Como Fazer uma Horta na Cozinha: Guia Passo a Passo

Não tem espaço no quintal para uma horta? Que tal fazer uma horta com vasos na sua própria cozinha? Confira as nossas dicas!

Publicado em e atualizado em: 27-01-2022 por Lory Aguiar

Pensando em uma forma de vida mais saudável e com boa qualidade de vida, ter uma horta dentro da sua cozinha é algo totalmente surpreendente e útil.

como fazer uma horta na cozinha

Se você é do time de pessoas que ama cozinhar, sabe muito bem que ter ingredientes frescos para sua receita, é algo que pode mudar completamente o sabor da comida, deixando-a ainda mais saborosa.

Diante disso, muitas pessoas estão se adaptando à nova forma de horta, que se baseia basicamente em ter algumas hortaliças e ervas plantadas no interior da sua casa, ou seja, na sua cozinha.

A melhor coisa das hortas internas, é o fato de não precisa de espaços muito grandes, pois qualquer cantinho da sua cozinha pode virar uma bela plantação.

Nesse artigo iremos mostrar o que é a horta na cozinha, como fazê-la e quais as possíveis plantas que podem ser cultivadas em ambientes internos como a cozinha. Fique atento às dicas e continue a leitura para mais detalhes.

O que é uma horta?

cultivo de pimentas

Antes de saber como montar sua horta na cozinha, você precisa entender o conceito de horta.

Uma horta nada mais é que um espaço destinado para ao cultivo de plantas utilizadas na culinária, ou seja, para ser caracterizado como horta é preciso conter plantas próprias para o consumo humano (nelas também incluem as plantas medicinais).

Como fazer uma horta de temperos na cozinha?

como fazer horta na cozinha

Para fazer uma horta de temperos na cozinha, você precisa inicialmente conhecer os temperos existentes e quais deles satisfazem seus gostos e preferências culinárias.

Após escolher quais temperos deseja cultivar, você deve pesquisar a forma de cultivo e manutenção de cada planta, pois cada uma delas possui especificações de cuidado.

Alguns temperos possíveis de serem cultivados dentro da cozinha são: cebolinha, salsinha, manjericão, orégano, coentro, pimenta, alecrim, tomilho, hortelã e outros.

Leia também: Mini Horta no Apartamento

Quais os benefícios de se ter uma horta na cozinha?

dentro do apartamento

Quando optamos por criar uma horta dentro da cozinha, trazemos para dentro de nossa casa muitas vantagens e benefícios para nossa saúde, além é claro da alegria e aconchego que as plantas trazem para os ambientes internos.

Alguns dos benefícios existentes em se ter uma horta caseira na cozinha são:

  • Ter alimentos sempre frescos à sua disposição: esse benefício já é por si só o melhor deles, pois quem cozinha com ingrediente frescos, sabe muito bem que o aroma, sabor e qualidade das receitas são muito melhores quando feitas com itens de qualidade;
  • Decorar sua cozinha: a coloração verde das plantas é algo que decora ambientes desde a antiguidade. Com as plantas da culinária não é diferente, pois além de lindas e decorativas elas ainda perfumam o ambiente e as refeições feitas naquele local;
  • Manter o ambiente agradável e com aromas deliciosos;
  • Estimula uma vida saudável e melhora sua qualidade de vida;
  • Pode ser associada como uma terapia para a mente, pois você passa uma boa parte do tempo cuidando e cultivando suas plantas;
  • Ajuda a economizar em temperos e certas hortaliças, pois com o tempo você não comprará mais esse tipo de ingrediente e irá somente o necessário naquela refeição, diminuindo muito a taxa de desperdício;
  • Ajuda na alimentação equilibrada e saudável, com alimentos livres de agrotóxicos entre outros benefícios.

Além das vantagens citadas anteriormente, você ainda pode ser um microempreendedor, vendendo mudas e maços das suas hortaliças, leguminosas e temperos.

em vaso de barro

Uma coisa é certa, muitas pessoas vão ser suas clientes, visto que hoje em dia a maioria da população procura por alimentos os mais naturais possíveis, logo, seus temperos e ervas serão muito bem-vindos na cozinha de qualquer família.

Quais materiais devo utilizar para montar uma horta na cozinha?

dentro de casa

Para fazer sua horta na cozinha você vai precisar de materiais muito simples e de fácil aquisição.

Se sua cozinha for de menor porte, você poderá fazer sua horta em latinhas de alumínio, caixas de leite ou suco, copos de vidro, fundos de garrafa pet ou de vidro, vasos próprios para plantação de tamanhos diferenciados, caixotes de madeira e outros.

em vasos

Outros materiais que podem te ajudar na manutenção da sua mini horta são: tesouras para poda, regadores, adubos diversificados de acordo com cada planta, pá, colheres para terra e outros.

Dicas de como montar uma horta na cozinha

horta na cozinha

Existem muitas dúvidas no momento de montar sua horta na cozinha, mas nesse artigo iremos esclarecer algumas delas com dicas muito importantes no momento de cultivar suas plantas.

plantacao de hortalicas em vasos dentro de casa

Antes de começar a cultivar, você precisa definir bem o local que as plantas irão ficar, dessa forma você conseguirá ver a umidade do local bem como ventilação e incidência da luz solar, pois algumas plantas necessitam pegar sol para desenvolverem.

Após definir o local, escolha os vasos que irá plantar levando em consideração o tamanho do ambiente, pois sua horta deve facilitar sua vida e nunca atrapalhar, logo, evite colocá-las em locais que atrapalhem a circulação de pessoas.

passo a passo de horta na cozinha

Se sua cozinha for grande, você tem a opção de criar uma horta maior e poderá separar as plantas por segmentos como:

Hortaliçasalfaces de todos os tipos, rúcula, almeirão, chicória e outros.
Temperos e Ervascoentro, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, hortelã, orégano, tomilho, lavanda, boldo, entre outros.
Leguminosastomates cereja, pimentão, pimenta, morango, entre outros.
Segmentos para Horta

Agora, se seu espaço for muito pequeno, opte somente pelas plantas menores que são o caso dos temperos e ervas, pois elas podem ser cultivadas em latinhas de alumínio ou caixinhas de leite por exemplo.

plantacao de alface

Outra dica muito importante é saber a época de cultivo e colheita de cada planta, pois assim você terá ervas mais fortes e saudáveis e dessa forma poderá desfrutar melhor de sua horta.

Concluindo

plantacao de temperos

Diante de tantas informações, podemos concluir que as hortas internas, ou seja, na cozinha, são inovações que prometem ser sucesso nos anos vindouros, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e com a qualidade de vida.

salsinha

Dessa forma, podemos dizer que ter uma horta na cozinha será algo muito comum nas casas do futuro e quem as tiver estará muito bem amparado em suas refeições.

Leia também: Horta Comunitária

tutorial de horta na cozinha

Você ficou com alguma dúvida relativa ao tutorial sobre como fazer uma horta na cozinha? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Fazer uma Horta na Cozinha: Guia Passo a Passo. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.