Como Fazer Mini Horta em Apartamento (Passo a Passo)

Morar em apartamento não é motivo para você não ter uma horta doméstica e colher hortaliças do pé. Veja o nosso guia passo a passo!

Publicado em e atualizado em: 27-01-2022 por Lory Aguiar

Por conta da praticidade para o dia a dia, muitas famílias estão optando por morar em apartamentos, já que o espaço é muito mais fácil de limpar, manter organizado e, muitas vezes, fica em localizações melhores na cidade.

cultivo de ervas
Inspiração para apartamentos menores.

Com isso, as pessoas que amam cultivar plantas acham que o sonho de montar a sua hortinha não será possível, afinal, no apartamento não temos um espaço muito grande para alocar vasos e, muito menos, terra para plantar no chão.

No entanto, a boa notícia é que esse pensamento mudou muito e hoje é possível cultivar uma mini horta tranquilamente no seu apartamento!

de parede
Mini horta de parede em vasos de plástico reciclado.

Com a evolução da ideia de ter qualidade de vida dentro dos apartamentos também, existem vários projetos para montar hortas em espaços menores, permitindo cultivar algumas hortaliças e temperos que poderão ser usados no dia a dia da sua rotina, e não demandam muito espaço e muito cuidado.

dicas para cultivar dentro de casa
Inspiração para ambientes pequenos.

Se você quer saber como montar a sua própria mini horta em apartamento e conferir algumas ideias do que plantar, continue a leitura para conferir todas as nossas dicas e começar a preparar a sua!

Benefícios de mini hortas em apartamentos

dicas para cultivo interno
Terrário caseiro.
em apartamento pequeno
Inspiração com prateleiras.

Antes de começarmos a conversar sobre como montar uma horta em um apartamento e o que cultivar nela, veja alguns dos benefícios de investir em uma horta para espaços pequenos, como varandas, sacadas e cômodos de apartamentos!

em vasos reciclados
Mini horta de parede.

O primeiro benefício e um dos mais conhecidos é a melhoria da qualidade de vida, já que a hortinha estimula o consumo de hortaliças e vegetais livres de qualquer agrotóxico e mais saudáveis.

ideias em vasos
Mini horta para cozinha.

Além disso, ter o cultivo em sua horta de alguns dos temperos e hortaliças que você mais utiliza vai te ajudar a economizar um pouco no mercado e na feira!

ideias para espacos pequenos
Mini horta de temperos.
mini horta
Temperos e flores na sacada.

Se você possui crianças em casa, é bem interessante incentivar a participação delas nos cuidados e cultivos na hortinha, ajudando no desenvolvimento da responsabilidade desde cedo e criando momentos bem legais e descontraídos em família, além de mostrar desde cedo a importância do contato com a natureza.

mini horta em apartamento
Mini horta de canto com vasos.
na sacada
Inspiração para apartamentos com sacadas.
no quintal
Mini horta em vasos.

Por fim, outra grande vantagem de se cultivar uma mini horta em apartamento é criar um espaço decorativo, deixando o seu apartamento com mais vida, frescor e acolhedor.

É muito difícil criar mini horta em apartamento?

Algumas pessoas acham que cultivar e manter uma hortinha em apartamento é muito complicado, mas, na verdade, fazer isso é muito mais simples do que você imagina!

para apartamento
Mini horta em potes.
tutorial de mini horta
Inspiração para horta na sacada do apartamento.

O que você precisa para conseguir montar uma mini horta que realmente dê certo é escolher o local correto, escolher os vasinhos e fazer um planejamento para cuidar da hortinha durante a semana.

sala com plantas
Sala com plantas.
mini horta em vasos
Mini horta com vasos de barro.

Passo a passo para montar uma mini horta

Confira algumas dicas de como montar uma mini horta em apartamento:

Encontre um local que bata sol

Falta de Luz do Sol

O primeiro ponto a ser analisado para montar a sua horta de forma correta é buscar pelos locais que batem sol no seu apartamento. É essencial que essa área receba sol por, pelo menos, 4 horas por dia, que é o tempo médio que os vegetais e hortaliças precisam de sol.

Escolha os vasos corretos

cultivo em vaso

Os vasos ideais para montar hortinhas em apartamentos são os que possuem furos e permitem que a água irrigada escorra.

É importante, também, prestar atenção na profundidade dos vasinhos, que devem estar entre 7 e 15 cm, garantindo que você consiga realizar o plantio de praticamente qualquer erva ou vegetal.

Coloque a terra

Como fazer terra vegetal

A qualidade da terra influencia diretamente na qualidade do que você vai colher depois, por isso, é fundamental que você opte por terras boas para plantar as suas hortaliças e ervas.

Prefira pelas terras esponjosas, pois elas permitem que o oxigênio entre e que a umidade seja conservada por mais tempo.

Escolha as sementes e brotos

vagens com sementes

Se você é iniciante e quer ter resultados mais rápidos, então o ideal é optar por brotos. Você pode encontrar brotos de alface, tomate e cebola para começar. Para plantar os brotinhos, você vai precisar tomar muito cuidado para não acabar danificando as raízes.

Abra um buraquinho na terra, coloque o brotinho e, depois, pressione o substrato que vai se alocar ao redor da plantinha com cuidado. Finalize regando com água.

No entanto, nem todos os legumes podem ser encontrados em brotos, como é o caso da cenoura e do nabo, por exemplo. Nesses casos você terá que comprar a semente e o processo será um pouco mais lento.

Água

Como saber quando uma planta precisa de regagem

A quantidade de água e a rega acaba variando de planta para planta, pois algumas não precisam de tanta água, enquanto outras devem ser regadas diariamente.

Leve em consideração o período do ano e a região em que você vive, bem como a temperatura da semana.

Nas hortas em apartamento, é recomendado regar as plantas na parte da manhã ou no finalzinho da tarde, assim a água não vai evaporar com o calor muito forte.

Adubo

adubo de cafe

A adubação na terra também deve ser realizada, já que no caso das hortas em apartamento não há um canteiro com nutrientes no chão de onde as plantinhas possam tirar o seu sustento.

Por isso, sempre que você começar a colher as suas ervas ou legumes, é essencial misturar um bom adubo na terra para que as demais plantas tenham nutrientes suficientes para crescer novamente e se multiplicar.

Leia também: Como Usar Café de Adubo

O que plantar em hortas em apartamento?

TemperosHortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, orégano, tomilho e pimenta.
FrutosTomate cereja, morango e amora.
HortaliçasCouve, alface, espinafre e beterraba.
O que plantar em vasos.

Existem ótimas opções de temperos, frutos e hortaliças para plantar em hortas de apartamento, que são plantas que não demandam tanto espaço e podem ser cultivadas em vasos.

Confira algumas opções!

Temperos

Alecrim

Dentre os temperos que não podem faltar na sua mini horta está a hortelã, a salsinha, cebolinha, alecrim, orégano, tomilho e alguma pimenta que você goste!

Os temperos são as opções mais fáceis de serem cultivadas, já que eles não precisam ser replantados.

Frutos

frutos para cultivar

Invista, também, em algumas opções de frutos, como o tomatinho cereja, morango e amora, todos possíveis de serem cultivados em vasos.

Você vai curtir: Como Fazer uma Horta Comunitária no Bairro

Hortaliças

cultivo de Cenoura na horta

As hortaliças costumam ser plantas maiores e, por isso, demandam de mais sol. E algumas delas precisam ser replantadas após a colheita.

Mas, escolhendo as que você mais gosta e usa no dia a dia, verá que esse processo é bem mais simples do que imagina com o tempo!

Você pode plantar couve, alface, espinafre, beterraba, cenoura, rabanete e várias outras opções de hortaliças.

Veja também: Como Fazer Horta na Cozinha

Você ficou com alguma dúvida sobre como fazer uma mini horta no apartamento? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Fazer Mini Horta em Apartamento (Passo a Passo). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.