Como Plantar Bananeira (Bananas) Passo a Passo (Tutorial)

Com pouco esforço, é possível cultivar bananas na sua casa. Confira este novo guia do Meu Verde Jardim!

Bananeiras são plantas tropicais, com longos caules carnudos e retos, de folhas oblongas, grandes e em um tom de verde brilhante. Na primavera, surgem flores vistosas, que logo dão espaço para frutos verdes ou amarelos, dos quais conhecemos como bananas. Com muito pouco esforço, é possível cultivar uma bananeira na sua casa. Confira este novo guia de cultivo do Meu Verde Jardim.

Banana

Existem muitas vantagens no cultivo de bananeiras. Além das frutas que podem ser colhidas diretas do pé, essa planta oferece muitos benefícios: a sua sombra, a sua função de quebra-vento, as suas folhas que podem ser utilizadas para alimentar cavalos e vacas e, por fim, seus bambus, que podem ser utilizados na tecelagem de cestos.

bananas

Muitos acreditam que essa planta se trata de uma árvore ou de uma palmeira. Ledo engano: as bananeiras são, na verdade, ervas perenes. Ela é uma parente distante de helicônias e flores ave do paraíso.

bananeira

Demoram cerca de nove meses para a bananeira dar os primeiros frutos. As bananas costumam se formar no final do verão e atingem um tamanho adequado para a colheita na primavera.

Musa spp.

Como cultivar Banana

Confira algumas informações científicas e botânicas da banana:

Nome científicoMusa spp.
Nome popularBanana
FamíliaMusaceae
OrigemÁsia
TipoPerene
Musa spp.

Tutorial Como Plantar Bananas Passo a Passo

Como plantar Banana

Confira tudo o que você precisa saber para cultivar bananeiras no seu quintal:

  • Luz: as bananeiras crescem melhor em pleno sol. Todavia, um sol muito intenso em climas mais quentes pode ocasionar a queima de suas folhas.
  • Solo: o solo precisa ser rico em nutrientes, principalmente nitrogênio e potássio. No geral, as bananeiras se adaptam a diferentes tipos de solo, excetuando aqueles mais arenosos. Opte por solos argilosos. O pH ideal para cultivar bananeiras é entre 5,5 e 6,5.
  • Propagação: as bananas devem ser cultivadas a partir de rebentos removidos de uma planta mãe.
  • Temperatura: as bananeiras são muito sensíveis tanto a climas muito quentes quanto climas muito frios.
  • Fertilização: as bananas são muito exigentes quanto a qualidade de nutrientes do solo. Portanto, exigem bastante fertilização. Você encontra alguns fertilizantes cuja composição já é adaptada para as bananas. Opte por esses produtos e siga as recomendações do rótulo.
  • Clima: as bananeiras devem ser cultivadas em ambientes de clima tropical ou subtropical.
  • Irrigação: eis um ponto em que você deve dar bastante atenção. As bananeiras gostam de muita água (duas vezes por semana, pelo menos) e são muito sensíveis ao solo e ar secos. No calor, você deve aumentar a frequência de irrigação (uma vez a cada dois dias), mantendo o solo sempre úmido.
  • Poda: é importante podar folhas mortas ou danificadas. Desse modo, você reduz a probabilidade da planta desenvolver doenças provenientes de fungo. Você pode utilizar as folhas removidas na sua receita favorita de compostagem orgânica.

Doenças e Pragas da Bananeira

como plantar bananeira

Ao longo do seu cultivo, você pode se deparar com alguns problemas. Criamos uma pequena lista dos problemas comuns e as melhores soluções para te auxiliar nesses momentos:

Podridão da Raiz

Embora essa seja uma planta que aprecie um solo úmido, se o solo ficar encharcado, a sua bananeira pode desenvolver doenças de fungos, bactérias e vírus. Isso costuma ocorrer mais em regiões mais frias. O apodrecimento do sistema radicular da planta pode levar até mesmo a morte da sua planta.

A solução é remover as partes afetadas, assim como aplicar um fungicida no solo e regular a quantidade e frequência de água utilizada nas irrigações.

Antracnose: Bananas Pretas

Se os seus frutos estão ficando pretos, pode sinalizar que a sua plantação foi afetada pela antracnose. Essa doença, que afeta plantas, é ocasionada por um fungo do gênero Colletotrichum. Ela costuma causar danos às folhas, galhos, raízes e frutos, afetando muitas culturas como o feijão, o milho e o sorgo.

