Como Plantar Sansão do Campo? Características e Cuidados!

Conheça as características, saiba das vantagens e desvantagens do cultivo, e confira tutoriais completos para cuidar do sansão do campo na sua casa!

Publicado em e atualizado em: 06-06-2022 por Gabriela Padilha

O Sansão do Campo é uma planta atípica, originária da caatinga do nordeste, localizada mais ou menos entre o Maranhão até a Bahia. Mas será que conseguimos cultivá-la em casa ou no jardim?

Mimosa Caesalpiniaefolia

Tudo o que você precisa saber sobre ela te contamos neste post. Uma planta exótica e extraordinária que vai valer a pena conhecer. Acompanhe! Esse novo guia do Meu Verde Jardim está imperdível!

Características da Planta sansão do campo

O Sansão do Campo ou Sabiá, como é conhecida no nordeste, é uma planta espinhenta de crescimento rápido, podendo chegar de 5 a 8 metros de altura. Esse tipo de planta combina perfeitamente como decoração ou segurança em forma de muros e cercas vivas.

Em cerca de 2 anos de cultivo, o Sansão do Campo já pode montar uma imponente cerca viva, por isso, não menospreze os poderes dela.

Vantagens e Desvantagens

Como Plantar Sansao Do Campo

Como vimos, essa planta exótica pode surpreender em aspectos, mas em outros momentos, ela pode apresentar um certo “prejuízo”, confira abaixo alguns tópicos de vantagens e desvantagens que podem aparecer no cultivo da planta.

Vantagens

  • Oferece proteção e embeleza a propriedade como muros e cercas vivas;
  • Por formar uma cerca gigantesca e também por ser brut, cheia de espinhos, ela impede a invasão de pessoas e de animais.
  • A sansão do campo é rica em néctar, motivo pelo qual atrai insetos polinizadores como as borboletas e as abelhas;
  • É muito resistente a pragas e outras doença.

Conhecendo os benefícios da Sansão do Campo, fica muito mais fácil decidir pelo seu cultivo, não é mesmo? Porém, ainda há controvérsias, veja algumas desvantagens:

Desvantagens

Como desvantagem estão as próprias raízes do Sansão que crescem tanto a ponto de prejudicar pisos, paredes e outras estruturas, inclusive encanamentos que ficam por perto.

Outro ponto é que o Sansão do Campo é uma planta difícil de se manusear devido ao acesso de espinhos, o que dificulta no processo de poda.

Fotos De Mimosa Caesalpiniaefolia

Como Plantar e Cuidar do Sansão do Campo?

Como sabemos, o Sansão do Campo apresenta mais vantagens do que desvantagens no seu cultivo. Para saber se realmente vale a pena todo investimento, vamos ver agora um passo a passo de como plantá-la, e cultivá-la.

Solo

é importante que a muda de sansão do campo seja feita em solo drenável. No entanto, é importante que não seja um solo úmido e que evite estar encharcado. Devido a isso, normalmente, é cultivada em áreas mais secas.

Clima

Planta típica da caatinga, de clima Tropical e Subtropical, por isso, necessita de ambientes bem quentes.

Luz

Vale destacar que, para o seu crescimento saudável, necessita de sol pleno.

Rega

O Sansão do Campo não gosta de solos alagados e é bastante resistente a seca, por isso, regar 1 vez na semana pode ser o suficiente.

Poda

Por ter muitos espinhos e dificultar o processo de alguns cuidados, essa planta aceita poucas podas, porém muito boas podas para sua formação e crescimento saudável.

Cultivara Sansão do Campo pode valer muito apena, já que não exige tantos cuidados específicos com ela. Podendo ser observada de fato, todo semana.

Sansao Do Campo

Como fazer cerca viva de sansão do campo?

O Sansão do Campo além de servir como cerca viva, também é muito útil para ser explorada de várias formas como na produção de estacas, mourões, dormentes, lenha e carvão.

Por isso, para fazer uma cerca viva com a Sansão, siga os passos abaixo:

  • Plante as espécies – os galhinhos podados, ou sementes da própria planta – em fileiras com o espaçamento de 10 a 15 cm de uma para outra, assim o fechamento da cerca será total.
  • Uma outra utilização dessa espécie de cerca viva é a utilização da madeira para fazer estacas muito resistentes e duradouras e também carvão.

As estacas de madeira são as mais usadas em cercas na região do Ceará e possuem uma vida útil acima de 20 anos, mesmo não recebendo nenhum tipo de tratamento e em condições desfavoráveis. Além das estacas, a madeira do Sansão do Campo pode ser útil para diferentes aplicações. Através dela, também é possível criar portões, postes, estruturas, entre outras formas de uso.

As cercas vivas podem ser utilizadas em qualquer lugar: fazendas, plantações, chácaras, áreas públicas urbanas e até muros residenciais. Trazendo um efeito charmoso e paradisíaco ao ambiente em que foi instalada.

Confira: Cuidados com Chalotas

Como Fazer mudas de sansão do campo?

As mudas precisam de solo drenável, mas sem umidade, pois é cultivada em áreas mais secas. Além disso, a maioria das cercas vivas podem ser reproduzidas em estacas, iniciadas nas mudinhas.

Para fazer as mudinhas, comece da seguinte forma:

Como fazer mudas de Sansão do Campo passo a passo

Corte um galho que pareça bem formado e saudável,

Retire metade das folhas deixando a parte inferior sem folha nenhuma;

Coloque num vidro com um dedo de água, só pra cobrir a pontinha do galho mesmo – essa ponta precisa ser cortada na diagonal para obter maior absorção de água –;

Por fim, basta trocar a água diariamente e quando notar algumas raízes, coloque-a na terra bem adubada e siga com as regas diárias, até que surjam as primeiras folhas.

Qual é a melhor época para plantar sansão do campo?

Como a Sansão do campo é uma planta de estações predominantemente quentes, o indicado é plantá-la e fazer o cultivo sempre nesta época. Assim, garantimos que não dará nada errado, ok?

Época de Floração: Como Fazer Florir?

As flores da Sansão do Campo são pequenas, com longos estames, tem a color branca-creme, reunidas em espigas cilíndricas. Os seus frutos são do tipo legume (vagem), com cerca de 9 cm de comprimento e possuem em média de 5 a 6 sementes.

Elas florescem de abril a junho, onde permanecem durante 8 meses. Seu período de floração é longo, e as flores são abundantes em néctar, muito atrativas para as abelhas e outros insetos polinizadores, por isso, se você não gosta de insetos, indicamos não cultivá-la.

Preço e Onde Comprar

O Sansão do Campo pode ser vendido em sementes, mudas ou até em cercas vivas já prontas. Seus valores variam de R$1,00 a R$100,00 ou mais! Dependendo do seu tamanho, quantidade de folhas, galhos e saúde.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.