Como Plantar Cacto Mandacaru [Manual de Cuidados]

Eis o guia completo com tudo o que você precisa saber sobre esse cacto!

Publicado em e atualizado em: 10-03-2022 por Lory Aguiar

O Mandacaru é um cacto muito comum no Nordeste. Ele é alto, o que o destaca perante as outras espécies.

Fruto de jamacaru

Para conhecer mais sobre esse cacto, basta ler o artigo abaixo! Você aprenderá muitas informações úteis aqui como, por exemplo, como plantá-lo, os cuidados necessários e suas características originais. Confira!

Características do Cacto Mandacaru

Nome científicoCereus Jamacaru
Nome popularjamacaru, mandacaru-de-boi, cardeiro, cumbeba, koubo, princesa-da-noite (ornamental); mandacaru em tupi é omãdaka ru, que significa espinhos agrupados danosos.
FamíliaCacto
OrigemBrasil
ClimaTropical

Seu nome científico é Cereus Jamacaru, e ele é originário de terras brasileiras mesmo.

jamacaru

Um dos seus aspectos mais legais, é que ele tem algumas flores bem bonitas perto do topo. Isso deixa essa planta ainda mais diferenciada.

O mandacaru pode chegar a ter até 6 metros de altura. Ele cresce principalmente na direção vertical, mas pode envergar um pouco com o tempo.

mandacaru de boi

Quando essa planta ainda é um broto, ela pode ter uma coloração mais azulada. Mas isso muda conforme ela for crescendo, chegando no verde característico.

Flor do Cacto Mandacaru

As flores do mandacaru podem ficar com 12 cm de diâmetro ao todo. Elas ficam brancas nas pétalas, enquanto que outras regiões ficam avermelhadas.

A partir dessas flores, surge um fruto, que é vermelho também, além de ser adocicado. Mas não é muito comum em mercados e feiras.

Imagens de mandacaru de boi

Como Plantar Cacto Mandacaru

Ficou interessado no Cacto Mandacaru e decidiu fazer uma plantação? Isso pode ser feito de duas maneiras diferentes: no vaso ou no chão mesmo. Veja como fazer ambos a seguir.

No Vaso

em vasos

O primeiro passo com o vaso, é escolher um com o tamanho certo. Se for muito pequeno, seu tamanho pode ficar limitado, o que atrapalharia em seu desenvolvimento.

Já um muito grande, deixa o solo úmido rápido demais, o que poderia apodrecer a planta.

Outro cuidado com o vaso é sempre girá-lo, para que a planta receba sol de todos os lados. Isso é importante, pois como o Mandacaru gosta muito da luz solar, ele tende a crescer para esse lado, e poderia acabar quebrando por conta do seu peso.

No Jardim

Pe de Cereus Jamacaru

Ao plantar no jardim, você não estará limitando o crescimento do cacto. Por isso, ele pode chegar a ter até 6 metros. Portanto, é necessário ter bastante espaço. Certifique-se de que não há fiações por perto para não causar acidentes.

É preciso cavar um buraco com 10 cm de profundidade para colocar a muda. Em seguida, cubra a cova e aperte bastante, para que a planta possa firmar na terra.

Para finalizar, coloque folhas e galhos secos por cima.

Leia também: Lista de Cactos Comestíveis

Como Cuidar do Cacto Mandacaru

Fotos de mandacaru de boi

Para cuidar do seu Mandacaru, você precisa seguir essas instruções:

Solo Recomendado

O solo indicado para o cacto precisa conter cascalhos e ser arenoso, pois é o que mais se assemelha com o do Nordeste.

Além disso, se certifique que a terra não irá reter tanta umidade, pois isso poderia danificar a raiz da planta.

Temperatura Ideal

Esse cacto pode suportar temperaturas dos 25, até impressionantes 45 graus Celsius! Porém, nas mais baixas e frias, ele não resiste tanto.

Se você plantou em um vaso, leve-o para dentro de casa que, geralmente, é mais quentinho e confortável.