Existem muitos modos de prevenir a antracnose: a rotação de culturas, a aplicação de antifúngicos no solo e o plantio de variedades de bananas mais resistentes a doenças de fungos.

Leia também: Como Plantar Milho

Pragas da Bananeira

Caracóis, ácaros, pulgões e outros tipos de pragas podem atacar a sua planta, sugando a seiva das folhas e trazendo a elas um aspecto amarelado ou ocasionando manchas marrons, além de pequenos furos ou buracos.

Por vezes, para resolver esse problema basta um jato com sabonete inseticida.

Ataques de Nematoides

Nematoides são vermes parasitas de animais, insetos e plantas. Eles costumam se alimentar das raízes e folhas das plantas, ocasionando diversas doenças. Os nematoides que atacam plantas são chamados de fitonematoides.

Existem tratamentos térmicos e químicos disponíveis no mercado para remoção de nematoides.

Variedades, Tipos, Espécies e Híbridos

dicas de cultivo

Existem muitos tipos de bananeiras que podem ser cultivadas no Brasil. Confira algumas delas:

  • Musa acuminata: tem gigantescas folhas em forma de remo, que a faz uma variedade muito escolhida no cultivo ornamental.
  • Musa ornata: essa é outra espécie que é bastante cultivada devido ao seu aspecto decorativo, principalmente pela beleza de suas flores.
  • Musa basjoo: essa é a variedade japonesa da banana, sendo uma espécie adequada para o cultivo em locais de baixas temperaturas.
  • Banana caipira: é uma planta de porte médio, com frutos pequenos e doces.
  • Banana prata Baby: também chamada de “nam“, é uma variedade da Tailândia, com frutos pequenos de sabor doce. No Brasil, é cultivada no Estado de Santa Catarina.
  • Prata graúda: se trata de um hibrido com frutos maiores e mais ácidos.

Perguntas e Respostas sobre o Cultivo de Bananas

flor de bananeira

Durante a sua jornada, muitas dúvidas podem surgir. Para te auxiliar, fizemos essa pequena sessão de perguntas e respostas com as dúvidas mais comuns em relação ao cultivo de bananas. Confira:

Posso cultivar bananeiras a partir de sementes?

Não, a baneneira cresce a partir do bulbo ou rizoma.

Quanto tempo demora para a bananeira dar frutos?

Demora cerca de 9 a 12 meses entre o início do cultivo e a primeira colheita.

Onde as bananas podem ser cultivadas?

Por serem frutas tropicais, as bananas podem ser cultivadas em qualquer região de clima tropical, como a África, América Latina, o Caribe e o Pacífico.

Quais são os países que mais exportam bananas?

Equador, Filipinas, Costa Rica, Guatemala, Colômbia e o Panamá são os país que mais exportam bananas.

Quando posso colher as bananas?

Após cerca de nove meses que se iniciou o cultivo, a banana costuma esta pronta para a colheita. Ela deve ser colhida quando estiver carnuda e ainda verde, quase madura. Essa fruta costuma terminar de amadurecer após ser colhida.

Qual é o pH ideal de solo para cultivar bananas?

O pH ideal de solo para cultivar bananas é entre 5,5 e 6,5.

Posso plantar bananas dentro de casa em vasos?

Sim. Mas você deve escolher uma variedade anã, que cresce com pouco espaço. O replantio deve ser feito a cada três anos, sempre substituindo por um vaso maior.

Como acelerar o amadurecimento das bananas?

Uma forma de acelerar o amadurecimento de bananas verdes é colocá-las em um saco plástico. O gás etileno liberado pela fruta ajudará a acelerar o processo, tornando ela pronta para o consumo.

Veja um vídeo com mais dicas de cultivo:

Confira mais fotos da planta na galeria de imagens abaixo:

flor ornamental
folhas de bananeiras
frutos prontos para colheita
Musa spp
Plantacao de Musa spp
pronto para colheita

Leia também: Como Cultivar Goiabas e Como Plantar Pé de Graviola

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre o cultivo de bananeiras? Deixe uma pergunta que a nossa equipe de jardineiros qualificados vai te auxiliar nessa jornada!

lory aguiar
Atualizado em 12-05-2021 por Lory Aguiar

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Como Plantar Bananeira (Bananas) Passo a Passo (Tutorial). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *