Cacto Amendoim: Características, Flor e Plantio

Confira mais informações sobre o Cacto Amendoim e a maneira ideal de cuidar da planta.

Publicado em e atualizado em: 29-05-2022 por Lory Aguiar

O Cacto Amendoim cientificamente se chama Echinopsis chamaecereus, e é uma espécie de cacto encontrada em outro país, mas que combina com o clima tropical do Brasil. Ele resiste muito bem a altas temperaturas, perfeito para quem não deseja ter muito trabalho na hora de cuidar.

Características do Cacto Amendoim

Nome científicoEchinopsis chamaecereus
Nomes popularesCacto Amendoim
FamíliaCactáceos
OrigemArgentina
FloraçãoNovembro a Fevereiro
Tabela da Planta
Cacto Amendoim 1

O Cacto Amendoim se origina no oeste e norte da Argentina, descoberto em 1905, em Tucuman. Sua descrição ocorreu no mesmo ano, e graças às informações é possível conhecê-la por completo.

Este cacto é da família Cactáceos e por ser de pequeno porte, consegue criar diversas espécies de gramados no local em que estiver, independente de ser cultivado por pessoas ou não.

Cacto Amendoim 2

Sua principal característica se dá por florescer entre novembro a fevereiro, que são meses de calor intenso, por se tratar de uma planta tropical. Mas, como se imagina, não resiste a temperaturas muito baixas.

Por ser ideal em altas temperaturas, o Cacto Amendoim é perfeito para ser cultivado no norte e nordeste brasileiro, pois ambas as regiões possuem pouca incidência de frio extremo, diferente do sul e sudeste.

Outro fator curioso para quem deseja cuidar da planta que não seja grande, o Cacto Amendoim é uma ótima opção. Seu tamanho varia entre 5 a 15cm. É pequena? Sim, e por este motivo dá para encaixar em qualquer ambiente possível.

Leia também: Como Plantar Cacto Parafuso e Cuidados com Alamanda

Cacto Amendoim Em Vasos

Se você nunca manejou uma planta antes, mas deseja começar cultivar e é inexperiente, não há com o que ficar preocupado, pois o Cacto Amendoim é prático e simples de ser cuidado, basta ter uma atenção básica de regar de tempos em tempos.

Flor do Cacto Amendoim

As suas flores possuem tonalidade avermelhada, o que a difere de outras espécies da família dos Cactáceos.

Cacto Com Flores

Estes cactos pertencem ao grupo de gimnospermas, capazes de produzirem flores e frutos. Para fazê-las crescer, é necessário que você tome certos cuidados, pois não é sempre que o Cacto Amendoim floresce.

Você sabia que suas flores crescem quando a planta é iluminada? O verão chega com sua luz radiante e propícia para essa planta florescer. Você pode regá-la durante todo este período para mantê-la mais forte.

Cactos Floridos

Quem deseja decorar o lado externo do jardim, terá uma boa oportunidade de completar a decoração com o Cacto Amendoim, porque suas pétalas bem vermelhas são perfeitas para estarem pelos arredores de casa.

Diferente do cultivo das flores de outros cactos, este em especial precisa de apenas uma coisa: luz solar. Você não precisa se desdobrar para saber como fazer florescer as flores da plantinha, pois com o tempo isso correrá sozinho.

Como Fazer Florescer

Leia também: Cacto Ficando Roxo e Cacto Mandacaru

Como Plantar Cacto Amendoim

Qual seria o solo perfeito para plantar o Cacto Amendoim? A planta gosta de um solo arenoso e com minerais, além de ser necessário que o solo tenha sido drenado. Ficou em dúvida sobre este último fator, vamos te explicar:

Como Fazer Florir

Naturalmente, um cacto prefere que o solo seja menos aguado do que as outras plantas, pois consegue sobreviver em um solo bem seco, correto? É o que costumamos observar nos desenhos animados.

Use como exemplo um local árido, com diversos cactos bem esverdeados e fortes. Você não precisa realmente se preocupar em encharcar o solo para o Cacto Amendoim poder crescer sadio.

Cor Vermelha

O indicado é que você compre adubo, areia e pedra britada para cultivar seu cacto em um jarro. Lembre que, para não causar problemas e danos ao Cacto Amendoim, o solo precisa de areia, pois o solo precisa ser similar com o que encontramos em locais áridos: Cerrado e Caatinga.

Isso ocorre porque a planta não exige que se use adubo orgânico, apenas se esta for a sua vontade de fazer as flores crescerem, principalmente se for uma plantinha decorativa para o lado externo de seu lar.

Cuidados Com Cacto Amendoim

Em outros casos, você poderá cultivar a planta com substratos prontos, presentes em casas de jardinagem. Se desejar algo mais caseiro, use um solo bem simples no vaso e misture a terra com bastante areia.

Por este motivo é que consideramos o Cacto Amendoim descomplicado de cuidar. Ele não exige que usemos adubo, pois não requer matéria orgânica para ficar forte e bonito, como outras plantas e flores.

Como Cuidar e Podar

Para cuidar do Cacto Amendoim, você não precisa exagerar na água, tampouco podar por ter crescimento lento. Ele é bem similar às espécies encontradas em locais como Cerrado, Caatinga e Chaparral, logo, a planta sobrevive em temperaturas fortes, ar seco e pouca umidade.

Echinopsis Chamaecereus

Quando os períodos de chuva se iniciarem entre março até meados de outubro, procure manter sua planta no lado interno da casa. O Cacto Amendoim precisa de clima seco e normal para sobreviver.

Por mais que índices altos de chuva sejam problemáticos, você precisa garantir que a planta consiga ser iluminada. Escolha os dias que faz sol durante a manhã, isto garante que ela absorva os nutrientes necessários.

Echinopsis Chamaecereus Em Vaso

Com relação a rega, faça-a somente no estágio de crescimento e durante o verão. Evite umedecer o centro do Cacto Amendoim com muita água e nunca regue a planta se você sentir que o solo permanece úmido. Deixe que seque por conta própria e garanta que esteja seco para poder regar. Isto ajudará a plantar a ficar viva e não estragar.

Não se esqueça que durante o inverno não há necessidade de fazer a rega. Você poderá usar o nebulizador para pulverizar a água e fazer as folhas do Cacto Amendoim absorverem apenas o necessário.

Veja também: Espécies raras de cactos

Como fazer mudas

Normalmente, esta planta se reproduz por intermédio de sementes. Você pode observar que o Cacto Amendoim consegue, inclusive, se reproduzir por estaquia, que é uma maneira utilizada frequentemente por jardineiros.

Flor Branca

Se você desejar que suas mudas sejam feitas por estaquia, inicie os preparativos desde setembro. Este é o período que inicia a primavera e permanece com os cuidados até o outono em março.

Flor Da Echinopsis Chamaecereus

Para as mudas serem feitas, você precisa tirar pedaços ao cortá-los sempre na parte mais estreita da planta, como em sua base ramificada. Isto te ajudará a plantar no vaso novo após terem cicatrizado.

Como fazer florir?

Faça florescer ao deixar o Cacto Amendoim no lado externo de sua casa ou apartamento, de preferência na janela e pendurada. Pode deixá-lo pegar boas quantidades de sol para receber os nutrientes necessários.

Echinopsis Chamaecereus No Quintal

Sabia que se você deixar a sua planta pegar pouco sol ela não cresce? Pode ser que até consiga crescer, mas não se desenvolve da maneira ideal. Neste caso, recomendamos que você a coloque na janela para não precisar trocar de lugar.

O fato de modificar a planta do local em que está, será outro fator que corrobora para que o Cacto Amendoim não cresça da maneira que precisa. Se atente com trocas constantes para outro ambiente.

Flor Amarela 1

Veja também: Como Plantar Cacto Rabo de Gato

Cacto Amendoim Pendente

Você poderá seguir todas as dicas anteriores para colocar o seu cacto Amendoim em um vaso pendente. Isto significa que ficará pendurado no lado externo de sua casa ou apartamento, o que será prático para os cuidados e você poderá transportá-lo facilmente para o lado interno quando for necessário.

Pragas

Teias De Aranha Na Pimenteira

Sabemos que em jardins é comum que algumas espécies de aranhas possam surgir, como a Argiope Aurantia. Ela está sempre ativa justamente entre os meses de dezembro a março, e hiberna até a primavera.

Você precisa tomar cuidado, pois sua proliferação ocorre com facilidade. Ela prefere locais secos do que úmidos, assim como o Cacto Amendoim. A espécie gosta de sol tanto quanto a planta.

Um fato curioso da espécie Aranha-de-Jardim, é as fêmeas serem maiores que os machos. Possuem cerca de 3 centímetros e suas cores são fortes. Os machos são pequenos e não passam de 1cm. Por isso, tome cuidado para que elas não prejudiquem suas plantinhas.

Flores Amarelas
Flores Do Cacto Amendoim
Flores Laranjas
Flor Grande
Flor Laranja
Flor Laranja 0
Flor Pink
Flor Pink 1
Fotos Da Flor 2
Fotos De Cacto Amendoim
Sem Flores
Uma Das Plantas Mais Lindas

Confira: Como Plantar Pingo de Ouro

Você ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.