Fumagina: O que é? Como matar? Como repelir? Tutorial!

Esse fungo apareceu na sua casa? Não entre em pânico, vamos te ensinar como eliminá-lo!

Publicado em e atualizado em: 15-03-2022 por Lory Aguiar

Você conhece a Fumagina? Com certeza, quem trabalha com jardinagem, seja profissionalmente ou não, já teve esse problema, mesmo sem saber.

como matar fumagina 1

Por isso, no post de hoje, você vai descobrir tudo sobre isso. O que é, como tratar, os remédios necessários e muito mais.

Então, leia até o final esse novo artigo do Meu Verde Jardim, e como eliminar esse problema tão incômodo!

O Que é Fumagina?

A Fumagina é, na realidade, um fungo. Seu nome científico é Capnodium SP, e ele causa uma espécie de camada, formada de massa preta de esporos ao redor das folhas.

fumagina

E essa camada acaba impedindo a fotossíntese, que é fundamental para que a planta se alimente e sobreviva. Isso prejudica demais o metabolismo delas, bem como o desenvolvimento e crescimento.

Outro grande problema que a Fumagina traz, é que ela não se desenvolve apenas em uma espécie ou outra. Ela pode aparecer em toda e qualquer planta. Além disso, as frutas também podem ser afetadas, não só as folhas e flores.

A Fumagina ataca indiretamente a planta, e sua massa negra impede a passagem da luz solar.

fumagina em vegetais

Ela pode ser trazida através de outro grande problema, que são as cochonilhas, os pulgões e as moscas pretas, já que eles, por sua vez, deixam algumas secreções açucaradas por onde passam, pois sugam e se alimentam da seiva da planta.

É realmente um problema muito sério, não é mesmo? Mas calma que ele tem solução! Continue lendo e descubra aqui como eliminar esse problema!

Fumagina em Citros

Conforme já mencionamos anteriormente, a fumagina pode aparecer em diferentes espécies de plantas.

fungo fumagina

E isso inclui as cítricas como, por exemplo, a mexerica (que também pode ser chamada de bergamota, tangerina ou poncã, dependendo da região onde você mora).

Para tratar esse problema, há algumas soluções diferentes. Confira abaixo:

  • Utilizar inseticidas naturais;
  • Aplicar uma solução de leite cru a 30%, pois ele conta com uma grande variedade de microrganismos, que ajudam a combater não só a fumagina, mas também outras doenças, fazendo com que a sua planta fique mais resistente. Ele também modifica a população de espécies que são consideradas benéficas no filoplano (que é onde se encontram as bactérias, os fungos e as leveduras);
  • Outro método muito eficiente é manter a lavoura sempre bem arejada. Para isso, cultive espécies de plantas que podem repelir pragas (citronela, alecrim, alfazema, arruda, manjericão, boldo, etc.);
  • Espalhe algumas armadilhas;
  • Monitorar a população de insetos no local.

Como Eliminar Fumagina?

Confira agora métodos extremamente eficientes para eliminar fumagina das suas plantas:

  • O primeiro passo é eliminar os pulgões, as moscas pretas e as cochonilhas. Para isso, você pode utilizar a seguinte mistura: 10 ml de detergente neutro, um litro de água, 10 ml de óleo vegetal específico para plantas (como o Óleo Vegetal Dimy ou algum outro similar);
  • Assim que estiver com os itens acima em mãos, é só misturar todos eles em um recipiente e, depois, aplicar nas plantas. O ideal é aplicar no fim do dia, depois das 16h;
  • Outra solução que pode ser feita é a que envolve Óleo de Neem. Prepará-la é muito fácil! Você só vai precisar de, apenas, 2 ml de Óleo de Neem de qualidade (como o Concentrado da Agrooceânica) e um litro de água;
  • Agora, é só misturar ambos em um recipiente e pronto! Essa solução, quando é aplicada nas suas plantinhas, cortará a respiração dos insetos, eliminando-os. E o Óleo de Neem ainda possui uma propriedade especial, que repele as pragas, impedindo de voltarem às plantas;
  • Utilizar enxofre para afastar os insetos é outro ótimo método. O ideal é usar um produto à base de enxofre, uma semana depois de ter utilizado as soluções acima para repelir as pragas. Se precisar usá-lo de novo, aguarde mais 30 dias.

Leia também: Como Plantar com Terra Vegetal Passo a Passo

Como Acabar Com a Fumagina Nas Laranjeiras?

fumagina em frutas 1

Para exterminar de uma vez por todas a fumagina na sua plantação de laranjas, utilize a mistura abaixo. É bem fácil e rápido de prepará-la e você vai precisar apenas de:

  • Óleo vegetal;
  • Detergente neutro;

Para fazer a mistura, é necessário diluir a água a 2%. Caso tiver disponível um pulverizador de 20 litros, coloque 400 ml dessa solução em 19,6 litros de água.

Em seguida, é só aplicar a mistura nas plantas do seu pomar de laranja que estão infectados.

Fumagina na Soja

A soja, assim como as laranjeiras, as árvores cítricas e demais plantas, também pode ser infectada pela praga chamada fumagina.

Porém, nesse tipo específico de planta, ela causa um outro sintoma, que é o vírus necrose das vagens. E, ao acontecer isso, os galhos e o tronco da sua plantinha podem acabar morrendo.

Para combater esse malefício, basta utilizar uma das soluções apresentadas mais acima nesse texto. Todas elas se provaram eficientes em diferentes plantações.

Ao identificar o primeiro sinal de fumagina, já use os produtos adequados para que sua planta não venha a sofrer, ou até mesmo morrer por conta dessa praga. Além disso, as misturas se mostraram suficientes para lutar contra vírus fitopatogênicos também.

Inseticidas, Remédios e Venenos

Confira agora receitas fáceis, práticas e naturais, que você mesmo pode preparar em casa, para acabar para sempre com os insetos, pragas e vírus.

Pesticida de Coentro

Os materiais necessários para esse forte pesticida são:

  • Um litro de água;
  • 10 folhas inteiras de coentro.

O modo de preparo é só cozinhar as folhas na água por cerca de 10 minutos. Em seguida, apague o fogo, e coe em um recipiente borrifador. Aí, é só jogar nas plantinhas.

Pesticida de Pimenta

Para essa mistura, você vai precisar de:

  • Uma cebola grande;
  • Uma cabeça inteira de alho;
  • 500 ml de água;
  • Um pedaço de sabão de coco;
  • Pimenta a gosto (pode ser qualquer uma, mas de preferência uma forte).

Para preparar, é só misturar todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta com forte odor.

Então, use o coador e guarde a calda concentrada. Agora, dilua uma parte dessa mistura em dez partes de água, e jogue pela plantinha.

Repelente Para Pulgões e Cochonilhas

Os ingredientes necessários são:

  • Dois litros de álcool;
  • 100 g de pimenta (novamente escolha uma forte);
  • 100 g de alho.

Bata a pimenta e o alho em um liquidificador, coloque-a em uma garrafa escura com o álcool, e deixe curtindo por uma semana inteira. Em seguida, dilua 100 ml dessa solução em 10 litros d’água e pulverize nas plantas.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Fumagina: O que é? Como matar? Como repelir? Tutorial!. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.