que as próprias pirâmides do Egito. Ela é considerada o ser vivo mais antigo do mundo.

Arvore Mais Antiga Do Mundo 2

Por conta de sua longevidade, essa planta também é chamada de Matusalém, que é um personagem bíblico que viveu 969 anos.

Arvore Mais Antiga Do Mundo 3

Essa espécie de pinheiro ocorre nativamente por toda a América do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos e no Canadá. Ela ocorre em solos áridos e rochosos, em regiões de fortes geadas. Por conta dessa grande adaptação a condições bem adversas, essa árvore foi se tornando resistente e longeva.

Infelizmente, os pinheiros de Matusalém podem estar com seus dias contados. Muitos deles estão morrendo, enquanto os brotos estão sendo consumidos por cervos. Em algumas regiões, os governos locais instalar cercas para proteger as plantas jovens do ataque de predadores.

Sarv-e Abarkuh

Sarv-e Abarkuh, conhecida cientificamente como Cupressus sempervirens, é uma gigantesca árvore localizada no Irã, sendo considerada Patrimônio Cultural do Irã, atraindo turistas do mundo todo.

Esse planta tem 25 metros de altura, com a copa densa e larga. A estimativa de sua idade é de entre 4.000 a 5.000 anos. Segundo uma lenda oral, essa planta teria sido plantada pelo próprio Zoroastro, o antigo profeta iraniano do zoroastrismo.

Essa planta é considerada o ser vivo mais antigo da Ásia.

Leia também: Árvore Assacu

Cipreste da Patagônia

Conhecida cientificamente como Fitzroya cupressoides, o cipreste da patagônia é a árvore mais antiga da América do Sul.

Se trata de uma conífera gigantesca pertencente a família Cupressaceae. Acredita-se que a espécie mais antiga da planta esta localizada no Parque Nacional Alerce Costero, localizado no Chile. Essa árvore tem 60 metros de altura e 4 metros de diâmetro. O parque faz parte do Sistema Nacional de Áreas Silvestres Protegidas do Estado, uma iniciativa que visa proteger espécies consideradas patrimônios naturais, que atualmente se encontram ameaçadas de extinção.

Álamo Trêmulo

O álamo trêmulo, conhecido cientificamente como Populus tremuloides, é uma árvore da América do Norte pertencente a família das Salicaceae.

Algumas espécies dessa árvore podem ter até 80.000 anos, o que faz dessa um dos organismos vivos mais antigos da humanidade.

Um fato curioso é que essa árvore é uma colônia de raízes subtérreas. Olhando de cima, parece que são árvores individuais, mas são clones de uma mesma planta.

Estudos modernos apontam que essa árvore pode estar entrando em extinção, uma vez que seu tamanho vem diluindo década após década.

Sequoia Gigante

Sequoiadendron giganteum é conhecida como sequoia gigante, ou árvore mamute, e não é por acaso, essa é considerada a segundo maior árvore do mundo. Ela também é uma das árvores mais antigas, tendo cerca de 2850 anos de idade.

Um estudo de 1999, demonstrou que essa árvore era quase inteiramente oca, um dos motivos nos quais a deixava bem volumosa, a enquadrando na lista de maiores árvores do mundo.

Sequoia Costeira

Conhecida cientificamente como Sequoia sempervirens, a sequoia costeira, localizada no Parque Nacional de Redwood, na Califórnia, é considerada a árvore mais alta do mundo, atingindo 380 pés de altura.

Embora é possível visitar o parque, a localização exata dessa espécie é mantida em segredo para evitar a sua poda.

Além da altura, essa espécie também destaca-se por sua longevidade, podendo viver por milênios.

Hoje, essa espécie se encontra ameaçada pelo uso comercial de sua madeira, sendo sempre protegida por governos e organizações não governamentais locais.

Velha Tjikko

Velha Tjikko é um abeto norueguês que tem cerca de 9.550 anos. Ele fica nas montanhas Fulufjället, na Suécia.

A sua idade foi revelada pelo processo de datação por carbono-14 utilizando amostras de raízes.

Essa planta se trata de uma espécie de árvore clonal, que é formada por vários pares idênticos conectados por um único sistema radicular.

Leia também: Árvores para Plantar em Solos Arenosos

Castanheiro dos Cem Cavalos

O Castanheiro dos Cem Cavalos é uma das árvores mais antigas do mundo, localizada no Monte Etna, na Sicília (Itália). Se trata de um castanheiro cujas estimativas são de entre 2.000 a 4.000 anos.

Uma curiosidade é que essa árvore fica a 9 km do vulcão do Monte Etna. No mês passado, fomos informados da notícia que este vulcão entrou em erupção.

Você vai curtir: Como Plantar Samambaia Renda Portuguesa e Flor da Sansão do Campo

Confira mais árvores antigas no vídeo abaixo:

Quais foram as primeiras espécies de árvores da Terra?

As árvores estão entre os tipos de vida mais antigos do planeta, evoluindo pela primeira vez há cerca de 370 milhões de anos. As primeiras árvores que temos registros fósseis eram samambaias, cavalinhas e licófitas.

Qual é o fóssil mais antigo de árvore?

Um fóssil conhecido como Wattieza, que foi encontrado em Nova York, é a planta mais antiga já descoberta. Se tratava de uma árvore de grande porte muito semelhante a uma palmeira, que se reproduzia a partir de sementes. Essa planta teria vivido antes dos animais saíram da água para a terra durante o período evolutivo.

Qual é o animal mais antigo do mundo?

A tartaruga de Seychelles, que entrou para o Guinness World Records por viver 187 anos.

Qual árvore antiga você achou mais interessante? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.