Como Plantar Cacto “Castelo de Fada” Passo a Passo

Confira um guia com o passo a passo completo para você plantar e cuidar do cacto castelo de fada no seu jardim!

Publicado em e atualizado em: 31-03-2022 por Gabriela Padilha

O universo da jardinagem vai muito além das flores e árvores e neste artigo, contaremos mais sobre os cactos, muito presentes em jardins e decorações ao redor do mundo. Aqui retrataremos especificamente o Cacto Castelo de Fada, por isso se você ama esse tipo de planta, aconselho você a ler este texto até o fim, garanto que você não vai se arrepender! É essa a planta que será atração no guia de hoje do Meu Verde Jardim.

Acanthocereus tetragonus

Características do Cacto

Nome científicoAcanthocereus tetragonus
Nome popularCacto Castelo de Fada
FamíliaCactáceas
ClimaTropical

O Cacto Castelo de Fada faz parte da família das Cactáceas e recebe esse nome por possuir um formato semelhante a de um castiçal, de uma vela, um candelabro ou até um castelo medieval – igualzinho aos castelos das fadas que víamos nos desenhos animados durante a infância –. Porém, a capacidade de se ramificar e chegar nesses formatos, depende exclusivamente de seu desenvolvimento.

Acanthocereus tetragonus 1

Essas cactáceas compõem a decoração de jardins e de interiores devido a sua beleza, durabilidade, resistência à escassez de água e facilidade de cultivo. Além disso, seus numerosos ramos compactos e densos o tornam um cacto interessante e único.

Flor do Cacto Castelo de Fada

As flores dos cactos são grandes, vistosas e podem apresentar variedades em suas formas e cores na natureza. Além disso, são raras de encontrar e algumas ainda, podem aflorar durante a noite.

flor do cacto

Porém, para que um cacto floresça, são necessárias condições muito específicas que nem sempre são fáceis de serem reproduzidas – por isso, a raridade em ver desabrochar as belas flores –. Além disso, um outro fator que pode contribuir para o nascimento de uma flor é praticar os cuidados corretamente.

Por esse motivo, pode ser uma boa ideia pesquisar sobre seu habitat e tentar reproduzir as condições ambientais do local, como temperatura, quantidade de luz e entre outros. Mesmo assim, tenha em mente que pode ser difícil um cacto florescer, se isso acontecer, sinta-se sortudo.

Leia também: Como Cultivar Ripsális e Como Plantar Cacto Mandacaru

Como Plantar e Cuidar – Cultivo e Cuidados

Para cuidar deste cato em específico, precisamos entender suas necessidades básicas para não excedermos a quantidade ideal e adoecer nosso queridinho.

Acanthocereus tetragonus 2

As Cactáceas geralmente necessitam que um local bem iluminado e pouca água para sobreviver. Para evitar sua secura, é aconselhável não deixa-lo receber luz diretamente.

Sobre as regas, a cada 2 ou 3 semanas nas estações quentes é mais do que suficiente, já nas estações frias, deve se evitar a rega se a temperatura descer abaixo dos 15 graus celsius, pois a planta se encontra em repouso invernal – um tipo de hibernação que algumas plantas passam –. Fora isso, as regas devem ser feitas num tempo mais espaçado, a cada 4 ou 5 semanas.

arbusto de Cacto Castelo de Fada no quintal

Então só para ressaltar, as cactáceas são uma espécie que sobrevivem com pouca água, por isso, o recomendado é sempre esperar o substrato secar para regá-lo novamente, mas tenha cuidado para não encharcar o substrato, ok? Pois isso pode apodrecer as raízes.

Leia também: Cuidados com Cacto Amendoim e Espécies de Caladium

Como Fazer Muda Passo a Passo?

Para ter mais castelinhos de fada é simples, as mudas podem ser obtidas a partir de uma planta matriz e seus brotinhos.

Cacto Castelo de Fada 1

Para isso, basta destacar alguns brotos laterais – preferencialmente os mais próximos à base –  e deixá-los por alguns dias ao ar livre, até que o corte da separação tenha cicatrizado.

Cacto Castelo de Fada

Depois disso, é só plantar o broto em um novo vaso com solo arenoso e prontinho! Em algum tento seu novo cacto será adulto. Mas, é importante dizer que o crescimento desta muda é bem mais lento que o original.

O que fazer quando ele fica mole ou murcho?

Um cacto mole e/ou murcho é sinal de cacto doente e isso pode afetar diretamente o seu desenvolvimento e sua estrutura, mas não se preocupe, pois ele ainda tem salvação!

