Como Plantar Árvore Assacu: Sol, Solo, Adubo e Cuidados

Qual é o solo correto? Quanto de sol ela precisa? Como adubar? Como irrigar? Tire todas as suas dúvidas sobre a árvore Assacu!

Publicado em e atualizado em: 25-04-2022 por Lory Aguiar

Você já ouviu falar sobre a árvore assacu? Ela tem esse nome estranho mesmo! Na verdade, ela é conhecida como açacu, guaçacu ou areeiro também.

Arvore Assacu

Nesse post do Meu Verde Jardim, você conhecerá mais sobre essa planta tão exótica. Leia atentamente os tópicos abaixo, e conheça mais sobre essa planta de nome diferente!

Características da Árvore Assacu

Nome científicoHura Crepitans
Nome popular Árvore Assacu
FamíliaEuphorbiacceae
OrigemAméricas

A Assacu, cujo nome científico é Hura Crepitans, é uma planta originária das Américas. Mas é mais facilmente encontrada nos países latino-americanos.

Arvore Assacu 1

Ela tem uma adaptabilidade muito grande em regiões quentes e tropicais. Por isso, é classificada na família Euphorbiaceae.

Aliás, as suas “primas” são as altamente importantes para a indústria farmacológica e medicinal como, por exemplo, a Erva de Santa Luzia (Euphorbia Hirta) e a Aveloz (Euphorbia Tirucali).

Arvore Assacu 2

A identificação botânica das árvores dessa espécie de plantas, é um pouco difícil, pois elas podem ser de duas maneiras: ou muito parecidas entre si, ou bem diferentes.

Porém, esse não é o caso da assacu. Ela é facilmente identificada, já que seu porte é enorme: pode chegar a até 60 metros de altura!

Arvore Assacu 3

Além disso, ela também possui o caule de coloração parda, e espinhos por todo o seu tronco. Isso faz com que nenhum bicho consiga pousar ou descansar nela, nem mesmo os macacos.

Outras de suas características marcantes é que ela é ótima para o reflorestamento, e também muito resistente a terras pouco aeradas e a solos encharcados.

Veja também: Flores Resistentes ao Calor

Como Plantar Árvore Assacu Passo a Passo?

Caso você tenha ficado interessado e queira plantar uma Assacu em sua chácara ou fazenda, saiba que esse processo não é difícil. Confira os passos a seguir para conseguir cultivar a sua árvore:

casca com espinhos

Plante as sementes da árvore em um buraco no chão. Você também pode usar adubo para favorecer o seu crescimento.

Como ela é originária das Américas, a Assacu está acostumada com bastante sol. Então, deixe-a sob plena luz solar, tomando iluminação realmente o dia todo.

copa da arvore

Outra de suas características marcantes é que o areeiro suporta tanto períodos de seca, quanto solo bem molhado. Então, não se preocupe tanto com a irrigação!

Leia também: Como Construir Casa na Árvore e Cuidados com Grama Preta

Como Cuidar da Árvore Assacu?

Tomar cuidado com a sua árvore de Açacu não é uma tarefa considerada difícil, muito pelo contrário! Como ela é bem resistente, você não precisa estar atento em todos os momentos.

copa grande

Se certifique apenas de retirar ervas daninhas, fungos e insetos que podem se instalar nas folhas. Além disso, use também um pouco de pesticida para eliminar fungos, e outras bactérias da sua planta.

Com esses simples cuidados, sua árvore conseguirá crescer com bastante saúde, e ficar enorme!

Como São as Flores da Árvore Assacu?

No reino vegetal, é extremamente comum que as flores sejam bissexuadas. Ou seja, que apresentem ambos os sexos dentro de uma mesma estrutura floral. Mas esse não é o caso da Assacu, tornando-a, mais uma vez, diferente das outras plantas.

Cuidados com Arvore Assacu

Pois as flores que nascem nessa árvore têm só um sexo: masculino ou feminino. E, por conta disso, as flores são chamadas de monoicas, do grego, e significa “apenas um sexo”.

flor da planta

As características que mais se destacam nessa espécie são:

  • Todos os seus incontáveis espinhos que estão espalhados ao redor do seu tronco;
  • Seu fruto, que se assemelha com uma abóbora. E uma curiosidade: quando ele está totalmente maduro, a fruta simplesmente explode. E essa explosão pode levar as sementes a até 100 metros de distância, onde podem crescer novas árvores em outros locais;
  • Além disso, ao cortar essa árvore, ela libera uma alta quantidade de seiva.

Ela Tem Frutos?

A açacu tem frutos. Porém, seu gosto é bem amargo e, normalmente, não é consumido.

folha grande da planta

A fruta é pequena (com apenas 8 cm de diâmetro), e tem o mesmo formato de uma abóbora, e na cor verde.

Leia também: Árvores para Atrair Abelhas

Ela é Tóxica ou Venenosa?

Embora uma parte das árvores da família Euphorbiaceae tenha propriedades medicinais, a Assacu é tóxica e pode ser bem perigosa dependendo do seu uso.

Fotos da Arvore Assacu

Confira abaixo alguns sintomas que essa árvore pode causar a partir de sua seiva:

  • Forte dor no corpo todo;
  • Conjuntivite;
  • Irritação e coceira na pele;
  • Se for ingerida acidentalmente, pode causar diarreia e vômito;
  • Pode inflamar toda a mucosa;
  • Uma dose de apenas 6 gramas pode ser considerada fatal para uma pessoa que pese cerca de 50 quilos;
  • Alguns ribeirinhos a utilizam para imobilizar peixes na água do rio ou do mar, e garantirem seu sustento;
  • Algumas tribos indígenas passam suas flechas no látex da Assacu, para usarem como arma contra seus inimigos ou animais ferozes, que podem aparecer em suas aldeias;
Fotos da Arvore Assacu 1

Porém, não só de toxicidade se faz a assacu. Alguns estudos já comprovaram que ela pode ser usada para trazer alguns benefícios também. Confira abaixo:

  • Seu látex pode ser usado como uma espécie de carrapaticida, mais especificamente contra a espécie Boophilus Microplus, que é mais conhecida como Carrapato de Boi;
  • Além disso, pode ser usado para combater a chamada atividade anti-helmética. Ou seja, eliminar vermes ou parasitas dos bois também.

Porém, por mais que a Assacu possa ser usada nos bovinos, infelizmente, ainda não há um estudo mais aprofundado, para saber se ela funciona para tratar vermes ou carrapatos em seres humanos também.

Veja também: Como Plantar Sansão do Campo

Fotos de Hura Crepitans

Desse modo, mesmo que ela tenha algumas propriedades medicinais, ainda assim é um longo e difícil processo para que a assacu possa perder suas toxinas, e servir como remédio para o gado.

Isso envolve a remoção ou isolamento completo das células tóxicas, para que ela também não faça mal para os bichinhos.

Hura Crepitans

Além disso, a madeira de seu tronco pode ser utilizada por algumas pessoas para fabricarem calçados (como tamancos, por exemplo), alguns itens decorativos, tais como caixotes, assim como outros acessórios que podem ser utilizados em obras, como os andaimes, por exemplo.

Hura Crepitans 1
Imagens da Arvore Assacu
Imagens de Arvore Assacu 1
Imagens de Hura Crepitans
para fazer sombra 2
zoom nas flores

Você ficou com alguma dúvida sobre os cuidados com essa planta? Comente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Árvore Assacu: Sol, Solo, Adubo e Cuidados. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.