Como plantar cumbeba

Fertilizantes

Toda vez que for regá-lo, utilize fertilizantes também, especialmente na fase de crescimento.

A composição dos produtos precisa ter potássio, fósforo e nitrogênio. Já o adubo tem que ser diluído na água, e ser bem balanceado. No inverno, o cacto não precisa desses nutrientes.

Iluminação

A iluminação do Mandacaru não tem segredo: ele cresce tomando sol direto todos os dias. Só lembre-se de, se tiver plantado em um vaso, girá-lo para que ele possa tomar luz de todos os lados.

cumbeba

Irrigando

Nos vasos, deixe pedras na parte debaixo para criar uma espécie de sistema de drenagem.

Só regue se o solo estiver seco, jamais úmido, principalmente na primavera e no outono. No inverno, não precisa regar.

Na fase adulta, você não precisa mais regá-lo, já que os cactos retêm bastante água em seu interior.

Podando

Utilize facas, serras e tesouras afiadas e esterilizadas para podá-lo. Além disso, não se esqueça de usar luvas por conta dos espinhos.

Porém, só corte se estiver crescendo sem critério como, por exemplo, a ponto de quebra-lo.

Apodrecendo

cardeiro

Se alguma parte do seu cacto estiver ficando preta, isso significa que ele está apodrecendo. Para cuidar disso, é só cortar essas partes fora.

Caso essas manchas estejam em sua base, vale a pena cortar tudo e replantar.

Leia também: Cuidados com Cacto Parafuso

Como Fazer Mudas?

Fazer uma muda do Mandacaru é muito fácil. É só cortar um pedaço com cerca de 30 cm do seu caule adulto, e replantar em outro lugar. O cacto original precisa ficar na sombra de 5 a 6 dias para cicatrizar.

Cereus Jamacaru

Esse processo é chamado de “estaca”. Aí, é só aguardar mais ou menos dois meses, para que ele comece a crescer de maneira independente.

Cacto Mandacaru na Sala

Os Mandacarus podem ficar dentro de casa na sua sala, mas desde que você siga com os cuidados necessários, que consiste em deixá-lo bastante no sol, e girar todos os dias para que ele possa crescer de maneira igual.

Mini Cacto Mandacaru

Hoje em dia, é possível encontrar o mini mandacaru pela internet.

Eles não custam caro (cerca de R$40,00), necessitam de rega apenas uma vez na semana, e não são tóxicos para as crianças ou os animais de estimação.

Flor do Cereus Jamacaru 1

Além disso, podem ser cultivados tanto à meia sombra, quanto no sol direto.

Leia também: Cuidados com Cacto Castelo de Fada

Cacto Mandacaru Artificial

Assim como existe o mini mandacaru, há também essa planta artificial.

Porém, eles costumam custar mais caros, com o preço chegando até a R$150,00. Além disso, não têm a beleza natural das verdadeiras plantas. Então, prefira comprar o mandacaru real mesmo, já que ele não precisa de tantos cuidados assim.

O lado positivo é que não há o risco de crescerem nem morrerem com o tempo. Essa planta artificial é boa para escritórios e demais ambientes comerciais, onde não há muito tempo para cuidar de uma planta.

Cacto cardeiro

Qual é o Melhor Vaso Para Esse Cacto?

O vaso para plantar o seu próprio cacto mandacaru, pode ser feito de vários materiais diferentes. Eles podem ser de cimento, argila, plástico, cerâmica, pedra, metal, entre outros.

Na realidade, não importa muito o material, já que esse cacto conseguirá crescer com bastante saúde em qualquer um deles.

Como plantar jamacaru
Cuidados com cumbeba
em clima tropical 576x1024
espinhos do cacto
Flor de jamacaru
Flor de koubo
Flores do Cereus Jamacaru

Leia também: Plantas para Vasos Pequenos

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Cacto Mandacaru [Manual de Cuidados]. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.