Cacto Castelo de Fada 2

Tudo pode ter a ver com o excesso de água no caule e na raiz ou ainda, algum outro excesso na hora do cuidado, porém, existem maneiras de tentar salvar nossos queridinhos, para isso, basta seguir os tópicos:

  • Trocar a terra atual por uma nova;
  • A temperatura ideal deve ser no mínimo 26ºC;
  • Umidade do solo;
  • Usar fertilizantes – SIM! Eles contribuem para seu crescimento saudável –.
  • Vaso do tamanho corretor, geralmente maior e sem plástico;
  • Retire a parte apodrecida – caso exista;
  • Livre-se dos insetos;
  • Regue apenas quando o solo estiver seco;
  • Lave a terra e a poeira.

Cacto Castelo de Fada Amarelado – Como salvá-lo?

Se de um dia para o outro você notou que seu cacto está amarelado, algumas coisas podem ter acontecido com ele, por isso, para te ajudar a diagnosticar o que ocorreu e a melhor forma de resolver o problema, daremos algumas dicas neste tópico.

Leia também: Cuidados com Cacto Parafuso

como ele e

Queimaduras devido a muita exposição ao sol

A maioria dos cactos necessita de muitas horas de luz, porém nem todos precisam da mesma quantidade. Os cactos expostos a muito sol tornam-se amarelados.

Caso este seja o caso, o indicado é recoloca-los em lugares sombrios por algumas horas e monitorar o seu estado.

Epiderme enfraquecida por falta de luz solar

Sabemos que o excesso de sol pode causar problemas as Cactáceas, mas a falta delas também! Com a falta de luz do sol, eles também começam a mudar seu verde para verde mais claro ou amarelado. Isso porque, um cacto sem luz sofrerá etilação – processo em que a epiderme fica enfraquecida pela falta de sol –. Nestes casos, o cacto deve ser habituado, pouco a pouco, à luz solar, mas cuidado não exagerar e queimá-lo, ok?

Como plantar Cacto Castelo de Fada

Apodrecer de muita água

A irrigação excessiva também pode impactar na coloração do cacto, fazendo com que também fique amarelado. Isso ocorre porque o excesso de água sufoca as raízes e o corpo carnoso apodrece, o que pode até matar a planta.

Por isso, regue-o apenas quando notar o solo seco e sem exagerar na quantidade de água, ok?

Imagens de Cacto Castelo de Fada

Desidratação por falta de água

Os cactos precisam de pouca água para sobreviverem, mas isso não significa que não devemos regá-los, afinal, eles também sofrem com a falta de água.

Quando acontece, causa desidratação e começam a ficar amarelados e irrugados. Para sobreviver a isso, eles consomem toda a água armazenada que têm e temos que ter cuidado com isso, já que se a água do reservatório interno acabar, eles morrem.

Uma solução simples é sempre verificar o nível de umidade do substrato. Se estiver seco, você deve regá-lo, mas nunca ao ponto de inundar, pois, suas raízes apodrecerão.

dicas de cuidados 2

Queimadura por choque ambiental

Isso tende a acontecer com cactos novos e recém comprados que ainda não estão acostumados com o ambiente externo e são sensíveis ao sol, por isso se queimam e ficam amarelados. Para resolver essa questão, acostume-os com a luminosidade pouco a pouco.

Descoloração devido à falta de fertilizantes

O amarelamento do cacto pode indicar irregularidades em seu crescimento e algumas podem ser causadas pela falta de fertilizantes, que são o apoio principal para seu crescimento saudável.

Fotos de Cacto Castelo de Fada

Queimadura devido a temperaturas muito frias

Diferente do que muitos pensam, as temperaturas frias também podem queimar as plantas e trazer diversos danos, por isso, tenha cuidado! As temperaturas congelantes podem causar distúrbios nos cactos e uma forma de protegê-los é cobri-los com cobertores anticongelantes ou algum plástico que você tem em casa, assim evita que o ar quente saia e congele nossos queridinhos.

cultivo no quintal 1

Preço e Onde Comprar o Cacto Castelo de Fada

Esses cactos podem ser facilmente encontrados em mercados, floriculturas, viveiros e até na internet. Com preços que podem variar entre R$11,00 e R$50,00 dependendo do seu tamanho ou do seu estado de saúde.

como sao os espinhos

Teorias sobre o Cacto Castelo de Fada

Assim como tudo na vida tem uma história, um significado ou alguma teoria repassada pelos antigos, com as Cactáceas não é diferente.

A principal teoria sobre o Cacto Castelo de Fada é sobre a sua possível capacidade de absorver ondas eletromagnéticas emitidas por micro-ondas, computadores e celulares, que são potencialmente prejudiciais para ao nosso organismo.

Porém, não existe nenhuma comprovação científica deste fato, então não podemos dizer que é real.

modelo que parece babosa
plantas do deserto
zoom nos espinhos

E você? O que achou desse Cacto? Bem fácil de cuidar, não é mesmo? Você acredita nessa teoria sobre ele ou já ouviu mais alguma além dessa? Conta tudo nos comentários! Vamos adorar saber.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Cacto “Castelo de Fada” Passo a Passo. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.