Como Comer Cacto: Benefícios, Espécies Comestíveis e Receitas

Ao ler o título desse artigo você com certeza deve ter estranhado, né? Provavelmente você se perguntou “Como assim comer cacto?”

Publicado em e atualizado em: 12-06-2022 por Lory Aguiar

Essas plantas são cheias de espinhos, é impossível comer isso sem se machucar!” e chegou até aqui achando que essas espécies não são nada comestíveis.

No entanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que é sim possível comer cacto e existem várias espécies que podem ser ingeridas pelos seres humanos tranquilamente. Aliás, essa é uma prática muito comum em outros países, na mesma intensidade que é comum para nós comer legumes.

Cactos Comestiveis

Durante a nossa vida os cactos estão presentes em filmes de faroestes, nos jardins das nossas avós e para decorar espaços internos e dar aquele ar mais natural.

Mas, com toda certeza, você nunca se deparou com cactos em pratos de restaurantes, pelo simples fato de não termos esse costume por aqui.

Cactos Para Comer

No entanto, apesar do fato de não ser comum consumir cactos aqui no Brasil, essas plantas são bem nutritivas, se tornando uma uma fonte incrível de proteínas e muito rara dentro do mundo dos vegetais.

Benefícios de comer cacto

Dicas De Receitas

Como comentamos acima, os cactos são uma fonte de proteína. Dessa forma, os cactos são alimentos bem saudáveis e algumas espécies possuem, até mesmo, Vitamina A e Vitamina C, ambas super importantes para manter a saúde em dia.

Os cactos que são comestíveis também possuem um ótimo ph para fazer sucos nutritivos e indicados para cuidar de problemas estomacais, incluindo, até mesmo, as úlceras!

Por fim, a água de cacto também é indicada por nutricionistas para auxiliar em dietas e evitar o envelhecimento precoce, já que os cactos são cheios de antioxidantes e nutrientes. No entanto, não é recomendado ingerir mais de dois copos por dia.

Leia também: Cuidados com Cacto Parafuso

Quais as espécies de cactos comestíveis?

Que Podem Ser Comidos
OpuntiaUma das espécies de cactos comestíveis mais populares. Tanto sua polpa quanto suas folhas são comestíveis.
Cacto OrquídeaApresenta frutos vermelhos e comestíveis.
NopalesEmbora sua polpa não seja comestível, suas folhas tem diversos usos culinários.
Cacto de peraApresenta uma poupa saborosa.
Ora-pro-nobisMuito cultivado e consumido no Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais.
Espécies de Cactos Comestíveis

Existem várias opções de espécies de cactos que são considerados comestíveis e podem ser consumidos em formato sólido ou em sucos. Além disso, algumas espécies dão frutos que também são comestíveis.

Vamos ver quais são as principais espécies de cactos comestíveis que você pode começar a incluir na sua dieta diária!

Leia também: Como Plantar Cacto Amendoim e Cuidados com Plantação de Melancia

Opuntia

Opuntia

A opuntia é uma das espécies mais comuns de cacto no Brasil e é comestível, também conhecida como palma.

Opuntia 1

As folhas de opuntia são ótimas para fazer sucos e o fruto, conhecido como tuna, pode ser consumido até mesmo in natura, basta retirar as sementes e a casca!

Opuntia 2

A polpa é repleta de fibra, ferro e vitamina A, e tem um sabor bem suculento. Além do suco, a Opuntia é utilizada para fazer geléias, conservas, licores e doces.

Opuntia 3

Nos supermercados você pode encontrar essa opção de cacto comestível pelo nome de figo da índia.

Leia também: Cuidados com Gabiroba

Cacto orquídea

Cacto Orquidea

O cacto orquídea, conhecido como Epiphyllum hybrids, apesar de receber esse nome não é uma orquídea. O nome foi escolhido dessa forma por conta das flores desse cacto, que são muito bonitas.

Cacto Orquidea 1

A espécie possui frutinhos vermelhos que são macios e comestíveis. Apesar de serem suculentos, a grande maioria das pessoas não acham o sabor desses frutos muito agradáveis.

Nopales

Nopales

No caso dos cactos Nopales, eles não são comestíveis por conta do fruto em si, mas sim por causa das suas folhas.

Nopales 2

A espécie nopales possui uma folhagem bem verde, grossa e úmida, com um sabor que se assemelha bastante ao de quiabo e vagem. O momento ideal de colher é quando estão bem verdes, pois representa o momento que estão mais suculentas e com mais sabor.

Nopales 3

Essas folhas podem ser servidas em saladas, cruas ou cozidas, sendo, inclusive, muito utilizadas em sopas.

Nopales 1

Leia também: Como Plantar Ripsális

Cacto de pera espinhosa

Cacto De Pera Espinhosa

Essa espécie de cacto é bem interessante e é uma das únicas que podem ser colhida em todas as épocas do ano, além da polpa ser realmente saborosa.

Cacto De Pera Espinhosa 1

O nome deriva do fato do fruto desse cacto realmente se parecer com uma pêra, mas cheia de espinhas na casca.

Cacto De Pera Espinhosa 2

O formato da fruta é mais parecido com o do abacate, a casca é dura e a polpa interna pode ser vermelha ou amarela. O fruto também possui algumas sementes que são comestíveis e dão crocância para a carne. Com certeza vale muito a pena provar um dia!

Ora-pro-nobis

A Ora-pro-nobis está entre as cactáceas mais conhecidas e utilizadas na culinária no Brasil, sendo mais comum na região de Minas Gerais.

Ora Pro Nobis

A planta é rica em fibras, proteínas e carboidratos, podendo ser incorporada em vários pratos, como a omelete.

Ora Pro Nobis 1

Na internet você pode encontrar opções de ora-pro-bonis para vender em mudas para plantar em casa, a granel, em folhas e, até mesmo, em cápsulas para serem ingeridas, já que a cactácea é realmente cheia de nutrientes!

Ora Pro Nobis 2

Mais abaixo vamos deixar uma receitinha super simples com ora-pro-bonis para você começar a se aventurar nos pratos com cactos, então continue lendo para não perder!

Onde comprar cactos comestíveis?

Certo, agora você já sabe que existem espécies de cactos comestíveis, mas onde eles podem ser encontrados? Afinal, tenho certeza que você nunca viu isso para vender no mercadinho do seu bairro, não é mesmo?

Bom, você pode comprar cactos comestíveis em feiras de agricultores e pela internet, mas algumas são mais comuns e podem ser encontradas em supermercados e lojas de produtos naturais, como é o caso do figo da índia e a ora-pro-bonis.

Leia também: Por que meu cacto esta ficando roxo

Cuidados ao consumir cactos

Lista De Cactos Comestiveis

O que vamos falar agora provavelmente já é óbvio para você, mas não custa nada deixar de ressaltar!

Não são todas as espécies de cactos que são comestíveis e algumas, inclusive, podem conter substâncias realmente tóxicas para o organismo humano. Por isso, consumo apenas as opções de cactos comestíveis!

Para consumir, você pode começar a cultivar a espécie na sua casa ou comprar em locais que são de confiança e que realizam o cultivo correto para o consumo humano. Portanto, nada de sair cortando cactos no meio da rua e levando para casa para comer!

Receita com cacto comestível

Que Pode Comer

Para finalizar, fica aqui uma receita de omelete com ora-pro-nóbis super fácil de fazer e perfeita para quem quer começar a experimentar e incluir essas plantas na alimentação!

Você vai precisar de 1 ovo, cerca de 50g de ora-pro-nóbis, sal, molho de tomate, água, cebola picada e óleo.

Para preparar, comece refogando as folhas de ora-pro-nóbis com 1 cebola pequena picada. Depois, quebre o ovo em um recipiente e adicione uma pitadinha de sal e 3 colheres de sopa de água. Bata bem com o garfo.

Coloque uma frigideira untada com óleo no fogo para esquentar e, logo depois, coloque o ovo. Deixe cozinhando. No final, adicione 2 colheres de sopa de molho de tomate junto com a ora-pro-nóbis já refogada. Agora é só dobrar a omelete para servir!

Se quiser, adicione mais duas colheres de molho de tomate em cima da omelete e bom apetite!

Leia também: Como Plantar Cacto Tocha de Prata

Você ficou com dúvidas sobre cactos comestíveis? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.